sábado, 8 de julho de 2006

“Armazém das Artes – Fundação Cultural” louvado pela Assembleia Municipal

Foi aprovada por unanimidade, na última Assembleia Municipal de Alcobaça, a adesão do município ao projecto "Armazém das Artes", uma fundação cultural que tem como objectivos principais constituir um pólo dinamizador da vida cultural e artística da região e mesmo do país, tendo como referência a divulgação da cultura.

Este projecto, como denotou Basílio Martins, deputado pela CDU, "é uma iniciativa exemplar e credora e que merece o nosso interesse e o nosso aplauso, como membros da Assembleia Municipal".

"Armazém das Artes - Fundação Cultural", sem fundos lucrativos, e que tem como instituição fundadora a Câmara Municipal de Alcobaça é uma ideia de José Aurélio, e que terá sede na rua Eng. Duarte Pacheco, número 38, em Alcobaça.

José Aurélio explica que este projecto tem o intuito de "promover e realizar actividades culturais, como exposições e conferências, editar publicações, comemorar factos, tendo sempre em vista a promoção e divulgação da importância cultural da região de Alcobaça e dos seus artistas". A fundação pretende também "cooperar com as autarquias locais e instituições oficiais ou particulares de ensino de cultura e de museologia".

Criar condições para a divulgação do ensino artístico, promovendo cursos de iniciação aos diversos ramos das actividades artísticas e conceder prémios sobre temas de artes, bem como bolsas de viagens de estudo são mais dois pontos que se pretendem desenvolver com este projecto.

O fundador, José Aurélio, com este projecto irá doar à Fundação o espaço para o funcionamento da Fundação, e os direitos de autor de várias obras pertencentes ao fundador que integram o património da Fundação, como é o caso de desenhos de António Quadros e Malangatana.

Com mandatos de três anos, o primeiro presidente de "Armazém das Artes - Fundação Cultural" é o mentor do projecto, José Aurélio, que terá voto de qualidade no conselho de administração. Os elementos dos órgãos da Fundação foram escolhidos de um grupo de fundadores inicias, como é o caso de Cristina Rodrigues, João Bonifácio Serra, Jorge Pereira de Sampaio, José Afonso Furtado, José Manuel Monteiro, Manuel Freire, Mário Gonçalves, Manuel Morais, Olga Prats, Rogério Raimundo, Rui Rasquilho, Rui Vieira Nery, Telmo Faria e Vasco Graça Moura, um grupo do qual fazem parte ainda a Câmara Municipal de Alcobaça, a "A Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea", a "Casa Fernando Pessoa", a "Casa Museu João Soares", a "Fundação Calouste Gulbenkian", a "Fundação Júlio Resende", a "Fundação Mário Botas", a "Fundação Mário Soares", a "S.A. Marionetas", a "Sociedade Nacional de Belas Artes" e a Universidade de Coimbra.
In Oeste Online

Sem comentários: