sexta-feira, 13 de outubro de 2006

Presidente da Câmara pede soluções para o Mosteiro

Gonçalves Sapinho, presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, pediu ao governo soluções para o Mosteiro daquela cidade.
O autarca esteve presente no jantar promovido pelo Ministério da Cultura, no passado dia 10 de Outubro, no Castelo de Porto de Mós.

Perante Ministra e Secretário de Estado da Cultura, o autarca alcobacense interveio no sentido de suscitar algumas questões relacionadas com a área museológica (Museu de Alcobaça, Museu dos Coutos, Museu do Vinho, ...) e com o Mosteiro de Alcobaça e seus logradouros (jardins e áreas devolutas).
Gonçalves Sapinho alertou para a necessidade de tirar partido do Mosteiro, quer através da sua fruição como equipamento cultural, quer como produto turístico vendável.

Salientou ainda a necessidade da criação de uma comissão que estabeleça um plano para a "ocupação" do Mosteiro nas vertentes Educação, Cultura e Hotelaria (pousada e auditório) que permitam dinamizar e, ao mesmo tempo, viabilizar o Mosteiro como centro gerador de riqueza.
O autarca referiu as virtudes das parcerias publico-privadas, que podem ser solução para o financiamento das intervenções necessárias à requalificação do Mosteiro que, segundo o estudo da SAER (Avaliação das Condições Estratégicas para o Desenvolvimento do Concelho de Alcobaça), podem ascender a 50 milhões de Euro.

O Presidente da Câmara disse também que é fulcral aproveitar o QREN para realizar algumas intervenções, nomeadamente a demolição de equipamentos devolutos que foram construídos ao longo do tempo para fins militares e sociais.
In Oeste Online

Sem comentários: