sábado, 11 de novembro de 2006

O Castelo, que futuro?

Desde os tempos mais recentes que o Castelo de Alcobaça tem sido alvo de alguma discussão em torno do seu futuro e da sua recuperação. Recentemente foi mesmo aberto pela C.M.A. um concurso de ideias com o intuito de se tentar encontrar algum futuro para um dos nossos principais monumentos.
Apesar de não ser um entendido na matéria e de não estar bem posicionado para o fazer, tentei ainda assim reunir algumas informações e elaborar um estudo sobre o melhor aproveitamento para as ruínas que possuímos. O factor da rentabilidade e sustentabilidade é talvez o mais importante de modo a que o projecto não comece a definhar e a cair em declínio.

O Castelo conta com uma vista de excelência sobre toda a cidade. É um espaço agradável, simpático e com algumas possibilidades de ser aproveitado.
No entanto, nada parece estar a favor desta intervenção nem da sua viabilidade. Todo e qualquer investimento terá de ser correspondido com uma adesão da população e dos nossos visitantes e para isso há que contemplar a questão das acessibilidades que são e serão sempre difíceis.
O Castelo de Alcobaça encontra-se numa cota bastante elevada em relação ao centro da cidade e torna-se por isso num local de difícil acesso para os turistas que nos visitam. Está também inserido no centro histórico, caracterizado por ruas estreitas e principalmente pela falta de estacionamento. Não existe nem será possível a construção de um parque de estacionamento nas imediações do Castelo e isso torna-se num grande impedimento para o crescimento do número de visitantes.

Qualquer espaço cultural ou mesmo de lazer tem de ser de acesso fácil e confortável e o Castelo não consegue oferecer esse tipo acessibilidades. Torna-se assim muito difícil a elaboração de um plano e de um futuro para esta estrutura já de si complicada. Será sempre muito difícil a atracção de um número significativo de visitantes que tornem possível a reabilitação do espaço.

Assim, e até ao aparecimento de uma ideia brilhante, o que deveria ser feita era uma requalificação total do espaço, com ajardinamento da área, construção de passadeiras/passagens e outras infra-estruturas necessárias e também a instalação de sinalética auxiliada por painéis informativos. Toda a história detalhada do castelo estaria no futuro museu da cidade de Alcobaça (assumindo que vai existir) bastante acessível a todos os turistas e que certamente pela curiosidade tentariam visitar as ruínas do Castelo e saberiam que valeria o esforço na deslocação. Teria de ser fomentada a visita a pé até para se conhecer mais do nosso belo centro histórico. Mas lá está, nunca contemplando um número massivo de turistas, nunca justificando grandes investimentos.

Alguma coisa tem de ser feita, porque o actual estado do Castelo de Alcobaça é degradante. Mesmo que não se invista muito, há sempre algo que se pode e que se deve fazer.

Sem comentários: