sábado, 6 de setembro de 2008

IGESPAR Aprova Planos Para Cova da Onça

O Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) aprovou o Plano de Pormenor da Cova da Onça proposto pela Câmara Municipal de Alcobaça.

Está, assim, dada luz verde para a construção do Centro Escolar de Alcobaça, que irá acolher meio milhar de alunos dentro dos próximos anos.

Mas para a obra arrancar ainda faltam pormenores importantes, nomeadamente ao nível dos projectos de especialidade, designadamente a carta de ruído, as infra-estruturas eléctricas e as infra-estruturas rodoviárias.

Além do Centro Escolar, o Plano de Pormenor da Cova da Onça prevê a construção de um parque de estacionamento subterrâneo, zonas verdes, habitação colectiva, comércio e um edifício para serviços, que ficará junto à Avenida dos Combatentes. A construção de um hotel é, por outro lado, outra das intenções estratégicas do executivo camarário neste novo plano de ordenamento da antiga Quinta da família Magalhães, adquirida pela Câmara ainda durante o mandato do socialista Miguel Guerra.

A Cova da Onça terá ainda, ao nível das acessibilidades, uma importância determinante na comunicação futura da cidade já que está prevista a construção de uma grande avenida de ligação à Quinta da Barrada onde começaram, entretanto, as movimentações de terras com vista à construção do maior loteamento do concelho e do distrito de Leiria.

O executivo camarário de Gonçalves Sapinho aponta meados de Setembro como a data provável para discutir o plano e o futuro da Cova da Onça em reunião de Câmara e na Assembleia Municipal.

In Rádio Cister

Sem comentários: