segunda-feira, 19 de julho de 2010

Governo Abre Concurso Para Hotel no Mosteiro Até ao Final de 2010

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico deverá abrir concurso público para a instalação de uma unidade hoteleira de luxo no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça até ao final deste ano.

Segundo Paulo Inácio, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, «vai abrir até ao final do ano um concurso de concessão de um claustro do Mosteiro de Santa Maria para construção de um hotel privado de 5 estrelas».

O assunto estará a ser estudado com a Secretaria de Estado da Cultura.

O presidente do executivo camarário de Alcobaça tem vindo a defender, nas reuniões com a tutela sobre este assunto, que o Jardim do Obelisco, pertencente ao local de concessão, deverá permanecer como espaço público e de domínio privado.

«É um ponto de honra que o jardim fique aberto ao público, devido a todo o seu esplendor», afirmou.

Paulo Inácio adianta que «há já algumas cadeias hoteleiras interessadas nesta concessão», o que aliás já acontecia durante o mandato de Rui Rasquilho na Direcção do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.

As dificuldades económicas a nível mundial e o tsunami de 2004 no Pacífico, com os avultados prejuízos que causou em centenas de cadeias de hotéis, levou a que alguns dos interessados se tivessem afastado do investimento em Alcobaça, segundo explicações dadas, na altura, pelo então responsável pela administração do património classificado.
In Rádio Cister

Sem comentários: