quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Pois É...

O presidente da Câmara Municipal de Alcobaça (CMA) está “preocupado com segurança na cidade” e no Concelho.
As palavras do autarca dizem respeito aos vários casos de desacatos e violência que têm ocorrido no bairro social da Bela Vista, em Alcobaça, e onde apenas residem famílias de etnia cigana.

Tudo porque existem agregados que “não se entendem uns com os outros” e por isso recorrem frequentemente a discussões, que muitas vezes chegam a envolver violência física e até disparos de armas de fogo.

Vários elementos que já deixaram os prédios da Bela Vista, estiveram, esta segunda-feira, na reunião de Câmara, onde alertaram o executivo para a existência destes problemas e que têm resultado no afastamento das famílias ameaçadas.

A dimensão dos conflitos é tal que actualmente vivem apenas 10 das 24 famílias que aí foram alojadas para autarquia.

Segundo Maria do Rosário Marques, cujo neto ficou “todo cortado” depois de um desentendimento, as pessoas têm medo dos agressores e por isso preferem voltar para as barracas da Cova da Onça, terreno onde já estão mais de sete famílias que residiam na Bela Vista. Outros mudaram-se para Alfeizerão, onde também existem habitações sociais.

Logo a seguir falou Maria Luísa, que abandonou o bairro social há mais de um ano, para recordar que se a sua família foi ameaçada de morte e, por isso, esteve “escondida durante dois meses” e que está disponível para ocupar uma casa de renda apoiada em Alfeizerão.

Confrontado com estes casos, Paulo Inácio mostrou-se preocupado com a falta de segurança e anunciou que vai falar com os e com responsáveis locais e distritais da PSP e pedir também uma reunião com carácter de urgência ao Governador Civil de Leiria, no sentido de este pedir ao Ministério da Administração Interna o reforço policial da cidade de Alcobaça.

Paulo Inácio admitiu também que poderá ter sido uma má opção ter colocado apenas elementos de etnia cigana nas habitações sociais da Bela Vista.

Segundo o vereador da CDU, Rogério Raimundo, estas denúncias de tiroteios já tinham sido feitas à CMA há alguns meses.

In Rádio Cister

- -
Que grande novidade... Parece que só a C.M.A. é que na altura não quis ver a realidade. Agora peçam responsabilidades a quem planeou os realojamentos!
Sim, porque planear e construír um bairro para 24 famílias e onde só vivem 10 significa que mais de metade do investimento foi deitado fora...

(...) Paulo Inácio admitiu também que poderá ter sido uma má opção ter colocado apenas elementos de etnia cigana nas habitações sociais da Bela Vista. (...)

Se os da mesma etnia não conseguem lá viver então eram os de outras que se iam aguentar?! Não podemos continuar a ignorar a realidade nem a ter atitudes deste tipo completamente ingénuas...

Sr Presidente, não se preocupe com a segurança. Lá porque um passeio nocturno em Alcobaça é algo desolador no meio de montras cerradas com gradeamentos de lembrar o Paquistão, de as pessoas se sentirem ameaçadas de saír de casa, e dos carros dos turistas que nos visitam serem alvo de limpezas frequentes na Quinta da Cova da Onça, não quer dizer que algo de mal se passe...

Sem comentários: