terça-feira, 30 de setembro de 2008

Fado Vai Ser Cantado em Monumentos

O Mosteiro da Batalha é o primeiro monumento nacional a receber um concerto de fado de Coimbra. A iniciativa, organizada pela Associação Académica de Coimbra, pretende levar a música a locais emblemáticos nacionais.

O evento tem a participação do pelouro da Cultura da Direcção-Geral (DG) da AAC e a secção de Fado da mesma instituição, e passa por fazer actuações regulares da canção de Coimbra em espaços que sejam dependências do IGESPAR. "Estamos também a englobar este concerto nas Jornadas do Património, que se estão a realizar este fim-de-semana", explica o coordenador-geral do pelouro da Cultura da DG/AAC, João Alexandre.

Entre os monumentos ponderados para levar os concertos de fado de Coimbra, contam-se o Palácio da Pena em Sintra, o Mosteiro de Alcobaça e o Panteão Nacional. "Vamos fazer todos os possíveis para levar a iniciativa a outros monumentos, de forma a promover o fado", assegura João Alexandre.

Assim, a partir das 22 horas, as guitarras começam a ecoar no Mosteiro de Alcobaça através do Grupo da Escola de Música da Secção de Fado da AAC, o conjunto que vai efectuar todas as actuações. A calendarização da iniciativa ainda não está totalmente definida, faltando determinar o dia e o local dos próximos concertos. "Queríamos fazer as actuações todas ao longo do próximo trimestre, mas há algumas dificuldades em termos logísticos, em especial pela impossibilidade de prever o tempo", revela João Alexandre, lembrando que quase todos os monumentos são ao ar livre.

No entanto, e apesar dos problemas atmosféricos que a organização pode vir a encontrar, o dirigente estudantil espera que esta digressão do fado pelos monumentos nacionais "decorra até ao próximo Verão".
In Jornal de Notícias

Sem comentários: