sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Oeste Nada de Novo...

PROT Oeste e Vale do Tejo Entrou Em Vigor Com Críticas Dos Autarcas
O Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT) entrou em vigor, com críticas dos autarcas às limitações impostas à construção fora das áreas urbanas. O documento define que a construção fora das áreas urbanas vai ser restringida e só será possível em terrenos com pelo menos uma área de quatro hectares, estabelecendo pela primeira vez uma norma transversal aos 33 concelhos abrangidos pelo plano.

Vários autarcas do Oeste e Vale do Tejo consideram que o PROT-OVT vem trazer problemas de construção por proibir a edificações fora das zonas urbanas quando se trata de construir uma habitação mas também empreendimentos turísticos.

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste e da Câmara de Arruda dos Vinhos foi um dos que reagiu.

"Não estou de acordo com o PROT porque a construção em espaços agrícolas passou para quatro hectares, o que é matar a possibilidade de quem tem um terreno e quer construir casa", disse à Lusa Carlos Lourenço (PSD), acrescentando que as normas do PROT vêm penalizar sobretudo "as famílias que têm menos posses".

O PROT-OVT apresenta uma visão de desenvolvimento para a região Oeste e Vale do Tejo ancorada numa forte sinergia de acção com a Área Metropolitana de Lisboa.

O PROT-OVT tem como área de intervenção as sub-regiões do Oeste, Lezíria do Tejo e Médio Tejo que, em conjunto, acolhem mais de 800 mil habitantes distribuídos por 8792 quilómetros quadrados e 33 municípios dos distritos de Leiria, Santarém e Lisboa.

In Rádio Cister

- -
O Plano Regional de Ordenamento do Território do Oeste e Vale do Tejo (PROT-OVT) entrou em vigor, com críticas dos autarcas às limitações impostas à construção fora das áreas urbanas. Críticas vindas de quem tem responsabilidades directas no caos urbanistico que se vive no Oeste e na total ausência de estratégio no nosso ordenamento territorial.

"Vários autarcas do Oeste e Vale do Tejo consideram que o PROT-OVT vem trazer problemas de construção por proibir a edificações fora das zonas urbanas." _ Mãs não é assim que deveria de ser?!

"Não estou de acordo com o PROT porque a construção em espaços agrícolas passou para quatro hectares, o que é matar a possibilidade de quem tem um terreno e quer construir casa" _ Se é espaço agricola, NÃO É PARA SE CONSTRUÍR UMA CASA!

Depois queixam-se que o Oeste está a ficar para trás... Não é viável a agricultura porque os terrenos também deixaram de ser viáveis para esse fim ao estarem ocupados. E não se safam também como zonas urbanas dado o caos que implementaram ao longo dos últimos anos. A Oeste nada de novo!

Sem comentários: