domingo, 16 de janeiro de 2005

Sobre o nosso Carnaval

Está para chegar uma das épocas festivas mais importantes para a cidade de Alcobaça. Falo do evento que move o maior número de pessoas e que alegra durante 5 noites as ruas da cidade. É o nosso Carnaval, a nossa festa e a nossa grande diversão.
Mas o Carnaval de Alcobaça está doente. Muitos não reparam, mas está mesmo doente e infelizmente ninguém procura a cura, o que a médio prazo poderá trazer a sua morte.
E porquê? Porque é que digo isto?

Há não muitos anos atrás, o Carnaval era uma festa para toda a família. Víamos famílias inteiras a divertirem-se e a conviverem num ambiente único e muito, muito alegre. A Discoteca Sunset estava repleta de inúmeras famílias Alcobacenses que a tornaram num ponto de encontro e de convívio ímpar nestas noites.Muita folia, muita alegria, diversão e bem-estar. As pessoas empenhavam-se nos disfarces e existia até um muito famoso concurso de máscaras, com vários temas, um para cada noite.
No final das 5 noites, ninguém queria que este período mágico terminasse e para felicidade de todos ainda havia uma festa especial conhecida pela finalíssima, a final do concurso de máscaras. Todos viviam para o Carnaval, e o resto do ano era levado com o pensamento sempre nesta festa. Muito pretígio foi conseguido, mesmo a nível nacional.
Mas tudo mudou. O Carnaval ainda é uma grande festa embora inserida numa realidade que já não é a melhor. A festa da família perdeu-se e são já raros os adultos que se vêm envolvidos. Os ambientes degradaram-se e já não se vêem as festas de alegria a que estávamos habituados. Mesmo o número de pessoas mascaradas está a reduzir drasticamente. As festas na Sunset estão pobres e mais parecem as antigas festas escolares.
E de quem é a culpa? _ Não consigo arranjar culpados, embora me aborreça que alguns estabelecimentos nocturnos tenham o pensamento apenas no lucro fácil. Alguma falta de empenhamento, talvez.
Mas a solução terá de ser encontrada a nível global. Seria bom que todos os estabelecimentos se juntassem e lutassem com um objectivo único, proveitoso para todos. Veja-se o caso dos proprietários da Discoteca Sunset, que mesmo com todos os problemas que enfrentaram conseguiram estar sempre de portas abertas para a festa, e sozinhos não têm conseguido.
Penso que é necessário pensar neste assunto, sob pena de perdermos uma das nossas grandes festas e ficarmos todos a perder. Todos são responsáveis e só todos poderão encontrar uma solução para que o nosso Carnaval volte a ser um grande evento festivo de todos e para todos. Porque o Carnaval de Alcobaça é mesmo o melhor do mundo...

Sem comentários: