quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Cine-Teatro - Agenda

Dias 21 e 22
sexta e sábado | 21h30

Pequeno auditório

Teatro BURLESCO
de Karl Valentin, Eduardo de Fillipo e Sean O’Casey
pelo Teatro da Rainha

"Não se terão conhecido certamente. Valentin, alemão e De Filippo, italiano. Poetas do povo. Não no sentido realista socialista, do povo idealizado, com os bícepes erguendo horizontes míticos de esperança sempre adiada, mas do outro povo, o que se divide, que é profundamente imperfeito, maledicente, feio (porco e mau) e que apesar de tudo é também profundamente generoso, terno até. Qualquer deles retira do universo popular, do génio popular, as suas criaturas, ambientes e formas.

Entre a dor e o riso, eis onde se situa o húmus da escrita destes autores, a partir do qual evoluem, para se situarem claramente no riso. O riso sacode o corpo, as maleitas, a tristeza, retira-nos peso, contraria a gravidade, é a arte mais próxima do voo.

Burlesco encadeia duas histórias. Conta portanto duas situações diferentes. A primeira retracta os humores desavindos de um casal convencional a propósito de uma ida ao teatro. Transportado para o universo de um cómico non sense é o casamento, a instituição matrimonial que sai de rastos. Na segunda, um outro casal, exibe as regras da sua sobrevivência artística, ele mágico e ela, a sua partenaire, grávida de muitos meses.

Um espectáculo para todas as idades, dos oito aos oitenta... sobretudo para aqueles que acreditam nas virtudes libertárias e didácticas do riso."

Tradução> Isabel Lopes | Encenação> Fernando Mora Ramos | Cenografia> José Carlos Faria | Iluminação> António Plácido
Interpretação > Victor Santos, Isabel Lopes, Rui Damasceno, Fernando Mora Ramos
Operação de luz/som > Rui Antunes, António Anunciação


Tempo de duração: 1h15m | Intervalo de 15m entre as duas peças

Cine-Teatro Municipal de Alcobaça
Morada: Rua Afonso de Albuquerque, 2460-061 Alcobaça
Telefone 262 580 890 | FAX 262 580 891
E-mail: cine.teatro@cm-alcobaca.pt

Sem comentários: