quarta-feira, 6 de maio de 2009

Alunos Alcobacenses Ganham Olimpíadas Regionais de Química

Foram mais de 200 os alunos dos 8º e 9º anos de 35 escolas dos distritos de Coimbra, Leiria e Viseu que no passado dia 19 de Abril, disputaram em Coimbra a 5ª edição das Olimpíadas Regionais de Química. Pelo segundo ano consecutivo, três alunos alcobacenses alcançaram o primeiro lugar da prova, cujos 2º e 3º lugares foram ganhos por duas equipas da Marinha Grande.

Bernardo Figueiredo, Catarina Correia e João Pereira, da Escola Básica 2,3 Frei Estêvão Martins de Alcobaça, venceram a prova composta por 30 perguntas de escolha múltipla e várias actividades práticas, onde se põem à prova os conteúdos ensinados no programa de Química até ao 9º ano de escolaridade. A sua pontuação foi de 98%, muito acima dos 68% da média das classificações obtidas por todas as equipas participantes.

Garantida ficou já a participação nas Olimpíadas Nacionais de Química deste ano, um título que os mesmos alunos conquistaram no ano passado e que os levou a representar Portugal na Olimpíada Europeia da Ciência que se realizou em Múrcia entre os dias 28 de Março e 5 de Abril.

Nesta prova a equipa de Alcobaça ficou no grupo dos terceiros classificados, com 97 pontos em 178 possíveis. A equipa trouxe para Portugal uma medalha de bronze naquela que foi a primeira participação do país numa prova dirigida a estudantes com menos de 16 anos e que contou com a participação de 120 alunos de 21 países europeus, incidindo sobre conteúdos de Química, Física e Biologia.

In Gazeta das Caldas

Sem comentários: