domingo, 6 de setembro de 2009

“Mundo da Maça” Tenta Conquistar Novas Cidades

A Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça (APMA) realiza, durante este fim-de-semana, em conjunto com a Câmara Municipal de Leiria e o Turismo Leiria-Fátima, o evento "Mundo da Maçã", por vários pontos da cidade de Leiria.

Informar e incentivar ao consumo do fruto e promover a adopção de um estilo de vida saudável, são os objectivos deste evento que começou por se realizar em Alcobaça mas que, este ano, se muda para a “capital” do distrito.

Gonçalves Sapinho, Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, já desejou «sinceras felicidades à associação alcobacense», garantindo «não estar ressentido com a mudança do ‘Mundo da Maçã’ para Leiria».

Por seu lado, Jorge Soares, Presidente da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, garante que o «objectivo é manter a realização do evento ‘Mundo da Maçã’ em Alcobaça levando-o, contudo, mais vezes para fora». Segundo este dirigente, a «mudança de cidade para a realização da edição deste ano não está ligada a qualquer razão política mas sim a protocolos efectuados com as escolas do concelho de Leiria» bem como à necessidade de contacto com públicos menos familiarizados com o produto.

«É um teste e se correr bem vamos repetir a experiência noutras cidades, caso contrário voltaremos à base. O objectivo é fazer o evento um ano em Alcobaça e outro fora, mas pretendemos fazer todos os anos a ‘Semana da Maçã’ em Alcobaça», afiançou.

Leiria foi um dos concelhos do distrito que fizeram um protocolo com a Associação que está empenhada em promover o consumo da maçã produzida nesta região demarcada associadas à mensagem de uma alimentação saudável.

«Testar o ‘Mundo da Maça’ em grandes centros urbanos e estar próximo do consumidor que, devido à crise, está a optar, cada vez mais, pelas maças de baixa qualidade» são outros dos objectivos desta iniciativa onde a Associação pretende passar a mensagem que produz um «produto de boa qualidade e com benefícios comprovados cientificamente para a saúde».

Depois de comunicar aos consumidores a qualidade intrínseca do fruto, criado em produção integrada (sem químicos) e os benefícios do seu consumo para a saúde, a APMA quer convencer os potenciais clientes da necessidade de proteger a economia rural.

A crise e o recurso à importação de fruta de países longínquos está a destruir postos de trabalho na agricultura nacional. Segundo contas da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça, «por cada 20 toneladas de maçã importadas (um camião), são destruídos 230 dias de trabalho no nosso país».

In Rádio Cister

Sem comentários: