Penso ser importante realçar as boas iniciativas locais, eis a razão pela qual destaco com nota positiva a iniciativa da empresa Taróca ( decoração&mobiliário) na elaboração do seu catálogo de mobílias.
Bem sei que este é um espaço dedicado à cerâmica, mas este exemplo ilustra bem uma boa campanha de marketing do produto, e poderia facilmente ter sido utilizado para campanhas de divulgação de produtos cerâmicos.
A empresa em questão utilizou o cenário do belo Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça para fotografar os vários módulos de mobiliário. O trabalho resultou num excelente catálogo de mobiliário e numa mostra das várias salas e recantos do Monumento, desempenhando esta dupla função.
Este tipo de estratégia cria dois efeitos espantosos ao nível da opinião pública: a afinidade ao produto ( resultante da própria ligação emocional ao Monumento e à cidade ) e a valorização do artigo ( pelo consequente ambiente elegante que rodeia a campanha fotográfica e confere maior riqueza ao produto. )
Uma terceira função, embora de certa forma indirecta, sendo que não é o principal objectivo de quem recorre à elaboração do catálogo, é a própria divulgação do espaço cultural e do monumento em si, e por consequência, a divulgação da cidade onde este está implantado.
Penso que seria interessante desafiar as empresas locais a adoptar estratégias deste nível e aqui fica uma proposta: porque não criar uma colecção inspirada no género gótico, que caracteriza este monumento? E porque não divulgá-las em simultâneo com esta Maravilha Nacional classificada, este património classificado pela Unesco e conhecido além fronteiras?
A associação do produto cerâmico a uma personalidade, local, ideia, acontecimento, pode ter efeitos verdadeiramente importantes ao nível de marketing, no sucesso da divulgação de empresas e artigos, quer a nível nacional e internacional. É importante que os nossos industriais interiorizem estes novos conceitos e se empenhem em ser verdadeiramente inovadores.
In CeramicaACB
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