sábado, 8 de julho de 2006

Bruxelas destina 3 ME a Portugal para promoção produtos agrícolas

A Comissão Europeia aprovou hoje o co-financiamento de 31 programas, de 19 Estados-membros, com vista à promoção de produtos agrícolas na União Europeia, incluindo dois programas de Portugal, aos quais serão destinados 3 milhões de euros.
Os dois programas portugueses seleccionados, ambos com uma duração de três anos, foram propostos pela Associação dos Produtores da Maçã de Alcobaça (APMA), na categoria de produtos agrícolas de qualidade, e Federação Nacional das Cooperativas de Leite e Lacticínios (FENALAC), nos produtos lacticínios.
Todos os programas aprovados terão da União Europeia um co- financiamento de 50 por cento, pelo que aquele proposto pela APMA, orçado em 996.145 euros, terá um apoio de 498.072 euros, e o programa da FENALAC, de 5,064 milhões de euros, será co-financiado com 2,532 milhões de euros.
No total, haviam sido apresentados 79 projectos de programas por 23 Estados-membros, e os 31 aprovados por Bruxelas têm um orçamento geral de 55,3 milhões de euros, pelo que o co-financiamento global atingirá os 27,6 milhões de euros.
"Num mercado mundial cada vez mais aberto, devemos redobrar os esforços para sensibilizar os consumidores para os méritos dos nossos produtos agrícolas", de "uma qualidade e diversidade incomparáveis", justificou hoje a comissária europeia responsável pela Agricultura, Mariann Fischer Boel.
In Região de Leiria

Sem comentários: