quarta-feira, 19 de janeiro de 2005

Universidade? Eu não pedi!

Daniel Adrião, Presidente da Concelhia do PS e Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Alcobaça, publicou no Jornal Online Tinta Fresca um artigo de opinião relativo à instalação de um estabelecimento de Ensino Superior em Alcobaça. Gostaria de deixar aqui alguns comentários, com o devido respeito, a alguns pontos de vista que me parecem menos correctos.
É certo que as cidades de Leiria e Caldas da Raínha beneficiaram muito com a chegada do Ensino Superior. Também não é menos certo dizer que não podemos comparar qualquer uma destas cidades a Alcobaça. Foi notório o desenvolvimento dos últimos anos nestas cidades mas a responsabilidade não é exclusiva deste tipo de ensino. Qualquer uma destas cidades já tinha um mercado significativo para a absorção dos recém formados e Alcobaça não.
Porque não deu Adrião o exemplo de cidades tão próximas como a Marinha Grande ou Rio Maior em que não houve qualquer impacto? E Peniche, será que está a lucrar com o Instituto lá instalado? Claro que não.
Chega a vez da Nazaré, brindada com um Instituto ninguém sabe bem de quê e Óbidos com uma Escola Superior de Conservação e Restauro. Mas será que alguém pretende investir mesmo em educação nestas áreas? Que futuro terão estes cursos?
Para mim, não passam de mais uns cursos fantasmas iguais a tantos outros que apenas servem para desprestigiar o Ensino Superior português.
É possível que Alcobaça não tenha lutado por nenhum destes cursos, mas será que teria valido a pena? É obvio que a procura cega pelo Ensino Superior não traz benefícios. Alcobaça precisa de Ensino Superior de qualidade e numa área em que haja mercado com capacidade de absorção dos alunos, para que se fixem na região.
A saída passará sempre por um estabelecimento de ensino ligado à área da saúde, uma vez que o concelho contém um Hospital, vários Centros de Saúde e também diversas Clínicas e conta com muitas carências nesta área.
Queremos Ensino Superior sim, mas de forma sustentada e com benefícios para todo o concelho. Ainda assim, continuo a insistir que este objectivo não será a "Galinha dos Ovos de Ouro" para o concelho e que há muito mais por onde lutar.

Sem comentários: