sexta-feira, 19 de março de 2004

Área urbana e suburbana

Após a discussão acesa em relação às áreas metropolitanas da região centro é tempo de baixarmos à terra e discutir um assunto de bastante importância para Alcobaça.
Falo da definição da área urbana de Alcobaça. Como todos sabemos a nossa pequena cidade é na realidade ainda mais pequena que o que parece. A freguesia de Alcobaça é a mais pequena do concelho e não alberga todo o núcleo urbano da cidade. Mesmo em termos de estatísticas a população de Alcobaça é bastante reduzida.
Para combater este problema e dada a impossibilidade em alargar o perímetro da freguesia será necessário definir uma área urbana que conterá toda a cidade de Alcobaça. Penso que este assunto já foi falado por elementos da CMA mas o que é certo é que nada tem sido feito neste sentido.
Com esta nova definição, Alcobaça será uma cidade bastante maior, com uma população bastante mais elevada e com um poder reivindicativo bastante mais forte.
Pelo meu ponto de vista deveríamos incluir na área urbana da cidade os lugares de Ganilhos, Bairro da Quinta Nova, Chaqueda, Capuchos, Casal da Ortiga, Casal do Pereiro, Mendalvo, Vestiaria, Fervença, Bemposta e Boavista. Todos estes lugares estão 'colados' à cidade e foram assumidos desde sempre como seu dormitório. Passariam desta forma a ser definidos como bairros residenciais.
As vantagens deste processo para as populações seriam ao nível de transportes, que deveriam ser reforçados com a criação de uma rede de transportes urbanos, melhorias nas comunicações e multimedia(extensão da rede de televisão por cabo) e significativas melhorias sociais.
Futuramente também se poderia criar a área suburbana englobando desta forma as localidades de Aljubarrota, Évora de Alcobaça, Valbom e Maiorga.

Sem comentários: