quarta-feira, 18 de outubro de 2006

Alcobaça, Terra de Paixão

Já há algum tempo que andava para escrever sobre esta ideia, que não é exclusiva (alguém há pouco tempo falou sobre o assunto, mas com uma perspectiva um pouco diferente) mas que facilmente poderia ser aproveitada e gerida por todos os nossos conterrâneos.


Alcobaça é uma cidade muito bonita, muito romântica e com algum requinte. É uma terra de amores onde se vivem e viveram paixões, e onde cada recanto é mágico e místico. Eu próprio vivi o meu grande amor em Alcobaça, entre as escadarias do mosteiro e as esplanadas do Rossio ou do jardim da Praça João de Deus Ramos.
É uma cidade rica numa arquitectura que espelha o romantismo, com os seus palacetes, as suas ruas estreitas, os seus becos e as suas pontes. Os seus arcos são únicos e não deixam qualquer casal indiferente. É toda uma atmosfera, uma vivência, um encanto e um verdadeiro apelo à paixão.


E porque não tirarmos partido de todas essas qualidades? Porque não transformarmos Alcobaça numa capital do Romantismo, um pouco à semelhança de Sintra. Facilmente poderíamos ser o destino de um grande número de casais de toda a zona centro do país que procuram um lugar encantado para comemorar uma qualquer data especial num ambiente de romantismo e de... Paixão!
Bastaria só adaptarmos um pouco os nossos espaços, os nossos restaurantes, que à luz das velas proporcionariam momentos inesquecíveis, sempre com um centro histórico já de si convidativo como pano de fundo. Alcobaça seria assim o destino procurado para os reencontros, para as celebrações, para o reviver das paixões e dos amores. Seria o local mágico sempre presente na mente de todos e associado às boas e apaixonantes recordações.

Um destino de qualidade para aniversários de casamentos, de namoros, bodas e um sem fim de eventos que serão sempre para recordar. Facilmente atrairíamos os vizinhos de Leiria, Caldas, Marinha Grande e quem sabe mesmo Pombal ou Ourém. Uma viagem que certamente seria bem recompensada pelas nossas características únicas na região.
Para isso há que apostar na qualidade da nossa oferta e na sua adequação, decorando espaços, esplanadas e até mesmo as praças e becos. Há que promover e criar essa mesma imagem forte que pretendemos. Há que reinventar um estilo e um ambiente.
A nossa doçaria tradicional também ajuda, e muito. A nossa ginginha é um ex-libris e mais uma marca nesta imagem de marca, servida nos nossos bares mais que acolhedores e cheios de espírito.
A ideia coaduna-se com a recente pretensão de uma Pousada no Mosteiro. Complementa-se com a vasta oferta cultural da cidade e os seus recintos.
O comércio também entraria na temática e também ele teria um papel preponderante na decoração do centro histórico.

Teríamos assim Alcobaça como uma verdadeira Terra de Paixão, como uma marca reconhecida e um pólo turístico de excelência. Porque Alcobaça é isso mesmo e só há que o mostrar ao mundo.
Fotos de Pedro Libório

Sem comentários: