terça-feira, 19 de abril de 2005

Sobre os temas do próximo Luzes da Ribalta

Mosteiros de Alcobaça e de Cós - que ocupação e que aproveitamento serão neles desejáveis?
Dois espaços distintos em termos de dimensão e espaço útil. Em qualquer dos casos será sempre necessária uma muito maior divulgação turística.

O Mosteiro de Cós, localizado num pequeno centro urbano tem sempre um aproveitamento mais fácil de definir. Poderá ser sempre utilizado como um espaço cultural, para exposições, concertos e actividades que sirvam a população. No entanto, um grande projecto para o Mosteiro de Alcobaça limita muito as pretensões deste pequeno mosteiro.

Quanto ao Mosteiro de Alcobaça, será sempre difícil preencher e manter todo aquele espaço. Com a ideia da Universidade afastada, devemo-nos virar agora para um outro tipo de ocupação.
Além de espaços para exposições(permanentes e temporárias), concertos e de lazer, poderia ser criada uma espécie de pousada de requinte, um pouco à semelhança da pousada existente no castelo de Palmela. Seriam então criadas condições para um novo tipo de turismo, capaz de cativar pessoas dos mais variados pontos do país e do estrangeiro, e dar-lhes condições para se manterem na cidade em estadias mais longas. Uma variante mais urbana do turismo de habitação. E já agora, porque não também um SPA?!
Proponho também a criação de uma galeria de arte e de um importante museu, dedicado por exemplo à vida e obra dos Monges de Cister, ao seu importante papel no desenvolvimento da região e também dedicado à cidade de Alcobaça e todo o seu concelho.
No fundo propõem-se um grande centro cultural agradável e atractivo que engloba uma grande pousada, um grande museu, galeiras de arte e um centro de exposições, que poderão ser complementados com uma simpática cafetaria e talvez mesmo um bom restaurante típico.

Plátanos da praça D. Afonso Henriques deverão ser podados, arrancados ou substituídos? Ou deverão antes morrer de pé?
Não sou a melhor pessoa para falar sobre este assunto, na medida em que sou contra a existência de plátanos nas cidades. São muito frequentes as alergias e os problemas respiratórios derivados deste tipo de árvores e em Alcobaça verifica-se essa situação.
Na minha opinião seriam substituídos por um outro tipo de árvores de menor porte, que permitissem uma melhor visualização dos edifícios da praça. É uma das praças mais bonitas que conheço e é uma pena que esteja completamente escondida. Em termos de saúde seria também benéfico para todos, como referi anteriormente.
Em relação às podas, é necessário e urgente podar quase a totalidade das árvores da cidade e do concelho. Todas as nossas árvores estão num estado lastimoso e necessitam deste tipo de intervenção. Vejamos os exemplos externos em que as árvores são podadas anualmente.
Uma boa poda evita também problemas de quedas de árvores resultantes de ventos fortes.

Sem comentários: