terça-feira, 23 de setembro de 2008

Estação do TGV em Rio Maior

Rio Maior vai ter uma estação ferroviária de alta velocidade (TGV) e não um apeadeiro, para servir a região do Oeste.

A decisão foi confirmada na segunda-feira pela secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

O vereador do PS na Câmara Municipal de Alcobaça, Daniel Adrião, vê o equipamento como uma forte contribuição para o crescimento económico do concelho já que a Estação ficará a sensivelmente a 10 minutos da Benedita, a maior freguesia do concelho de Alcobaça.

Para Daniel Adrião os benefícios da proximidade das futuras estações do TGV, em Rio Maior (Asseisseira) e Leiria (Barosa), prova que os contestatários estavam errados quanto ao investimento da administração central pelo que, aconselha o socialista, "os movimentos devem retratar-se, pedindo mesmo desculpa aos alcobacenses".

Na resposta, Noémia Rodrigues, do movimento ATAC (Amigos da Terra por Amor à Camisola) diz que não tem de pedir desculpa por estar convencida que o TGV irá destruir locais de relevo ambiental e patrimonial de Alcobaça.

Já Paulo Inácio, o primeiro signatário da petição "TGV a Oeste da Serra dos Candeeiros Não", afirma que quem deveria pedir desculpas é Daniel Adrião por não estar a defender os interesses de Alcobaça, mas sim os do Governo de José Sócrates, para quem trabalha.

In Rádio Cister
________________________________________

E para quê?
É Rio Maior assim uma cidade tão grande que gere suficiente tráfego para o TGV? _ NÃO!
É viável para qualquer Alcobacense uma desocação de carro até Rio Maior (percurso que demora mais tempo) para depois apanhar o TGV para Lisboa? _ NÃO!
Compensa a alguém das Caldas da Raínha ir até Rio Maior para apanhar o TGV? _ NÃO! Pode utilizar a Linha do Oeste até Lisboa ou Leiria.
Compensa a alguém de Santarém ir até Rio Maior para apanhar o TGV? _ NÃO! Têm a linha do Norte que acaba por ser mais rápida.

Confesso que não percebo, mas expliquem-me p.f. se me está a escapar algum detalhe...

Sem comentários: