terça-feira, 11 de novembro de 2008

Estátuas Lusas nas Rotas de Santiago

Quatro estátuas em pedra de grande porte partem esta semana de uma pedreira de Moleanos, no concelho de Alcobaça, para a Galiza onde serão colocadas em pontos estratégicos dos Caminhos de Santiago.

As estátuas, que simbolizam as quatro estações do ano, têm vindo a ser esculpidas ao longo das últimas semanas pelos escultores portugueses Fernando Martins e Xico Lucena e os galegos Armando Martinez e Paco Pestana.

A iniciativa partiu de Armando Martinez que, em colaboração com a Peregrinos Xacobeo - empresa espanhola que promove os Caminhos de Santiago -, está a desenvolver um projecto de unir os trilhos portugueses e galegos numa Grande Rota Ibérica dos Caminhos de Santiago.

Há cerca de ano e meio o projecto começou a desenvolver-se com o apoio de alguns municípios portugueses que procuram agora revitalizar os caminhos, muitos deles comuns aos que são habitualmente percorridos pelos peregrinos que acorrem ao santuário de Fátima.

Vinte câmaras municipais, de Santarém a S. João da Madeira - com grande destaque para os municípios do distrito de Coimbra, - estão apostadas em verem assinalada a rota que conduzia os peregrinos a Santiago de Compostela, sobretudo pela antiga Calçada Real, desde Setúbal até à Galiza já no Ano Santo Jacobeano de 2010 .

Armando Martinez explica ao JN que o grande objectivo é "fazer dos Caminhos de Santiago uma grande referência ao nível do turismo Ibérico. "Não só pelo que representam a nível religioso, mas como forma de divulgar e promover as regiões atravessadas".

Desde os finais do Século X que os peregrinos portugueses caminhavam em direcção à Galiza para contemplar o manto de Santiago, um dos apóstolos de Cristo. Ao longo do percurso atravessavam bosques, campos agrícolas, aldeias, vilas e cidades. Os Caminhos estavam enriquecidos por capelas, igrejas, conventos, cruzeiros e estalagens onde não faltava a imagem de Santiago Peregrino. Muitos destes símbolos mantém-se na actualidade.
In Jornal de Notícias

Sem comentários: