quarta-feira, 19 de novembro de 2008

X Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais Foi Um Sucesso

ALCOBAÇA REFORÇA TÍTULO DE "CAPITAL" DA DOÇARIA CONVENTUAL
Terminou, com sucesso, a X Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais que decorreu de 13 a 16 de Novembro, no Mosteiro de Alcobaça.
Cerca de 30 mil visitantes encheram as salas azul, rosa e verde, cores que deram vida às conhecidas divisões do Mosteiro: Refeitório, Sala dos Monges e Sala do Capítulo, respectivamente.

Depois de inaugurada na quinta-feira, 13 de Novembro, a Mostra contou com inúmeras actividades que animaram o certame de dia e noite, e ficou marcada pela forte presença estrangeira: Espanha, Bélgica (presentes pela primeira vez) e França. Dos 39 stands participantes, onde se incluíram expositores de Norte a Sul do País, destaque para a representação dos Arquipélagos da Madeira (estreantes) e Açores.

Para assinar o X ano de Mostra, logo no dia da inauguração o Município homenageou, com uma pequena lembrança - um avental de Chita, os 14 expositores que permanecem desde o primeiro dia na organização deste evento. Foram homenageadas as seguintes casas: Pastelaria o Forno - Abrantes; Casa do Pão-de-Ló de Alfeizerão - Alcobaça; David Pinto & Companhia, Lda - Alcobaça; Pastelaria A Casinha dos Montes - Alcobaça; Pastelaria Alcôa - Alcobaça; Pastelaria Saraiva - Alcobaça; Manuel da Silva Bastos - Arouca; Maltezinhas de Francisca Casteleiro - Beja; Pastelaria O Gigo - Braga; Maria José Cambetas - Évora; Pastelaria Clarinha - Guimarães; O Mosteiro - Lorvão e "A Pousadinha" - Tentúgal.

A presença já habitual do Chefe Silva foi também lembrada pela organização com uma homenagem pública ao grande mestre da doçaria conventual. O Chefe Silva foi também o líder dos jurados do Concurso de Doçaria Conventual que decorreu na tarde do dia 13, e contou ainda com a mestria de Filipa Vacondeus, Henrique Sá Pessoa, Irene Gonçalves e Amílcar Malho, que avaliaram 28 doces, oriundos de vários pontos do País. O "Manjar dos Deuses", da Pastelaria Alcôa, Alcobaça, foi premiado com o título de melhor doce.

Foram também entregues duas menções honrosas à Pastelaria Maltezinhas de Francisca Casteleiro, Beja, que apresentou o doce "Queijinhos de Hóstia", e à Pastelaria Vieira, Alcobaça, que concorreu com o doce "Gargantas de Freira". O Júri decidiu também premiar com o "Prémio Especial do Júri" a Pastelaria Casinha dos Montes com o doce "Encanto das Monjas".

VISITAS
Durante quatro dias em que Alcobaça foi uma cidade internacional, o Município acolheu ainda uma comitiva de Alcobaça do Brasil, cidade geminada com Alcobaça, que se fez representar pelo Presidente da Câmara Municipal de Alcobaça - Estado da Bahia, Jackson Vieira Torres.

A internacionalização continua a ser um objectivo prioritário. No Domingo, uma comitiva polaca, da cidade de Belchatow - localidade que poderá estar no próximo ano representada, em expositor, na XI Mostra, - juntamente com Jackson Vieira Torres, assinaram, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o livro de honra do Município. Na cerimónia protocolar, Jackson Vieira Torres, condecorou Gonçalves Sapinho com o título de Cidadão Honorário de Alcobaça do Brasil.

E como nem só de doces foi feita esta Mostra, no Mosteiro esteve ainda patente uma Exposição Retrospectiva dos "X Anos de Mostra", que registou, em fotografias, o percurso deste grande certame que é hoje considerado o maior evento anual realizado no Concelho. O Município lançou ainda o Livro "10 anos 10 Receitas".

Para visitantes, participantes e organização a opinião é unânime e as expectativas foram superadas. A promessa está feita, este é um evento para repetir.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Sem comentários: