quarta-feira, 29 de novembro de 2006

Cine-Teatro de Alcobaça

30 Nov a 9 Dez 2006

[Clique para ampliar]

Bilhetes à Venda:
Cine-Teatro de Alcobaça
Telf. 262 580 890/885
Plateia, El Corte Ingles, Livrarias Almedina e Livrarias Bertrand - Tel. 214 346 304

O Cine-Teatro está cada vez mais perto de si...

terça-feira, 28 de novembro de 2006

S. Martinho do porto em vias de perder esquadra da P.S.P.

Segundo o programa de reestruturação das forças de segurança elaborado pelo governo, a esquadra da P.S.P. de S.M. do Porto será extinta visto possuir menos de 20 efectivos. É mesmo a única esquadra nesta situação em todo o distrito de Leiria.
Este programa surge em resposta a um estudo da consultora Accenture encomendado pelo Ministério da Administração Interna (MAI) e que prevê alterações significativas ao nível da organização das nossas forças de segurança. Estima-se que 22 por cento (108) dos postos territoriais da GNR e 18 por cento (37) das esquadras da PSP venham a ser afectados em todo o país.

A decisão poderá ser controversa no nosso caso específico e em relação a S.M. do Porto visto que a população já está habituada à presença da P.S.P. e teme que uma eventual saída seja prejudicial para a população.
No entanto temos de ser racionais e no fundo a substituição das forças da P.S.P. pela G.N.R. não trará alterações significativas nem terá impacto em termos de segurança. Se analisarmos bem, cidades muito maiores que S. Martinho, como várias cidades Algarvias, que recebem centenas de milhares de pessoas durante o verão, são abrangidas pela G.N.R. e não têm quaisquer desvantagens.
A polémica prende-se com o facto de a P.S.P. ser sempre assumida como uma polícia mais urbana e a G.N.R. como uma força de carácter rural. Perder uma esquadra da P.S.P. significa perder estatuto mas na realidade não é o que se passa. A G.N.R. desempenha bem o papel em meios urbanos de dimensão mais reduzida e está perfeitamente à altura desse tipo de compromissos.
É necessário algum bom senso por parte da população pois também não é justo vermos cidades de dimensão várias vezes superior a S. Martinho com postos da G.N.R. e a nossa pequena vila com uma esquadra da P.S.P.. A igualdade é para todos e não a podemos exigir apenas quando estamos (ou pensamos estar) em desvantagem.

segunda-feira, 27 de novembro de 2006

Mais uma Terça-feira com a CeDeCe, a Penúltima Deste Ano...

Amanhã, terça-feira, 28 de Novembro, às 19 horas, a CeDeCe volta a receber no Celeiro do Mosteiro de Alcobaça todos os que quiserem ali passar uma hora (certamente) muito bem passada e fruitiva, em mais uma sessão do (interessantíssimo) ciclo Às Terças-Feiras Com a CeDeCe, que será (precisamente) a penúltima deste ano. Nesta terça-feira o tema volta a ser mesmo muito alicante e a conversa promete, dado que os convidados presentes naquela sessão serão o tenor António Wagner Diniz e os trompetistas Nelson Rocha e Nuno Montez. Se ainda não adivinharam qual é o tema desta terça-feira com a Cedece, tenho a obrigação de aqui adiantar que ele será O Bailado e a Música. Valerá inquestionavelmente a pena!
In Nas Faldas da Serra

domingo, 26 de novembro de 2006

Projecto de Aproveitamento Local do Potencial Turístico do Convento de Santa Maria De Coz

O Bazar das Monjas apresentou ao IPPAR no passado dia 13 de Novembro de 2006 um projecto visando o aproveitamento local do potencial turístico proporcionado pelo magnífico Convento de Santa Maria de Coz. Porque achamos que o projecto é do interesse de todos quantos apreciam e valorizam o nosso riquíssimo património monumental, decidimos disponibilizar aqui um resumo do projecto apresentado. Oxalá não fique como por vezes sucede na "gaveta do esquecimento" das autoridades responsáveis. Da nossa parte sentimos que fizemos o que era nosso dever. Obrigado a todos quantos nos ajudaram e deram força para avançarcom este projecto.
In Bazar das Monjas de Coz

Paredes de Vitória

Requalificação de Paredes de Vitória com novo financiamento
O projecto de Requalificação de Paredes de Vitória, em Pataias, Alcobaça, conseguiu um novo financiamento ainda do III Quadro Comunitário de Apoio.
Gonçalves Sapinho soube esta semana que a autarquia a que Preside garantiu mais um milhão de euros (200 mil contos) para valorizar a zona balnear.
A CCR de Lisboa e Vale do Tejo vai financiar uma parte importante desta empreitada da Requalificação da Praia de Paredes de Vitória, em tempos, uma das mais procuradas da Região mas, desde há alguns anos, em processo de obras de despoluição e requalificação.
In Rádio Cister
_______________________________________________________

Dulce Bagagem quer Plano de Pormenor para o Vale de Paredes de Vitória
A vereadora do PS na Câmara de Alcobaça, Dulce Bagagem, quer um Plano de Pormenor para o Vale de Paredes de Vitória,em Pataias.
Dulce Bagagem, que concorda com os planos de requalificação da área urbana da praia e com os projectos de imobiliário para a Pedra do Ouro e Água de Madeiros, diz-se preocupada com o "estado vulnerável" em que ficam as restantes praias do norte do concelho.
In Rádio Cister

sábado, 25 de novembro de 2006

Tenor Alcobacense

Fernando Serafim Leva A Poesia Na Música De Lopes-Graça Ao Encontro Do Público

Regresso das cheias...

Depois de saber que Alcobaça foi o segundo local de Portugal onde mais choveu e que todo o país bloqueou e foi afectado por inúmeros problemas, confesso que me causa alguma impessão ler posts como este em que cegamente se culpam os nossos responsáveis pelos inúmeros problemas ocorridos na região.
Será que o Dr. Sapinho também tem responsabilidades nas inundações em Tomar, Santarém ou no Douro? Será que as cidades espanholas e tantas outras da França à Roménia alagadas também são uma causa da má gestão do nosso executivo?
Será que as inundações ocorridas em Mendalvo quase todos os anos e antes de o Dr. Sapinho ser eleito presidente da C.M.A. também foram da responsabilidade dele? E as grandes cheias que submergiram o Rossio na década de 50 ou 60?
De facto, Alcobaça foi a segunda cidade onde mais choveu, mas não foi nenhuma das grandes protagonistas em inundações e isso já é positivo.
Volto a referir que não quero defender ninguém e que o Terra de Paixão sempre foi e sempre será um blogue isento e afastado das cores políticas. No entanto este tipo de comentários causa-me algum repúdio e também alguma tristeza por cada vez mais constatar que as pessoas não conseguem separar as suas convicções e os seus conflitos da seriedade na análise do que se vai passando em redor.
Haja bom senso, por favor.

Aberração

Olhando para a foto seguinte, após as obras de requalificação do Rossio, será que não há nada que esteja a mais e que salte à vista?



Algo nada compatível com a envolvência a um monumento património mundial. Falo das muito pouco ou mesmo nada estéticas antenas de televisão dos edifício circundantes da praça.



Nos dias que correm já existem excelentes alternativas e deveria mesmo ser criada legislação para combater este fenómeno. Vejamos o caso da cidade de Évora onde foram proibidas todas e quaisquer antenas.

Região de Turismo LF quer fundir-se com Templários

A Associação Nacional das Regiões de Turismo (Anret) está a preparar uma proposta para entregar ao Governo a propor a fusão da Região de Turismo Leiria-Fátima com a dos Templários. A ideia é criar um percurso turístico único que inclua o santuário de Fátima, os mosteiros da Batalha e Alcobaça e o Convento de Cristo.
Este documento surge na sequência da proposta de revisão da Lei-Quadro das regiões e órgãos locais de turismo, segundo a qual as regiões de Leiria-Fátima e Templários ficarão associadas ao Oeste e Ribatejo.
Em declarações a este jornal, Miguel Sousinha, presidente da Anret e da Região de Turismo Leiria-Fátima, considerou que a proposta de alteração do actual mapa "não faz sentido", em termos técnicos, uma vez que "os produtos não se identificam". Na opinião do responsável, o Governo tem duas opções "ou opta pelo mapa político ou pelo mapa técnico". Mas é na "sustentação técnica" que o sector ficará a ganhar, sublinha.
De acordo com a proposta do Governo, as actuais 19 regiões de turismo desaparecerão e as respectivas competências serão transferidas para um total de dez entidades, designadas de agências regionais de turismo.
In Notícias de Fátima

sexta-feira, 24 de novembro de 2006

5.ª Aniversário da Biblioteca Municipal de Alcobaça

Sexta-feira, 24 de Novembro, pelas 21h30
Fátima Lopes vai estar no Auditório Geral da Biblioteca a apresentar o seu livro: "Amar depois de amar-te"

A vida sem amor parece não ter sentido. Todos precisamos de amar e ser amados. Mas se o amor nos traz momentos únicos de felicidade, também nos pode fazer sofrer. Um sofrimento que se instala no coração como um hóspede indesejado. A história de Teresa, Carolina e Filipa. Três mulheres com vidas totalmente diferentes e uma atitude em comum: a busca da felicidade.

Fátima Lopes é um dos rostos mais conhecidos dos portugueses. Este é o seu primeiro livro.
Apresentação do livro e sessão de autógrafos.

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ALCOBAÇA | 21H30 | ENTRADA LIVRE
http://www.cm-alcobaca.pt/page.php?ID=2738

Chuva na região

Tomar registou maiores índices de chuva esta madrugada
A cidade de Tomar foi a localidade de Portugal Continental onde hoje de manhã se registou maior nível de precipitação por hora, enquanto a rajada de vento mais forte ocorreu em Pampilhosa da Serra, segundo o Instituto de Meteorologia.
Entre as 06:00 e as 07:00 de hoje caíram em Tomar 31 milímetros por metro quadrado, o suficiente para decretar alerta laranja, disse à Lusa fonte do Instituto de Meteorologia (IM).

Depois de Tomar, os maiores níveis de precipitação ocorreram em Alcobaça (16 milímetros/m2) e Lavradio (13 milímetros/m2).
In Diário Digital

Empresa de Aljubarrota distinguida por integrar pessoas com deficiência

A empresa IGM, que se dedica ao fabrico de cerâmica decorativa vai receber, no próximo dia 28 de Novembro, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), o Prémio de Mérito 2005, e um valor pecuniário correspondente a 18 ordenados mínimos nacionais, por ter contratado três ex-utentes do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (CEERIA).
Os três dos nove funcionários da IGM são portadores de deficiência, mas, segundo Carla Wouters, gerente da IGM, cumprem o mesmo horário e desempenham "com eficácia as mesmas tarefas de qualquer outro trabalhador".
Como são pessoas com deficiências, o acompanhamento diário tem de ser feito com mais proximidade. "Têm exactamente o mesmo desempenho que os outros funcionários, mas as tarefas têm de lhes ser atribuídas de forma faseada, porque se lhe damos muita informação ao mesmo tempo têm dificuldades em executá-la", sublinha a empresária.
[Ler mais, no Diário de Leiria]

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Mosteiro de Alcobaça fez atrair mais visitantes à VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais

A VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais, que decorreu de 16 a 19 de Novembro, no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, recebeu cerca de 150 mil visitantes. A organização adianta ainda que no último dia da mostra teve mesmo de proceder a entradas controladas entre as 16h e as 19h de domingo, uma vez que a entrada de pessoas nesse período atingiu as quatro pessoas por segundo. Nessa altura, a entrada passou a efectuar-se pela Ala Norte do Mosteiro e a saída pela Igreja.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

quarta-feira, 22 de novembro de 2006

Garfield 2 - Sessões Especiais


Garfield 2
Título original: Garfield: A Tail of Two Kitties
De: Tim Hill | Com: Breckin Meyer, Jennifer Love Hewitt, Billy Connolly
Género: Com | Classificacao: M/4 | EUA, 2006, Cores, 78 min.

Quando Garfield (voz de Bill Murray) descobre que Jon (Breckin Meyer) vai para Londres porque pretende fazer a pergunta-chave à veterinária Liz Wilson (Jennifer Love Hewitt), decide não perder tempo. Embarca, em conjunto com o seu amigo canino, Odie, em direcção à capital britânica. A missão: impedir o pedido de casamento. Mas o que Garfield não imagina é que se irá cruzar com o seu sósia: Prince (voz de Tim Curry), um gato que acabou de herdar o Castelo Carlyle da sua falecida dona, Lady Eleanor. Os dois trocam de lugares e Garfield dá por si a reinar uma fabulosa propriedade. Tudo seria perfeito, não fosse o maquiavélico Lord Dargis (Billy Connolly) que tem planos para ficar com toda a herança e transformar o castelo num "resort" de luxo. Enquanto isso, Prince delicia-se com o dia-a-dia ao lado de Jon e Odie, com as lasanhas e as belas sonecas.

BILHETES À VENDA:
CINE-TEATRO DE ALCOBAÇA

Telf. 262 580 890/885
www.cm-alcobaca.pt

Domingo Especial do CCCela

O Centro Cénico da Cela apresentará no próximo Domingo 26/11 uma tarde musical antes da Assembleia Geral de Sócios que aprovará o plano e orçamento para 2007 e os novos corpos gerentes de 2007/2009.
Actuações:
15h - Orquestra Típica de Alcobaça.
16h - Coro e as Tompetes e a recente novidade: Coro Infantil da Escola de Música do CCCela.
Informação fornecida por Rogério Raimundo

terça-feira, 21 de novembro de 2006

Cine-Teatro de Alcobaça - 25 Nov a 07 Dez


[Clique para ampliar]
Bilhetes à venda:
Cine-Teatro de Alcobaça - Telf. 262 580 890/885
Plateia, El Corte Ingles, Livrarias Almedina e Livrarias Bertrand - Tel. 214 346 304
O Cine-Teatro está cada vez mais perto de si...

segunda-feira, 20 de novembro de 2006

Milhares de Visitantes na Mostra de Doces Conventuais


A Mostra dos Doces e Licores Conventuais de Alcobaça atraiu milhares de visitantes no Domingo à cidade. Por "questões de segurança", a Câmara e a PSP viram-se forçados a fechar, por algumas ocasiões, as entradas na cidade.
Como em edições anteriores, a maioria dos expositores cumpriu, no último dia do certame, apenas a presença no evento já que os bolos foram totalmente vendidos durante o dia de sábado, um dos mais procurados pelos visitantes. Os expositores de fora foram os que mais cedo ficaram sem produtos para vender.
Para o ano há mais, a organização, que faz um balanço positivo do evento, promete continuar com a Mostra de Doces e Licores Conventuais dentro do Monumento, um local que colheu da parte de visitantes e expositores os maiores elogios.
In Rádio Cister

domingo, 19 de novembro de 2006

sábado, 18 de novembro de 2006

"A Culpa foi da Inês"

Sábado 25/11/2006 | 21h30 | Cine-Teatro de Alcobaça
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta um ano depois da estreia nesta mesma sala o espectáculo "A Culpa foi da Inês" de José Gil, Jaime Leão e Sofia Vinagre, Sábado, 25 de Novembro de 2006 pelas 21.30 Horas no Grande Auditório do Cine-Teatro de Alcobaça .
A companhia S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos apresenta, pela primeira vez em teatro de marionetas, a vida trágica de D. Inês de Castro e D. Pedro I. O espectáculo abarca o período temporal com início no nascimento de D. Pedro I, retratando a universal tragédia romântica, numa perspectiva que procura equilibrar a vertente lendária com a história, mas também, recriar e reinventar o mito ao correlacioná-lo com as suas interpretações mais ou menos contemporâneas.

O elenco conta com meia centena de marionetas de José Gil, manipuladas por José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão

"A Culpa foi da Inês"
"Reino de Portugal. Corre o ano da Graça de 1320 e na recente nação luta-se ainda com os mouros, lá para sul, nos Algarves, por vezes com os vizinhos de Castela, lá para nascente, e, contra a peste por todo o lado...

O Rei, o bravo D. Afonso IV, tem nessa primavera a melhor notícia do ano: nascera em Coimbra o jovem D. Pedro e tudo levava a crer que desta vez a Providência lhe sorria... o futuro afigurava-se risonho.

Agora, para que o reino medrasse como o filho, bastava tratar já de lhe arranjar esposa. Mas por aí, não iria, certamente, haver problemas..."

FICHA ARTÍSTICA
Original: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Encenação: José Gil
Cenografia: Alexandre Pring
Marionetas: José Gil
Figurinos e Adereços: Sofia Vinagre e Maria Luísa Valbom
Armeiro: Jaime Leão
Pesquisa: Sofia Vinagre e Jaime Leão
Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre e Jaime Leão
Fotografia: Joaquim Pesqueira
Co-Produção: S.A.Marionetas - Teatro & Bonecos e Associação de Amigos de D. Pedro e D. Inês

"A maior e melhor produção de sempre da S.A.Marionetas"
Mário Lopes - Tinta Fresca


"um olhar irónico e divertido sobre o trágico romance"
"Cerca de meia centena de bonecos repõem quadros e figuras, numa recriação livre, irónica e bem humorada..."
Jornal A Voz de Alcobaça


Bilhetes já á venda na bilheteira do Cine-Teatro de Alcobaça

Preço único: 7.50 € (Adulto) - 5.00 € (menores de 12 Anos)

Reservas de Bilhetes: 262 580 885 (Cine-Teatro de Alcobaça)

Mais informações em www.samarionetas.com

Mini-hídricas previstas para Alcobaça

As duas mini-hídricas previstas para Alcobaça podem ser uma importante ajuda ao desenvolvimento da agricultura, sector estagnado e abandonado nos últimos anos.
A vereadora Socialista da CMA, Dulce Bagagem, diz que são precisas mais ajudas locais ao desenvolvimento de um sector que ainda dá emprego a muitas famílias de Alcobaça.

A vereadora socialista propôs na semana passada uma parceria da Câmara com as Escolas do Ensino Básico para o fornecimento de fruta às escolas e incentivos a programas de uma alimentação saudável.
In Rádio Cister

sexta-feira, 17 de novembro de 2006

Atleta Alcobacense distinguido com o Prémio Jovem Promessa

João Pedro Silva, atleta Alcobacense de triatlo foi galardoado com o prémio "Jovem Promessa" na 11ª Gala de Desporto da CDP, em detrimento de Ricardo Quaresma (atletismo), Patrícia Mamona (atletismo), Pedro Santos (canoagem), e Ricardo Azevedo (atleta paralímpico).
[Destaque Mais Futebol]
[Destaque A Bola]

Um resumo da Gala pode ser visto nos seguintes horários:
6ª FEIRA - 17 NOVEMBRO - SPORT TV2
19h40 - Vários Desportos - 11ª Gala de Desporto da CDP
DOMINGO - 19 NOVEMBRO - SPORT TV1
18h10 - Vários Desportos - 11ª Gala de Desporto da CDP

Parabéns ao João Silva e que este prémio seja apenas o reconhecimento e o início de uma grande carreira desportiva!

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Atrasos levam a multa

E se em Alcobaça fizessem isto?
Atrasos na requalificação do Rossio, atrasos na conclusão da VCI... Só facturar!

A EDP deixa de fora do plano de investimentos a estação de S. Jorge

A EDP deixa de fora do plano de investimentos na rede de abastecimento de electricidade a estação de S. Jorge, em Porto de Mós, de onde sai o abastecimento para uma parte da população do concelho de Alcobaça.
Embora a reparação da estação de S. Jorge seja uma urgência, João Salgueiro, Presidente da Câmara de Porto de Mós, diz compreender os argumentos da EDP.
A classificação de S. Jorge como área protegida está na origem da decisão da EDP que anunciou, recentemente, várias centenas de investimentos na modernização da linha eléctrica da regiao, ainda muito queixosa sobre os frequentes cortes no abastecimento.
Qualquer intervenção naquele local vai precisar de vários pareceres do IPPAR além de um acompanhamento técnico de arqueólogos.
In Rádio Cister
_________________________________________________

Uma boa desculpa para não se resolver um problema que afecta milhares de Alcobacenses. E lá vai continuar uma parte de nós a sofrer com as falhas no abastecimento de electricidade cada vez que cai uma gota de chuva do céu.

Cine-teatro de Alcobaça dá prejuízo todos os meses

O cine-teatro de Alcobaça dá prejuízo todos os meses mas é na Região dos poucos a ter actividade regular e a estar de portas abertas,disse à Rádio Cister a vereadora da Cultura Alcina Gonçalves. A sala, um dos primeiros edifícios com história para Alcobaça a ser requalificado pelo actual executivo camarário, está a fazer dois anos de reabertura ao público, que o exigiu e contestou todos os atrasos da obra mas que não aparece na maioria das actividades programadas.

A fraca adesão dos alcobacenses ao cinema aos Domingos e a alguns espectáculos vão obrigar a Câmara a fazer uma nova reavaliação do funcionamento da sala, embora não sejam ainda admitidos, pelo menos publicamente, cortes na programação.

Apesar das dificuldades de angariação de patrocinadores e dos prejuízos mensais, que segundo a vereadora Alcina Gonçalves não muito elevados embora os não tenha quantificado publicamente, a Câmara faz um balanço positivo do funcionamento da sala.
In Rádio Cister
_________________________________________________

Irónico, não é? As vozes que se levantaram contra Alcobaça pela fraca oferta cultural e todo o tom de escândalo que se criou em volta disso. Era uma vergonha para Alcobaça não ter um cinema em funcionamento. Agora tem, e os Alcobacenses não vão!

É esta a crítica que se faz em Alcobaça. Diz-se mal de tudo porque tem de se dizer ou porque se está contra um certo grupo político. Arrasa-se porque não se simpatiza com a cor do executivo e até porque se quer algum protagonismo. Sempre uma crítica não fundamentada e muito pouco realista e aqui está a prova neste simples exemplo, suficiente para espelhar toda uma realidade.

terça-feira, 14 de novembro de 2006

Cine-Teatro de Alcobaça // [17 A 25 nov]


[Clique para ampliar]
O Cine-Teatro está cada vez mais perto de si...

Fácil de entender porque The Gift é a melhor banda pop portuguesa

The Gift apresentaram-se no dia 12 de Novembro, no Cine-Teatro de Alcobaça, no 2º aniversário da reabertura da histórica sala de espectáculos. De cada vez que a banda de Alcobaça regressa a casa, a expectativa é maior. Desta vez não foi excepção, com a sala esgotadíssima, a que Sónia Tavares, Nuno Gonçalves, John Gonçalves e Miguel Ribeiro corresponderam com o melhor concerto de sempre na sua terra natal. The Gift, que viram o seu álbum "Fácil de Entender" entrar directamente para o 2º lugar do top nacional de música, terminam a primeira parte desta digressão no dia 9 de Dezembro, com um concerto de estreia no Centro Cultural de Belém.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

domingo, 12 de novembro de 2006

Fátima Lopes presente no 5º aniversário da Biblioteca Municipal

A apresentadora da SIC Fátima Lopes é uma das escritoras presente no 5º aniversário da Biblioteca Municipal de Alcobaça, que se celebra no dia 23 e 24 de Novembro. Além de Fátima Lopes, estarão presentes os escritores Arsénio Mota, António Castanheiro e os contadores Mafalda Milhões, António Castanheira, Paulo Galindro, António Fontinha, Ana Cabral e Luísa Rebelo. No dia 7, será inaugurada a exposição de ilustração "Chiu!", de Paulo Galindro e Mafalda Milhões, que se prolonga até 30 de Novembro.
[Ler mais, no Tinta Fresca]

sábado, 11 de novembro de 2006

O Castelo, que futuro?

Desde os tempos mais recentes que o Castelo de Alcobaça tem sido alvo de alguma discussão em torno do seu futuro e da sua recuperação. Recentemente foi mesmo aberto pela C.M.A. um concurso de ideias com o intuito de se tentar encontrar algum futuro para um dos nossos principais monumentos.
Apesar de não ser um entendido na matéria e de não estar bem posicionado para o fazer, tentei ainda assim reunir algumas informações e elaborar um estudo sobre o melhor aproveitamento para as ruínas que possuímos. O factor da rentabilidade e sustentabilidade é talvez o mais importante de modo a que o projecto não comece a definhar e a cair em declínio.

O Castelo conta com uma vista de excelência sobre toda a cidade. É um espaço agradável, simpático e com algumas possibilidades de ser aproveitado.
No entanto, nada parece estar a favor desta intervenção nem da sua viabilidade. Todo e qualquer investimento terá de ser correspondido com uma adesão da população e dos nossos visitantes e para isso há que contemplar a questão das acessibilidades que são e serão sempre difíceis.
O Castelo de Alcobaça encontra-se numa cota bastante elevada em relação ao centro da cidade e torna-se por isso num local de difícil acesso para os turistas que nos visitam. Está também inserido no centro histórico, caracterizado por ruas estreitas e principalmente pela falta de estacionamento. Não existe nem será possível a construção de um parque de estacionamento nas imediações do Castelo e isso torna-se num grande impedimento para o crescimento do número de visitantes.

Qualquer espaço cultural ou mesmo de lazer tem de ser de acesso fácil e confortável e o Castelo não consegue oferecer esse tipo acessibilidades. Torna-se assim muito difícil a elaboração de um plano e de um futuro para esta estrutura já de si complicada. Será sempre muito difícil a atracção de um número significativo de visitantes que tornem possível a reabilitação do espaço.

Assim, e até ao aparecimento de uma ideia brilhante, o que deveria ser feita era uma requalificação total do espaço, com ajardinamento da área, construção de passadeiras/passagens e outras infra-estruturas necessárias e também a instalação de sinalética auxiliada por painéis informativos. Toda a história detalhada do castelo estaria no futuro museu da cidade de Alcobaça (assumindo que vai existir) bastante acessível a todos os turistas e que certamente pela curiosidade tentariam visitar as ruínas do Castelo e saberiam que valeria o esforço na deslocação. Teria de ser fomentada a visita a pé até para se conhecer mais do nosso belo centro histórico. Mas lá está, nunca contemplando um número massivo de turistas, nunca justificando grandes investimentos.

Alguma coisa tem de ser feita, porque o actual estado do Castelo de Alcobaça é degradante. Mesmo que não se invista muito, há sempre algo que se pode e que se deve fazer.

POEXIA - Mostra de Poesia Experimental de Armando Macatrão


Exposição patente de 2 a 17 de Dezembro de 2006 no Bazar das Monjas

Diariamante das 12 às 24 horas
Entrada Livre
Encerra às Segundas-Feiras
[Mais info]

Estação Correios de São Martinho do Porto mantém-se aberta

A administração dos Correios retirou a estação de São Martinho do Porto da lista de encerramentos. A decisão foi comunicada esta quinta-feira ao Presidente da Junta de Freguesia, Antunes Pereira, por Luís Nazaré, Presidente da Empresa que terá sido sensível aos argumentos das autarquias para a necessidade de manter o balcão a funcionar.
Apesar da nova garantia, Dina Serranho, do Sindicato dos Carteiros, que esta quinta-feira organizou uma vigília junto da Estação, prometeu ficar atenta porque, segundo a sindicalista, não é a primeira vez que a Administração recua temporariamente nas suas decisões.
A população, que se juntou em grande número na vigília convocada pelo Sindicato, promete ficar atenta às movimentações da empresa.
In Rádio Cister

Maçã de Alcobaça e as escolas

Por proposta de Dulce Bagagem, vereadora do PS, a Câmara de Alcobaça vai enviar um oficio às escolas do Concelho, no qual recomenda que sejam parceiras da Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça. O objectivo é introduzir maçã na dieta escolar. A ideia foi já apoiada pelo Governo Civil, relativamente aos 2º e 3º ciclos. À Câmara cabe a tutela do pré-escolar e do primeiro ciclo.
In Região de Cister via Blogue PS Alcobaça

Aí está mais um...

Mais um blogue Alcobacense acabou de surgir. Trata-se do blogue "Nova Opinião" da autoria do conterrâneo Raúl Duarte.
Bem-vindo às lides e que continue por muitos e muitos anos.

Capela do Desterro

O blogue Alcobacense "Capela do Desterro" mudou de visual e apresenta agora uma ar mais jovem e simpático. São também apresentados novos posts e um deles em particular com bastante interesse, relativo às guerrinhas mesquinhas da política local.
Um blogue de referência, mesmo que às vezes não esteja de acordo com toda a sua ideologia. Mas isso é normal, não é?

sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Depeche Mode no Clinic

Depeche Mode // Tributo // Sexta 10 Novembro // 00h00

DEPECHE MODE
[tributo]

Um best of dos Depeche Mode é possivelmente das coisas mais ingratas que se podem fazer. A razão é simples, são raras as músicas más. De qualquer forma para os menos atentos aqui têm uma bela mostra de vitalidade artística. O clube de fans português (que teve honras de fama no último DVD Touring the Angel) junta-se ao Clinic e organizará uma festa de tributo aos meninos de "Walking in my Shoes" dias antes do lançamento da tal compilação.

Porque os Depeche são uma das bandas da minha vida, não podia deixar passar este anúncio.

Crianças e jovens em risco de Alcobaça com melhores condições

A Comissão de Protecção de crianças e jovens em risco de Alcobaça foi reforçada com um técnico enviado pela Segurança Social e dois professores a meio tempo enviados pelo Ministério da Educação, ao mesmo tempo que mudou de instalações.

A acompanhar 157 crianças de 95 famílias problemáticas, a Comissão ganha, agora, segundo o Presidente Rogério Raimundo, mais condições para detectar novas situações de risco e outras que tenham passado, eventualmente,
despercebidas ao longo dos últimos dois anos.

Os casos de insucesso e abandono escolar, que dominavam a lista de preocupações desta Comissão em 2003 e 2004, diminuiram devido a um acompanhamento diferente das escolas. A Comissão de protecção a crianças e jovens de risco acompanha situações de "negligência" e "maus tratos físicos" que, segundo os dados disponibilizados, não têm registado um aumento de vítimas nos últimos dois anos.
In Rádio Cister

Semáforos em Alfeizerão

Mais uma situação a precisar de solução rápida, que encontrei num jornal regional.

Uma vez mais voltamos a escrever sobre os malfadados semáforos que se encontram na rua 25 de Abril porque continuam sem funcionar. A população local não entende esta situação e continua à espera que os mesmos sejam ligados para que possam ter a sua utilidade e não sejam só objectos de decoração, como alguém os apelidou.

Toda a gente gostava de saber qual a entidade que poderá dar solução a esta questão. Será a Câmara Municipal de Alcobaça? A Direcção de Estradas de Leiria ou qualquer outro departamento? Ouve-se dizer que a Câmara é que deveria pedir a ligação, mas como os custos de electricidade são de sua conta, o melhor é deixar as coisas como estão. Será verdade?

O semáforo junto à igreja encontra-se inactivo há vários anos e o que foi colocado há três anos à porta da farmácia nunca deu qualquer sinal a não ser quando o sol lá bate.

O mais curioso é que esse semáforo caiu neste local de "paraquedas" pois nunca foi pedido, de acordo com Natividade Marques, presidente da Junta de Freguesia. Foi, efectivamente, solicitado um semáforo desta natureza, mas para Vale Maceira para ficar junto à passadeira que se encontra na EN 8 com a finalidade de proteger os peões, nomeadamente crianças, que vêm do largo da escola e que passam para o largo da capela e da associação e vice-versa. Também à entrada de Vale Maceira (lado norte) foi instalado um semáforo em substituição do que em tempos foi destruído, mas, infelizmente, até agora, e para não fugir à regra, nunca funcionou. Perguntamos: quem pode dar a devida solução a estes processos que se estão a eternizar? Ficamos à espera que alguém olhe para esta situação. Até porque está em jogo a defesa dos cidadãos.
In Gazeta das Caldas

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Loja FNAC no distrito

Para os fãs da FNAC (como eu) uma grande novidade.

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Making "Beat Riot"

VIII Mostra de Doces e Licores Conventuais

ALCOBAÇA - Requinte da Doçaria

Onde existiu, ou existe ainda, um convento existe a tradição de doces conventuais e a herança de licores deliciosos.
A Câmara Municipal de Alcobaça, pioneira na preservação e divulgação do riquíssimo património cultural que é a doçaria, e apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses dos Conventos de Alcobaça e Coz, organiza de 16 a 19 de Novembro a VIII Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

As delícias sedutoras, verdadeiras maravilhas, criadas através de 1001 experiências, de longa prática e dedicação, de paciência e devoção; assim como os licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo, serão durante 4 dias tentações disponíveis a todos os que visitarem o Mosteiro de Alcobaça.

Sendo Património da Humanidade, o Mosteiro constitui só por si motivo de visita e acolhe, este ano pela primeira vez, no Refeitório e na Sala dos Monges mais de 3 dezenas de participantes nacionais e internacionais, com destaque para os conventos portugueses, mosteiros de Espanha e Abadias da Bretanha e Normandia (França).

As receitas conventuais constituem uma ementa de raros sabores, sobremesas e licores que fazem sucesso até hoje.

De entre os manjares presentes podem saborear-se:
>Os famosos toucinho-do-céu, barrigas de freira, ovos-moles, castanhas de ovos, pão de rala, papos de anjo, pão-de-ló de Alfeizerão...
>As inovações actualmente fabricadas em conventos europeus como chocolates, marmeladas, licores, bombons, biscoitos, bolachas, patês de fruit...
>O licor de Ginja de Alcobaça e o licor de Singeverga (o único ainda fabricado num Mosteiro em Portugal)...

No dia 16 de Novembro decorrerá o Concurso para o Melhor Doce, onde o Júri, presidido pelo ilustre Chefe Silva, atribuirá um Primeiro Prémio de Qualidade e poderá nomear Menções Honrosas.
Realizada desde 1999, esta Mostra pretende manter Alcobaça numa dimensão internacional como pólo de defesa da autenticidade das artes culinárias.

A entrada é livre.

A inauguração será às 10h30 no dia 16 de Novembro.
O horário será das 10h30 às 23h00 nos dias 16, 17, e 18; e no dia 19 das 10h30 às 21h00.

A animação nos dias 16 e 17 será no Claustro de D. Dinis.

No dia 17, durante a tarde, será transmitido em directo de Alcobaça o Programa "Portugal no Coração".

No sábado, dia 18, às 20h30 actuará o Coro Gregoriano de Lisboa e no Domingo pelas 16h00 será a vez do Coral Ensaio do Clube Millenium BCP mostrar o seu trabalho.

Cine-Teatro de Alcobaça // [11 A 20 Nov]


[Clique para ampliar]
O Cine-Teatro está cada vez mais perto de si...
http://www.cm-alcobaca.pt/index.php?ID=31

TGV - Trapalhada de Grande Velocidade

Que passa e não passa por Leiria...

sexta-feira, 3 de novembro de 2006

8ª Mostra de Doces e Licores Conventuais

O regresso às origens

A oitava edição da Mostra de Doces e Licores Conventuais marca o regresso às origens. O Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alcobaça, após sete edições coroadas de sucesso, leva a mostra para dentro do Mosteiro.
É o regresso às origens, pois foi aí, dentro do Mosteiro, que tudo começou há séculos atrás.
A Sala dos Monges, o Refeitório e a Cozinha acolhem a oitava edição de um evento que teima em atrair milhares de visitantes à Cidade de Alcobaça.
Conventos nacionais e estrangeiros (de Espanha e de França), casas comerciais e pastelarias, guardiões de segredos transmitidos de geração em geração, marcam presença neste certame.
Quanto aos doces, é só escolher: Castanhas de Ovos, Papos de Anjo, Barrigas de Freira, Toucinho-do-céu, Pão-de-Ló de Alfeizerão,... acompanhados pelos magníficos licores de produção conventual.
De 16 a 19 de Novembro deixe-se tentar!
C.M.A.

50 anos de ciclismo assinalados em Alcobaça


PORTUGAL - 50 ANOS DE CICLISMO
Homenagem ao Ciclismo Português
Informação em http://www.alcobaca-ciclismo.com/

"O Litoral dos Coutos de Alcobaça"

O Centro Cultural da Nazaré acolhe, de 11 de Novembro a 10 de Dezembro, a exposição "O Litoral dos Coutos de Alcobaça". Esta exposição documental retrata a evolução histórica e arqueológica da região costeira dos antigos Coutos de Alcobaça, que abrangia um vasto território correspondente, grosso modo, aos actuais municípios de Alcobaça e Nazaré.
Esta iniciativa é uma organização do Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e da Câmara da Nazaré.
Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira: 09.30h-13.00h/14.00h-19.00h; Fim-de-semana e feriados: 15.00h-19.00h
In Oeste Diário

Produtores de maçã de Alcobaça atribuem prémio de “Maior Cliente do Mundo” ao Carrefour

O grupo de distribuição francês Carrefour, que em Portugal tem actualmente nove unidades sob aquela insígnia, recebeu o prémio «Maior Cliente do Mundo» da Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça. A companhia vendeu 994 toneladas de maçãs na campanha 2005/2006.

CT - Bilheteira encerra no dia 4 de Novembro

Falta de limpeza das sarjetas responsável pela inundação do Rossio

A falta de limpeza das sarjetas foi a responsável pela inundação do Rossio na semana passada, quando choveu durante todo o fim-de-semana de forma intensa.
O relatório da Protecção Civil, entregue ao Presidente da Câmara, Gonçalves Sapinho, revela que a rede de drenagem da Requalificação Urbana da Praça 25 de Abril funcionou e que foram três dias de falta de limpeza urbana que deitaram tudo a perder.

O relatório da Protecção Civil revelou ainda,a falta de dimensão das condutas e entupimento com cimento de uma saída das condutas de escoamento das águas pluviais na rua requalificada pelo URBOM ,como a causa das inundações
frequentes em alguns estabelecimentos e habitações daquela zona da cidade.
O Presidente da Câmara mandou levantar o pavimento para se procurarem as causas dos problemas que duravam há seis anos.
Os prejuízos da chuva da semana passada ainda estão a ser calculados, mas Gonçalves Sapinho garantiu à Rádio Cister que a Câmara a que Presidente está atenta e é conhecedora dos que foram severamente prejudicados, estando solidária e a estudar a forma de ajudar os municípes afectados pela intempérie.
In Rádio Cister

Ao que parece está ilibada a obra. Resta só saber se os verdadeiros responsáveis vão ser responsabilizados ou se mais uma vez vamos todos pagar pelo erro de alguns.