sábado, 30 de setembro de 2006

Alcobaça ganha nova freguesia...

IPPAR "cria" freguesia de S. Jorge e "oferece-a" a Alcobaça
Afinal São Jorge é freguesia do concelho de Alcobaça. Ou pelo menos é isso que assegura o programa oficial das Jornadas Europeias do Património, divulgado pelo IPPAR - Instituto Português do Património Arquitectónico. De 22 a 24 de Setembro, dezenas de acções multiplicaram-se pelo país, visando a promoção e sensibilização para preservação do património.
E para quem conferiu o programa de actividades elaborado pelo IPPAR, e disponibilizado no site do instituto, descobriu que a ermida e o Campo Militar de São Jorge - em Calvaria de Cima, Porto de Mós - estão situados no concelho de Alcobaça e na freguesia de São Jorge. Consequentemente, o programa não faz referência a qualquer actividade em Porto de Mós. O caso foi levantado na última reunião da Assembleia Municipal pelo deputado do PSD, Jorge Vala.
É reconhecida a importância do local na História de Portugal. Afinal foi aí que lusos e castelhanos disputaram, como vantagem para os primeiros, a soberania da nação portuguesa. Mais de 600 anos depois, ainda parecem restar dúvidas quanto à verdadeira localização do campo de batalha.
O IPPAR, contudo, afasta qualquer responsabilidade no caso. Afinal, explica, limita-se a congregar a informção enviada pelas diversas entidades que promovem actividades no âmbito das Jornadas.
Um facto que implicaria que o erro, neste caso, fosse da Fundação Batalha de Aljubarrota. Valente dos Santos, da Fundação, esclarece que o erro é do IPPAR. "Já manifestei o meu desagrado e o IPPAR pediu desculpa. Toda a gente comete erros", refere.
In Região de Leiria

Sem comentários: