sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

2 em 1

Apressar a construção do edifício antiga Casa Espanhola
A Câmara de Alcobaça mandou apressar a construção do edifício que vai ocupar o lugar da antiga Casa Espanhola, em Alcobaça, que ruiu devido ao mau estado de conservação.
O vereador das obras particulares, Carlos Bonifácio, que considera urgente uma solução arquitectónica para aquele local, um dos principais acessos ao Mosteiro, garante ter dado todas as autorizações para o arranque da construção do imóvel que prevê vários fogos de habitação e espaços comerciais.

CDU quer saber do projecto da Junta de Freguesia de Alcobaça
A CDU quer saber o que foi feito do projecto da Câmara para a construção de uma nova sede para a Junta de Freguesia de Alcobaça.
A Câmara anunciou a aquisição de uma vivenda na Rua Raposo Magalhães, em Alcobaça, para a instalação de vários serviços, nomeadamente da Junta de Freguesia.
O vereador Rogério Raimundo quer explicações para o alegado abandono do projecto inicial que previa a construção de um edifício de raíz na Quinta da Conceição.
A Junta de Alcobaça, a funcionar na Rua D. Pedro V, tem falta de espaço e aguarda com expectativa a mudança para novas instalações mas a Presidente Manuela Pombo não se pronuncia ainda sobre esta possível solução em estudo
A antiga casa do "Juiz" de Alcobaça faz parte de uma lista de património do Ministério da Justiça a alienar e a Câmara já mostrou interesse no imóvel, situado perto da EB1 de Alcobaça e da Casa Povo, para instalar alguns serviços, embora tenha pensado, como prioridade, a instalação da Junta de Freguesia de Alcobaça.

In Rádio Cister
_______________________________________________________

Quanto à primeira, considero triste o cenário que assistimos em Alcobaça, uma cidade histórica, onde o património habitacional se vai degradando e mesmo ruíndo sem que se vão tomando medidas significativas. É triste este caso, onde só na mesma rua existem dois buracos resultantes de edifícios em ruína e um deles de valor arquitectónico elevado e que deveria ter sido conservado.

Em relação à Junta de Freguesia, também não concordo com a sua instalação numa vivenda. Sou contra a utilização de espaços que não foram concebidos para o efeito e neste caso concreto a utilização de um edifício de características residenciais para uso de uma instituição de serviços. Existem em Alcobaça edifícios criados exclusivamente para albergar empresas e serviços que estão dotados de melhores qualidades.

Sem comentários: