domingo, 6 de setembro de 2009

Ciclo de Cinema Dedicado ao FADO Arranca a 22 de Setembro | Cine-Teatro de Alcobaça

Depois do ciclo de cinema: 'Amália - A Diva do Fado', o Cine-Teatro de Alcobaça recebe quatro filmes dedicados ao Fado, património central da matriz identitária portuguesa, no âmbito da sua candidatura a Património Mundial. Ciclos pensados inicialmente para o público sénior, mas estão também abertos a toda a população em geral.

O programa arranca já no dia 22 de Setembro com o filme "Fado Capital", realizado por Lourenço Henriques em 2003, onde o Fado é apresentado como uma linguagem artística profundamente ligada a Portugal [...]. Este filme [...] é uma viagem através das ruas de Lisboa e dos meandros do Fado, destinada não só a aqueles que já descobriram neste estilo musical uma paixão inquietante, mas também a todos os que desejam encontrar na canção lisboeta, capital espiritual de toda a arte portuguesa, um amor para toda a vida.

O Outono traz, no dia 6 de Outubro, o filme "Carlos do Carmo: O Fado de uma Vida", realizado por Rui Pinto de Almeida. Uma homenagem a Carlos do Carmo que faz com que no Fado, a mesma melodia, a mesma poesia, nasça sempre diferente, de cada vez que a guitarra e a viola rompem o silêncio com os primeiros acordes.

Em Novembro, 3, Simon Broughton apresenta "Mariza and the Story of Fado", um documentário de 60 minutos que cruza a história de Mariza com o Fado. O filme inclui belíssimos excertos de concertos da fadista, apresentações intimistas em Casas de Fado, um século de gravações de arquivo e a gloriosa cidade de Lisboa onde a música floresce.

Em época de festejos natalícios, a Autarquia agendou para 15 de Dezembro "Fado", de Carlos Saura que, usando Lisboa como cenário, explora as relações profundas entre a música, a cidade e a evolução do Fado ao longo da sua história, desde as suas origens africanas e brasileiras até aos Fadistas modernos. O documentário junta fadistas e bailarinos de renome, oriundos de Portugal, Brasil, México e Cabo-Verde. Do alinhamento principal constam interpretações contemporâneas de Fados clássicos, na voz de Mariza, Carlos do Carmo e Amália Rodrigues, aqui recordada em imagens de arquivo, Chico Buarque, Lura, entre outros.

Horário: 14h30 | Bilhete: 1€ [s/descontos]
www.alcobaca.pt

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: