terça-feira, 24 de novembro de 2009

Mau Demais Para Ser Verdade

Estacionamento autorizado volta à Praça do Mosteiro
A Câmara Municipal de Alcobaça decidiu abrir a parte sul da Praça 25 de Abril, junto ao Mosteiro de Santa Maria, ao estacionamento de veículos ligeiros.

Esta medida, que contraria o espirito da requalificação urbana da envolvente ao Mosteiro, dá resposta aos sucessivos pedidos dos comerciantes do Rossio. O executivo camarário admite mesmo vir a colocar parquímetros no local.

O presidente da Câmara, Paulo Inácio, justifica a medida com a necessidade de apoiar o tecido empresarial do centro histórico.

«No actual cenário económico que a sociedade e os comerciantes atravessam, é positivo permitir que os clientes do Rossio possam estacionar mais perto das lojas e serviços», afirmou.

Por outro lado, adianta, com a chegada do Inverno, é também uma medida «útil às pessoas não terem de caminhar centenas de metros para chegar a um estabelecimento comercial» na zona nobre da cidade.

Sobre o facto da zona envolvente ao Mosteiro de Alcobaça ter sido requalificada com o objectivo de retirar o trânsito e estacionamento da Praça 25 de Abril, da frente do Mosteiro, o autarca afirma que esta medida, «ainda em fase de teste, não desvirtua esse conceito, por se tratar apenas de estacionamento e não de retirar os actuais condicionamentos para o atravessamento do Rossio, por parte dos veículos motorizados que não tenham autorização para o efeito».

In Rádio Cister

- -
Confesso que quando li a notícia nem queria acreditar. Então gastam-se milhões na requalificação de uma praça com o grande objectivo de devolver o espaço às pessoas e mais tarde volta-se a poluír com carros?! É o espírito da requalificação a ser completamente desfeito por uma infeliz medida que volta a prejudicar a bonita imagem da nossa principal praça.

Mais uma da nossa política pequenina e retrógrada...

Politicamente incorrecto! Esteticamente errado! Socialmente prejudicial! Naturalmente infeliz!!!

6 comentários:

José Alberto Vasco disse...

Autorizou é uma maneira de dizer. Os veículos começaram a aparecer lá estacionados antes de qualquer autorização. Parece-me haver aqui alguma falta de autoridade... E já agora, uma questão: existem alguns dados que provem que os proprietários dos veículos (ou pelo menos a sua maioria) que ali estacionam o fazem para ir às compras no centro histórico de Alcobaça? E o que virá a seguir: a entrega da gestão do Cine-Teatro de Alcobaça aos índios?

Keytas disse...

Posso discordar ?
Podem existir pessoas que concordem com carros estacionados e trânsito por ali ?
As pessoas ainda podem pensar e exprimir o seu pensamento ?

Alcobacense disse...

Claro que sim, Keytas. Por isso que existe esta caixa de comentários.
Eu tb exprimi a minha opinião e muito sinceramente não vejo razões para que não seja válida. Mas lá está... É apenas a minha opinião...
Muito obrigado.

José Alberto Vasco disse...

Ó Keytas, numa sociedade supostamente livre todos temos direito a exprimir a nossa opinião, não achas? E a divergência é, apenas, muito saudável! Já bastaram os tempos em que disso éramos politicamente impedidos...

Lúcia Duarte disse...

E eu também discordo
Já alguém se lembrou que quem dificuldades de movimentação também tem direito a usufruir do Rossio? Imaginem-se de muletas e a estacionar naquele parque que foi facultado. Imaginem descer e voltar a subir a rampa, ou ter de andar com as muletas desde o estacionamento para deficientes até um dos cafés do Rossio. Depois imaginem que olham para um bilissimo pote (mas grande) com pinturas tipicas de Alcobaça. Irão conseguir levá-lo até ao carro?
Lembrem-se que não têm saúde toda a vida e que, os que, infelizmente, já não a têm, também devem ter o direito a tomar um café e falar com os amigos na praça do Rossio.
Já basta não termos a meio caminho um único banco para podermos recuperar as forças para prosseguir. A Estética? Isso é apenas a vossa interpretação. Há quem não goste desse tipo de estética que, convenhamos, nada tem a ver com o espirito da época em que o mosteiro foi edificado nem com os materiais existentes na nossa zona

Alcobacense disse...

Lucia,
Quem anda de muletas não conduz... E nunca vai conseguir transportar um pote grande esteja o carro onde estiver...