quinta-feira, 26 de outubro de 2006

Verbas do Orçamento de Estado

para o Tribunal e Hospital das Caldas
Numa análise ao Orçamento de Estado (OE) para 2007 e considerando algumas obras inseridas em PIDDAC para o próximo ano, surge finalmente dinheiro para a recuperação do Palácio da Justiça das Cal-das da Rainha, uma obra tantas vezes colocada e retirada deste documento que os sucessivos Governos apresentam.
Das verbas que aparecem em PIDDAC para 2007 destaca-se ainda uma verba para a captação de mais um furo de água para o Hospital Termal, uma verba para finalizar a recuperação da maternidade hospitalar e ainda uma escassa quantia para as redes culturais.
Do lado dos municípios do Oeste, e começando por Óbidos, destaque apenas para a obra da extensão de Saúde da Amoreira, no meio de outras duas obras de menor volume financeiro. Em Alcobaça e Nazaré as verbas parecem ter chegado com grande fulgor, já que a nível de acessibilidade e até a nível portuário, há dinheiro para bene-ficiação de várias estradas e a construção de uma nova via de comunicação terrestre. No campo marítimo, uma verba considerável para o porto de pesca da Nazaré, mas que é ainda assim menor do que aquela que recebe Peniche. Aliás, esta cidade piscatória do Oeste tem ainda uma quantia para a Escola Superior de Tecnologias do Mar.
O concelho do Cadaval tem atribuída uma verba para o Centro de Saúde, numa altura em que foram encerradas as urgências nocturnas daquele espaço. O Bombarral, além das verbas previstas na rede distrital de melhoramento das vias de comunicação rodoviária, tem atribuídas verbas para a freguesia do Car-valhal, em recuperação e construção de equipamentos.
No capítulo das transferências para as freguesias, destaque para a freguesia de Pataias, do concelho de Alcobaça, e para a freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, das Caldas da Rainha, que sozinhas encaixam mais de cem mil euros.
Quanto aos municípios que mais recebem, o campeão do Oeste é Torres Vedras, seguido de Alcobaça, Caldas da Rainha e Alenquer, Lourinhã e Azambuja.
In Jornal Regional

Sem comentários: