quinta-feira, 3 de junho de 2004

S.A. Marionetas apresenta

Espectáculo "Capitão Caracol e o Tesouro Perdido" na BMA
dias 7 e 14 de Junho às 10.00h e ás 14h00h

Uma viagem por mares nunca antes navegados, sob o comando de um destemido Capitão. A sua tripulação vai partir em direcção à "ilha do Zarolho", onde se julga estar escondido um dos maiores tesouros do mundo...
Uma missão: descobrir um tesouro escondido na Biblioteca a partir de um mapa. Mapa esse que irá levar as crianças a visitar salas da biblioteca, onde, a pretexto da busca do tesouro, lhes é explicada a função de cada sala.

(espectáculo sujeito a marcação prévia na biblioteca)

FICHA ARTÍSTICA:
Original de: José Gil / Jaime Leão / Sofia Vinagre
Encenação, Cenografia e Marionetas: José Gil
Manipulação: José Gil / Sofia Vinagre
Texto: Jaime Leão
Secretariado: Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Espectáculo "Teatro D.Roberto"
BMA dia 9 de Junho às 15.30h
Sociedade Filarmónica Mons. José Cacella em Vestiaria dia 9 de Junho às 15.30h

Originário da tradição europeia de marionetas de luva, que se julga ter tido a sua génese na Polichinelo da Comédia Dell'Arte Italiana do séc. XVI, o Teatro de Robertos Português mantém as características próprias desta forma de teatro tradicional. Tendo aparecido em Portugal no séc. XVIII, manteve-se quase inalterado até meados do séc. XX, altura em que entrou em decadência, muito por força da concorrência com formas mais contemporâneas de entretenimento popular. A S.A.Marionetas, tendo tido o privilégio do contacto directo com o Mestre António Dias, um dos últimos fantocheiros populares portugueses, recriou, a partir do seu testemunho, duas peças (O Barbeiro e a Tourada), que compõem o repertório deste espectáculo de rua. Pretende-se não deixar desaparecer o teatro de Robertos, enquanto herança cultural portuguesa.

FICHA ARTÍSTICA:
Bonecreiro: José Gil
Bonecos: Paulo Jorge e José Gil
Guarda-roupa: Maria Luísa
Fotografia: J. Pesqueira
Secretariado: Sofia Vinagre
Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos

Sem comentários: