quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Contributo da Maçã de Alcobaça

para a prevenção e combate de doenças crónicas vai ser estudado com o apoio de investigador americano da Universidade de Cornell
Um inovador trabalho de investigação e demonstração vai ser lançado no próximo dia 12 de Outubro, às 16h45, no auditório do MercoAlcobaça em Alcobaça. Trata-se de um estudo sobre a riqueza em fitonutrientes e antioxidantes das Maçãs de Alcobaça e o seu contributo para a prevenção e combate das doenças crónicas que mais afligem os portugueses.

As maçãs são altamente ricas em fitonutrientes, sendo o fruto consumido em Portugal com maior actividade antioxidante e a maior fonte de flavonóides na dieta ocidental. Por isso podem desempenhar um papel determinante na prevenção de várias doenças crónicas. As investigações de diversos países já demonstraram que o consumo de uma maçã por dia ajuda a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares, a diminuir o risco de diabetes, a prevenir vários cancros e a melhorar a função digestiva e a respiratória entre outras. É agora a vez das Maçãs de Alcobaça serem estudadas e de contribuírem para a melhoria da saúde dos portugueses.

A apresentação do projecto, desenvolvido em parceria com a DRARO - Ministério da Agricultura, contará com as seguintes presenças: Dr. João Breda , Dra. Elsa Feliciano , Eng.º Jorge Soares , um representante da DRARO e Prof. Domingues Almeida. Conta ainda com o Prof. Dr. Rui Hai Liu da Universidade de Cornell, um dos maiores especialistas mundiais no estudo das funcionalidades dos alimentos e da sua acção na prevenção de doenças crónicas.

A apresentação do projecto decorre no âmbito do MUNDO DA MAÇÃ, um evento que decorre de 12 a 15 de Outubro, com inauguração às 18h00, o qual pretende divulgar as várias vertentes da maçã, contendo vários espaços temáticos. Restaurantes Pastelarias, Empresas, Associações, Espaço Saúde e Espaço Criança, Desporto, Teatro, Adiafa, Caminhada da Maçã, Cerimónia com entrega de vários prémios e Cozinha ao Vivo com o Chefe Silva e Concursos para Melhor Doce e Melhor Compota são os destaques do programa. Uma organização em parceria entre o Município de Alcobaça e a Associação de Produtores da Maçã de Alcobaça.

O Prof. Dr. Rui Hai Liu na sua passagem por Portugal efectuará uma apresentação no I SIMPÓSIO NACIONAL DE FRUTICULTURA, no dia 12, às 10.00, no Mosteiro de Sta Maria de Alcobaça, em Alcobaça e uma outra apresentação no seminário A MAÇÃ E A SAÚDE, no dia 13, às 14.30 horas, na Universidade Atlântica, na Zona da Antiga Fabrica da Pólvora de Barcarena, em Oeiras.

Curriculum: Dr. Rui Hai Liu, M.D., Ph.D., Associate Professor
Department of Food Science, Cornell University
Rui Hai Liu is an Associate Professor in the Department of Food Science at Cornell University . Liu received his Ph.D. in Toxicology from Cornell University in 1993. He also holds a M.D. in Medicine and a M.S. in Nutrition and Food Toxicology.
Dr. Liu’s research program focuses on diet and cancer, effect of functional foods/nutraceuticals on chronic disease risks, and bioactive agents in herbal remedies for cancer and hepatitis. Dr. Liu has published more than 60 original scientific papers in peer-reviewed journals. He has been directly interviewed by more than 90 news media and scientific organizations about his research including the Associated Press, Reuters, ABC, CNN, CBS, the BBC, the New York Times, the Washington Post, the Wall Street Journal, Time Magazine, Newsweek Magazine, Science News, AAAS, ACS, AICR, and Reader’s Digest.

Sem comentários: