sábado, 6 de setembro de 2008

Mário Lino Presente na Inauguração do Elevador Panorâmico de São Martinho do Porto | 10 de SET | 11h00

São Martinho do Porto mais acessível

A completar a segunda fase do projecto de Requalificação Urbana da vila de São Martinho do Porto, concelho de Alcobaça, a Câmara Municipal de Alcobaça inaugura, no próximo dia 10 de Setembro, pelas 11h00, o Elevador Panorâmico de São Martinho, que vai fazer a ligação entre a Rua Vasco da Gama (mais conhecida por Rua dos Cafés), a Rua da Bela Vista e o Largo Comendador José Bento da Silva.
A sessão de inauguração contará com as presenças do Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, e do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e Cidades, João Ferrão.


A OBRA
Este não será apenas um elevador que tornará São Martinho mais acessível. A estrutura, que assume uma arquitectura contemporânea, é composta por três pisos. No piso térreo desenvolve-se um espaço totalmente aberto que permite a visualização de todo o edifício, onde os utentes poderão também encontrar uma caixa multibanco. No piso 1 será implementado o Posto de Turismo da vila, onde os visitantes poderão solicitar informações e aceder, de forma individualizada, à internet. O piso 2 é um espaço equipado com infra-estruturas com capacidades para acolher inúmeras e diversificadas actividades lúdico/educativas como: exposições, eventos culturais, conferências, workshops entre outras. Os espaços de apoio como arrumos, sanitários femininos e masculinos estão localizados no piso -1.
A empreitada não se resumiu à construção do elevador. Os trabalhos englobaram também a requalificação do Largo José Bento da Silva, antigo Adro, um dos mais belos miradouros de São Martinho do Porto.

O ELEVADOR
A obra assume grande importância para os habitantes residentes na vila, uma vez que vai ligar a parte baixa à zona alta, também conhecida por Outeiro, que há muito se deparam com dificuldades de ligação, devido ao desnível acentuado do piso neste, ainda que curto, trajecto.

Assim, este novo equipamento vai facilitar a mobilidade dos habitantes, principalmente para os cidadãos com dificuldades motoras, idosos, grávidas e pais com crianças pequenas. Trata-se de uma nave em vidro, que permite total visibilidade do utilizador para o exterior. É, pois, um elevador panorâmico.

Ao nível da cobertura do Posto de Turismo e com acesso a partir da Rua da Bela Vista foi construído, para além de uma escada pública de ligação ao Largo Comendador José Bento da Silva, um bar com esplanada.

A obra é da autoria do Arquitecto Gonçalo Byrne, faz parte do pacote da Requalificação Urbana de São Martinho do Porto e custou cerca de 860 mil Euro ao orçamento municipal, havendo uma comparticipação de Fundos Comunitários.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: