terça-feira, 8 de junho de 2004

A mobilidade em ...

Rio Maior

A Câmara Municipal de Rio Maior e a Direcção Geral de Transportes Terrestres assinaram um acordo de colaboração técnica e financeira tendo em vista a execução de estudos para melhorar a mobilidade da cidade de Rio Maior e região envolvente, através da optimização da respectiva rede de transportes, visando a implementação de um sistema integrado de transportes urbanos e sub-urbanos.
O Acordo enquadra-se na política de apoio ao desenvolvimento de sistemas de transportes em cidades de pequena e média dimensão, com o objectivo de melhorar a qualidade de vida urbana, com o objectivo de diminuir o uso do transporte individual, com a consequente redução dos congestionamentos e dos índices de poluição.
Esses estudos a efectuar devem permitir o diagnóstico dos principais problemas de mobilidade existentes e propor medidas de intervenção, com a indicação das prioridades e entidades a mobilizar.
A primeira fase do trabalho visará a criação de circuitos de transportes públicos urbanos/centro histórico, bem como a proposição de medidas de ordenamento dos espaços públicos e da circulação e estacionamento, favorecendo um uso racional dos transportes públicos e modos sustentáveis de transporte.
A segunda fase avaliará os circuitos sub-urbanos, locais e sub-regionais existentes, o seu eventual ajustamento face às necessidades de mobilidade e a articulação com o(s) novo(s) circuito(s) urbano(s).
O valor destes estudos está estimado em 80.000 euros, havendo a comparticipação por parte da DGTT de 90% do seu custo total, ou seja de 72.000 euros.

In Oeste Diário

E Alcobaça?

Não poderia Alcobaça candidatar-se a um programa do género dados os já conhecidos problemas de trânsito e estacionamento na cidade? _ Relembro que a comparticipação por parte da DGTT é de 90%. Um incentivo a ter em conta.
Aqui fica mais uma sugestão...

Sem comentários: