terça-feira, 23 de setembro de 2008

ALCOBAÇA EM MOVIMENTO | Programação de 25 a 28 de Setembro

25 E 26 DE SETEMBRO
IV ENCONTROS DE ALCOBAÇA: SOCIEDADE DE INFORMAÇÃO


Encontros de Alcobaça: Sociedade de Informação é um evento que decorre desde 2003 e resulta de um Protocolo assinado em Alcobaça, a 12 de Abril do mesmo ano, entre a Fundação Mário Soares e o Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, a que se associou a Câmara Municipal de Alcobaça.

Ao longo dos Encontros realizados, as temáticas debatidas centraram-se em títulos como: "Arquivos Políticos", "Testemunhos Orais e a preservação da Memória Digital" e a "Gestão de Arquivos da Custódia à Comunicação". Este ano, na sua quarta edição, o tema em debate denomina-se: "História e Arquivos online".

As Inscrições têm o valor de 40 euros e devem ser efectuadas até dia 23 de Setembro.

Contactos Dra. Margarida Anastácio Tel. 262 580 870 email: mmca@ci.uc.pt

Tudo em: http://www.fmsoares.pt/iniciativas/ilustra_iniciativas/2008/000654/Default.asp

Uma iniciativa que conta com o apoio do Município de Alcobaça.
________________________________________


26 A 28 DE SETEMBRO
"MUNDO DA MAÇÃ" VOLTA A ALCOBAÇA


Quem não conhece a maçã de Alcobaça? E como a maçã de Alcobaça é uma das melhores maçãs do País, o Mundo da Maçã vai passar pela cidade de 26 a 28 de Setembro, na zona envolvente ao Mosteiro.

Entre um inúmero conjunto de actividades, a 5.ª edição deste "saudável" evento, conta com os seguintes destaques: semana gastronómica (26 de Setembro a 5 de Outubro); Apple Parade (exposições de rua); tenda expositiva e de divulgação (a funcionar das 10h00 às 23h00); "Caminhada da Maçã de Alcobaça" (28 de Setembro) e a degustação de um fruto com uma riqueza invejável em vitaminas sais minerais, fibras, água e fitonutrientes.

Uma organização da APMA - Associação dos Produtores de Maçã de Alcobaça, com o apoio do Município.

Correr com coração pela maçã!
No dia em que a Fundação Portuguesa de Cardiologia comemora o Dia Mundial do Coração, 28 de Setembro, pelas 9h30, a CMA e a APMA, juntamente com a colaboração do ginásio Dino's Health Club organizam a "Caminhada da Maçã de Alcobaça". O consumo da maçã contribui para a prevenção de doenças como a obesidade, e por isso, aliar a caminhada ao Mundo da Maçã tem como finalidade convidar a população a uma manhã mais saudável.

Durante o percurso, que tem a extensão de 5 km, vão decorrer actividades de Body Balance e Extreme Strep. O local de Partida e Chegada está marcado para a frente do Mosteiro. As inscrições devem ser efectuadas até ao dia 25 através do telefone: 262 580 908.

Para mais informação contactar: APMA Tel. 262 597 585 Fax 262 597 585
Email: maca.alcobaca@gmail.com
________________________________________

26 A 28 DE SETEMBRO
JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO

De 26 a 28 de Setembro, o Mosteiro de Alcobaça recebe as Jornadas Europeias do Património, uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que envolve 50 países no âmbito da sensibilização dos cidadãos europeus para a importância da salvaguarda do Património.

Neste sentido, cada país elabora, anualmente, um programa de actividades a nível nacional acessível, gratuitamente, ao público.

O IGESPAR, enquanto coordenador nacional das Jornadas apresentou para este ano o tema "no património... acontece" - pretendendo propiciar novas oportunidades de reencontro das pessoas e das comunidades com o mundo do património e dos monumentos.

Durante três dias, o monumento Património Mundial recebe espectáculos, confererências, oficinas pedagógicas, exposições, concertos, Teatro de Marionetas (com a companhia S.A Marionetas), ateliers e visitas guiadas ao Mosteiro.

Para encerrar o evento, o contratenor Luís Peças actua, no dia 28, na Biblioteca do Mosteiro pelas 21h00, com um espectáculo intitulado "Encontro de Música Ibérica", onde estará acompanhado pelo grupo "Concentus Duo" (Guitarra clássica) e por um conjunto de bailarinos Flamencos. Mais informação em http://luispecas.blogspot.com/.

PROGRAMA
________________________________________


PROGRAMAÇÃO DO CINE-TEATRO

27 SET SABÁDO ( fora de portas)
"PIG" é uma produção teatral inglesa que trará à zona envolvente do Mosteiro, nos horários 10h30 12h30 14h00 e 16h00, um espectáculo cheio de surpresas realizado dentro de uma surpreendente porca (PIG) com 9 metros. As sessões, 10 a 15 por dia, terão a duração de 10 minutos, e pretendem captar inúmeros curiosos para descobrir o que se passa dentro da porca. O espectáculo é concebido para crianças, mas adequado a todas as idades. Um espectáculo inserido na programação das Jornadas Europeias do Património.

27 SET SABÁDO (CTA)
De regresso à Dança, o CTA acolhe, pelas 21h30, a COMPANHIA PORTUGUESA DE BAILADO CONTEMPORÂNEO (CPBC), que apresenta um programa composto por três coreografias, «Veneno», «Euridice e o Instante», e «Finale», a última uma estreia.

28 SET SABÁDO (CTA)
Para finalizar o mês de Setembro, o Cine-teatro recebe domingo, pelas 21h30, MASSIVE BRASS SOCIETY. Um grupo que tem como principal objectivo dar a conhecer a família dos instrumentos graves de metal (trombones alto, tenor, baixo e contrabaixo e as tubas (tenor [eufónio], baixo e contrabaixo)), bem como o repertório original para este tipo de formação. Reúne jovens talentosos das várias escolas profissionais e superiores de música nacional, e contará com a direcção artística do alcobacense Sérgio Carolino.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61

Sem comentários: