terça-feira, 12 de abril de 2005

Areia para olhos

Em Alcobaça, na esquina da rua Frei António Brandão com a rua David da Fonseca existe mais um daqueles casos de "Xico-Espertice" que em nada dignifica a nossa cidades e os órgão de poder local.
Assistimos mais uma vez à construção de um edifício NOVO em que foi deixada a fachada do anterior edifício de modo a parecer uma simples reconstrução. A táctica é velha e assim se continua a construir mal e contra um planeamento urbano de qualidade. Neste caso continuamos com um edifício demasiado próximo da estrada e numa esquina onde obstrui a visibilidade.
O que me parece estranho é o facto de ninguém ver que apenas resta uma parte da fachada e todo o restante edifício foi construído de raiz, tendo sido acrescentados mesmo um ou dois pisos. Ninguém me convence que a CMA não poderia tomar uma atitude, apesar de a lei proteger estes casos. Haverá sempre a possibilidade de provar que não se está perante uma reconstrução.
Assim, continuaremos com cidades atrofiadas, mal planeadas e muito pouco funcionais. Assumem-se os erros do passado, mas voltar a comete-los é que não.

Sem comentários: