segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Museu Nacional do Vinho Pode Conhecer Desenvolvimentos Em Breve

A Câmara Municipal de Alcobaça anunciou que os Ministérios da Agricultura e da Cultura vão reunir para resolver a questão.
O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, que avançou com a informação, ainda não sabe se vai participar na reunião mas já se congratulou com a sua realização.

O autarca escreveu recentemente ao Governo a pedir esclarecimentos sobre diversas questões relacionadas com o Museu, que deverá ser responsabilidade de outro organismo em breve.
O presidente, Gonçalves Sapinho, quis saber, nomeadamente, se o museu irá manter a designação "Museu Nacional do Vinho" com a sua transferência, se irá ou não ser integrado na Rede Nacional de Museus e se a sua passagem para o Ministério da Cultura irá ou não ser uma realidade.

O Instituto da Vinha e do Vinho e o Ministério da Agricultura deixaram bem claro, durante uma deslocação do Ministro Jaime Silva a Alcobaça, que «não têm vocação» para gerir espaços museológicos.
Entretanto, a CDU já veio exigir a reabertura do Museu enquanto não se define quando e o que fazer ao espaço.

Para Rogério Raimundo, «é importante manter no museu, criado em 1976, os funcionários que, ao longo dos anos, adquiriram um conhecimento sobre o seu vasto espólio, algo que se perderá com o tempo, caso este mantenha as portas fechadas».
O vereador da CDU acha ainda «lamentável que o site do Ministério da Agricultura informe que o Museu do Vinho está aberto ao público, quando tal não é verdade» há vários meses, desde que os funcionários foram colocados no quadro de mobilidade.
In Rádio Cister

Sem comentários: