segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Regresso das Oito Famílias de Etnia Cigana ao Bairro da Bela Vista Está a Ser um “Processo Difícil”

É o próprio presidente da Câmara Municipal da Nazaré(Alcobaça, gaffe de quem escreveu a notícia no site), Paulo Inácio, que o admite.

O autarca admite que «esta é uma situação difícil mas que tudo está a ser tratado em conjunto com o Governador Civil de Leiria e com as forças de segurança da PSP».

Em causa estão oito famílias de etnia cigana, que tinham sido realojadas no novo bairro social, mas que abandonaram os prédios do Bairro Social depois de um deles ter sido esfaqueado com gravidade, alegadamente por outra família de ciganos do mesmo bairro.

Os que fugiram, com «medo de represálias» encontram-se a viver numa tenda improvisada, na Cova da Onça, propriedade da Câmara Municipal de Alcobaça.

O Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça que foram «problemas internos da comunidade» a ditar a saída destas famílias do bairro.

O grupo foi chamado à reunião de câmara da passada segunda-feira, 12 de Julho, para ouvirem a autarquia pedir-lhes que regressassem às suas casas, no bairro social, uma vez que o acampamento da Cova da Onça, onde vivem actualmente, vai ter de deixar de existir devido ao Centro Escolar, que ali passará a funcionar.

A matriarca da família esteve na reunião mas voltou a dar conta do «clima de medo e intranquilidade» que se vive no bairro e pediu um «alojamento temporário», dado que estão em causa também crianças, a viver em más condições, e que já deixaram de ir à escola.

In Rádio Cister

- -
Algo que pelos vistos toda a gente sabia mas só a C.M.A. não quis ver. Agora era pedir responsabilidades a quem lidou com o processo de realojamento e obrigar a pagar os apartamentos devolutos...

Depois há outra questão... Em circunstâncias normais, num caso destes, a pessoa que esfaqueou era presa e a segurança voltava ao bairro. Assim fecham-se os olhos, fazem tudo quanto querem e os contribuíntes vão pagando casas para ficarem vazias...

Quando era pequenino, sempre me ensinaram que os periquitos faziam o ninho numa caixinha com um buraquinho, os canários tinham um ninho aberto, os coelhos viviam nas tocas, os peixes na água, os ursos nas grutas... Sempre foi para mim evidente que não se podem pôr periquitos na água, peixes no ninho e ursos nas tocas...

Sem comentários: