segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Autarquias Unidas Para Atrair Turistas

Projecto - Municípios querem criar rota entre o Convento de Cristo (Tomar), os mosteiros de Alcobaça, Batalha e dos Jerónimos (Lisboa)

Um por todos, todos por um. "Esta foi a máxima que inspirou os presidentes dos municípios de Lisboa, Alcobaça, Batalha e Tomar a criarem um projecto de cooperação para atrair mais visitantes aos monumentos dos seus concelhos.

A candidatura ao financiamento comunitário está praticamente concluída e assenta em três vectores essenciais: investigação, divulgaçãoe promoção.

Com a criação desta rota pelo património classificado pela UNESCO, as autarquias pretendem desenvolver igualmente uma estrutura comum, que possa "tornar mais acessíveis as acções de divulgação, promovendo actividades conjuntas e incentivando o estudo e valorização dos monumentos", revelou Corvêlo de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Tomar.

O projecto prevê um investimento de dez milhões de euros, sendo o grosso do capital destinado a acções de promoção e de animação dos espaços.

Há também a intenção de se proceder a trabalhos de requalificação nas zonas envolventes dos monumentos, mas apenas para melhorar uma outra acessibilidade ou embelezar a zona. "Esta não é uma candidatura para obras", sublinhou o autarca.

Segundo Corvêlo de Sousa, a população vai ser chamada a participar e a integrar os eventos realizados ao abrigo deste projecto, "para tornar as visitas mais atraentes".

O facto de a maioria dos monumentos estar próxima do Santuário de Fátima será uma mais-valia aproveitada pelas quatro autarquias.

O presidente da Câmara de Tomar realça ainda a construção do IC9, considerada uma prioridade pelo Governo, para tornar mais fácil as deslocações entre o Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro de Alcobaça, Mosteiro da Batalha e o Convento de Cristo
In Correio da Manhã

Sem comentários: