domingo, 6 de setembro de 2009

H.C.T. Em Destaque!

O sucesso no 'marketing': dos 'grandes' ao hóquei de Turquel

Sabia que o Hóquei Clube de Turquel é um fenómeno de sucesso no marketing desportivo? A colectividade do concelho de Alcobaça é um caso bem sucedido na arte de captação de adeptos e um dos emblemas em foco no livro Casos de Sucesso em Marketing Desportivo.

A obra, coordenada por Pedro Dionísio, professor de Marketing no ISCTE Bussiness School, tem hoje o pré-lançamento, em exclusivo, com o DN. O livro estuda 12 casos de sucesso na área. "Não são os 12 melhores ou os 12 primeiros, mas são muito bons exemplos", explicou, ao DN, Pedro Dionísio. Se Benfica (pela captação de sócios), Sporting (pelo eclectismo) e FC Porto (pelo uso da marca Dragão) são casos de sucesso já expectável, Pedro Dionísio contrapõe aos "três grandes" com o "curioso exemplo" do Turquel.

Numa pequena vila do concelho de Alcobaça, distrito de Leiria, mora um clube da II divisão de hóquei em patins que tem uma mentalidade especial. A ponto de levar ao pavilhão "1400 pessoas, mais do que a maioria dos jogos de futebol da União de Leiria", diz Pedro Díonísio. Mas no que consiste a estratégia de captação de adeptos do clube? Acima de tudo, na forte comunicação com os fãs: "No livro, surge uma foto da equipa sénior a agradecer aos adeptos, com a faixa 'Obrigados a todos... são grandes!' e o capitão de equipa até costuma mandar sms a pedir que compareçam aos jogos", conta Pedro Dionísio. Fruto de tudo isso, uma vila com cerca de 8000 habitantes dá 1460 sócios ao clube.

Tal como o Turquel, os outros 11 casos de sucesso são apresentados no livro através de exemplos práticos. Inicialmente trabalhados para um mestrado dirigido por Pedro Dionísio, e depois "harmonizados" pelo professor, os trabalhos incluem ainda prefácios de 12 entidades ligadas, de alguma forma, às organizações citadas. É aí que surgem declarações dos presidentes do FC Porto (Pinto da Costa), Benfica (Luís Filipe Vieira) e Sporting (Soares Franco, à data da realização do trabalho), a falar das sua experiência de marketing desportivo. Tudo para provar, "mostrando os melhores exemplos", que Portugal não está assim tão longe do que se faz lá fora, conclui o responsável pelo livro.

In Diário de Notícias

Sem comentários: