A SUMA - Serviços Urbanos e Meio Ambiente S.A., no âmbito da prestação de serviço que recolha e transporte dos resíduos sólidos urbanos (R.S.U.), tem realizado campanhas de sensibilização. Ao longo do ano passado foi desenvolvida a campanha designada de "Restauração Ecológica", que decorreu em alguns restaurantes do concelho do concelho de Alcobaça.
Esta campanha decorreu em 3 fases e teve como objectivos distinguir os restaurantes do concelho que têm uma conduta de "boas práticas ambientais" e constituir um incentivo à adopção e manutenção dos procedimentos de rotina baseados na triagem, acondicionamento e deposição de R.S.U. neste sector de actividade. Na primeira fase foi feita a sensibilização aos restaurantes, tentando-se consciencializar para a deposição correcta e acondicionamento dos R.S.U., tendo sido também lançado o desafio da campanha. Após esta primeira abordagem, foi entregue o instrumento de sensibilização, em formato de folheto, um encarte com as coimas aplicáveis no caso do incumprimento da lei e, no caso dos restaurantes que aderiram ao desafio, foi preenchida a respectiva ficha de adesão, com todos os dados do estabelecimento, e entregue um regulamento de participação, onde se definem as regras, responsabilidade e forma de atribuição do estatuto da "Restauração Ecológica".
As duas fases seguintes consistiram em auditorias aos restaurantes para verificar os dados necessários para a distinção do restaurante.
Foram distinguidos com um certificado de restauração ecológica para premiar o seu comportamento ambientalmente correcto os seguintes restaurantes: A Floresta (Pataias), A Vila (Benedita), Boa Viagem (Pedreira de Moleanos), Carvalho (São Martinho do Porto), Costa Brava (Venda da Rega), D. Afonso Henriques (Alpedriz), O Cantinho (Alcobaça), O Vieira (Casal do Guerra), Retiro da Aldeia (Ribafria) e Serrazina (Moita do Gavião).
In "Repórter Digital"
sexta-feira, 7 de janeiro de 2005
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário