segunda-feira, 22 de setembro de 2008

NOSE - Network of Social Enterprises Apresentado em Alcobaça

NOSE - Network of Social Enterprises, projecto candidatado ao Programa de Iniciativa Comunitária URBACT II, foi apresentado no passado dia 17 de Setembro, pelo Município de Alcobaça, no Auditório da Biblioteca Municipal. Os principais objectivos do NOSE são:

. Criação de uma rede de incubadoras destinadas a favorecer o nascimento de micro e pequenas empresas com finalidade nas áreas sociais (apoio social, cultura, turismo, educação, tempos livres, ...) que suportem e complementem as já existentes;
. Promover a consolidação das cidades em termos económico-sociais, através da ligação das diversas iniciativas de empreendedorismo social, em prol do desenvolvimento local;
. Promover a integração social aumentando as competências específicas dos operadores da economia social nas áreas da criação, gestão e inovação;
. Promover, entre os investidores sociais, o desenvolvimento de uma comunidade dinâmica que actue ao nível da transferência de know-how.

--

A sessão contou com a presença de dois representantes italianos da empresa de consultoria Rapini Mazzone & Partners - Studio di Consulenza, e também com o Perito encarregue da supervisão do projecto, tendo como finalidade divulgar o projecto junto de alguns stakeholders sociais do Concelho (entidades que afectam ou são afectadas pelas acções proposta ou a propor), como Juntas de Freguesias, Escolas, Univas, membros representantes de Associações Culturais e Sociais, IPPS’s entre outros.

Com expectativas de angariar pelo menos 10 parceiros, até à data estão envolvidos no projecto sete municípios e uma Universidade, a saber: Gela (Itália), Koropi (Chipre), Agrinion (Grécia), Xativa (Espanha), Grenoble (França), Haninge (Suécia), Brigthon (Reino Unido), Alcobaça (Portugal) e a Universidade de Chieti (Itália).
Este projecto do URBACT II tem como ponto de partida a elaboração de um diagnóstico das regiões candidatas, tendo o Município de Alcobaça sido motivado a aderir com o objectivo de tentar recuperar os sectores de actividade em fase de declínio, que libertam mão-de-obra nem sempre absorvida por outros; bem como promover a concorrência, saudável, entre cidades e proporcionar boas condições de trabalho e de fixação para jovens licenciados. A promoção do empreendedorismo para pequenas e micro empresas no sector terciário é outra das grandes prioridades do projecto.

OBJECTIVOS
Nesse sentido, foram anunciados como principais objectivos do NOSE a criação de uma rede de incubadoras destinadas a favorecer o nascimento de micro e pequenas empresas com finalidade nas áreas sociais (apoio social, cultura, turismo, educação, tempos livres, ...) que suportem e complementem as já existentes.
Promovendo a consolidação das cidades em termos económico-sociais, através da ligação das diversas iniciativas de empreendedorismo social, em prol do desenvolvimento local; a promoção da integração social; o aumento das competências específicas dos operadores da economia social nas áreas da criação, gestão e inovação e a promoção, entre os investidores sociais, do desenvolvimento de uma comunidade dinâmica que actue ao nível da transferência de know-how.

A primeira fase do projecto, designada de fase de desenvolvimento, com duração de seis meses, está a terminar, e a divulgação da aprovação final está prevista para o mês de Novembro. Até lá decorre a concepção da proposta final, que inclui a preparação de um Baseline Study (diagnóstico), tendo como ponto de partida a situação actual e, para o qual é muito útil o trabalho já desenvolvido pela Rede Social. Para que os resultados sejam coerentes com as necessidades do Concelho de Alcobaça, é crucial a criação de um Grupo Local de Apoio composto por pessoas e entidades que conheçam a realidade do Concelho e sejam capazes de estabelecer objectivos concordantes. A probabilidade de validação final do NOSE é elevada e, caso seja aceite, o Município de Alcobaça, bem como todas as outras entidades envolvidas, tem 30 meses para a implementação do projecto, o que incluirá: a interacção através de trocas de experiências, visitas temáticas e eventos de promoção, a produção de um Plano de Acção Local, a selecção das aspectos-chave para o desenvolvimento do programa e a apresentação dos resultados.

O orçamento total do projecto poderá chegar aos 710 mil euros, estando estipulados para o Município português uma verba de 70 mil euros, co-financiados em 80% pelo FEDER. A participação dos presentes na reunião de ontem foi activa, ficando a vontade e a promessa de desenvolver um trabalho conjunto, em prol do desenvolvimento da região.

Para mais detalhe consulte: http://urbact.eu/thematic-poles/growth-and-jobs/thematic-networks/urban-nose/presentation.html

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: