quarta-feira, 3 de março de 2004

Encerramento de Escolas

O Ministério da Educação, com vista à redução de custos e optimização de recursos pretende encerrar algumas escolas até ao ano 2007. O concelho de Alcobaça foi contemplado com nada mais, nada menos que 13 escolas básicas do 1º Ciclo, todas elas frequentadas por menos de 10 alunos. São elas Vale do Paraíso, Carrascal, Ribeira Marete, Vale de Maceira, Junqueira, Chamiço, Louções, Casal do Abegão, Valado de Stª Quitéria, Apeadeiro, Gaio, Moita do Poço e Fonte Santa.
Não temos necessáriamente de apontar o dedo a ninguém. A culpa é de todos nós, da nossa cultura e do nosso sistema. Por um lado, está o nosso péssimo ordenamento urbano, herdado dos nossos antepassados e que preenche todo o território com minúsculas aldeias de população muito reduzida. Por outro, o nosso cada vez menor número de descendentes. A média de filhos por casal em Portugal é bastante baixa, situando-se nos 1.5, o que não é sequer suficiente para garantir a continuidade.
É tempo de reflectir em tudo isto, de sensibilizar todos os responsáveis para uma situação que se torna cada vez mais grave, incluindo nós próprios.

Sem comentários: