terça-feira, 19 de setembro de 2006

Trezentos ciclistas em corrida por novo hospital do Oeste

Trezentos ciclistas partiram ontem de manhã da Benedita (Alcobaça) para percorrer 75 quilómetros entre Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche em defesa da ideia da construção de um novo hospital que sirva sete concelhos da região Oeste.
"Os hospitais de Alcobaça, Caldas da Rainha e Peniche estão velhos, não estão preparados tecnologicamente para servir os utentes e também não faz sentido nenhum estar lá a investir", afirmou ontem à Lusa José Marques, administrador hospitalar e autor da iniciativa.
Nesse sentido, defendeu que em alternativa "deveria ser construído um novo hospital de cariz regional, que concentre recursos tecnológicos e humanos para servir 250 mil pessoas dos concelhos do Cadaval, Bombarral, Peniche, Caldas da Rainha, Óbidos, Alcobaça e Nazaré".
José Marques, ex-administrador dos hospitais de Peniche, Caldas da Rainha e Alcobaça e actualmente colocado no hospital de Torres Novas, sustenta ainda que só um hospital regional, que designa de Hospital Oeste Norte, "pode resolver os problemas na área da saúde desta região".
Quanto às actuais unidades de saúde ficariam integrados numa rede de cuidados, tal como os Centros de Saúde de cada um dos concelhos abrangidos. "Com este passeio pela rota do Hospital Oeste Norte queremos que a ideia chegue a um maior número de pessoas e para que os políticos entendam a sua necessidade", justificou José Marques, elemento eleito como independente pelo PS na Assembleia Municipal de Alcobaça.
O administrador hospitalar estima que para construir a nova unidade, com capacidade para 250 camas, sejam necessários 75 milhões de euros.
In O Primeiro de Janeiro

Sem comentários: