segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais | 13 a 16 de Novembro | Alcobaça

Marque na sua Agenda. De 13 a 16 de Novembro, o Mosteiro de Alcobaça ficará mais doce como nunca.


Para comemorar a X edição da Mostra a Câmara Municipal de Alcobaça apresenta algumas novidades:
. Presença de nomes como: Chefe Silva, Filipa Vasconcelos, Henrique Sá Pessoa, Irene Gonçalves e Amilcar Malhó - Júri do Concurso Nacional de Doçaria Conventual
. Lançamento do Livro "10 ANOS 10 RECEITAS";
. Participação internacional de países como: Brasil, Bélgica, França e Espanha, e este ano destaque para a presença da Ilha da Madeira pela primeira vez.
. Exposição Retrospectiva "10 Anos de Mostra" - Claustro D. Dinis
. Comboio Turístico - passeio gratuito pelas ruas do centro histórico da cidade;
. Espectáculos musicais e animação de rua.

A inauguração está marcada para 13 de Novembro, pelas 10h30.

Toda a informação em : http://docesconventuais.terradepaixao.net/
--
APRESENTAÇÃO
Este é o X ano que a cidade de Alcobaça recebe a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais.

Assumindo-se como pioneira do conceito em Portugal, a Câmara Municipal de Alcobaça, que trabalha nesta Mostra desde 1999, promove e divulga o riquíssimo património cultural que é a doçaria, apostando na tradição gastronómica deixada pela presença dos Monges e Monjas Cistercienses nos Conventos de Alcobaça e Cós.
Durante os primeiros anos, o evento decorreu numa tenda especialmente concebida para o acontecimento, localizada em vários pontos da cidade, mas a decisão de alterar o local da Mostra, em 2006, para o Mosteiro, foi uma aposta ganha, fruto da notoriedade que o certame foi adquirindo ao longo dos anos e da necessidade de preservar as tradições gastronómicas.
A beleza do Mosteiro constitui, só por si, motivo de visita e faz deste, o local ideal para receber esta Mostra, que recebe mais de 30 mil visitantes por edição.

A MOSTRA
O Refeitório, a Sala dos Monges e a Sala do Capítulo são as salas do Mosteiro que dão as boas-vindas à mais carismática Mostra Conventual do País. Por isso, e durante quatro dias, este ano de 13 a 16 de Novembro, o monumento Património da Humanidade acolhe mais de 40 participantes nacionais e internacionais, com destaque para os Conventos portugueses e brasileiros, Mosteiros de Espanha, Abadias de França e Bélgica.

VERDADEIRAS DELÍCIAS
As delícias sedutoras, verdadeiras maravilhas criadas através de inúmeras experiências, de longa prática e dedicação, de paciência e devoção, bem como os licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo, serão tentações disponíveis a todos os que visitarem o Mosteiro de Santa Maria.

As receitas conventuais constituem uma ementa de raros sabores, sobremesas e licores com grande êxito, e serão representadas num ambiente único, palco da Glutonaria Medieval - "sitio onde melhor se comia na Europa", segundo William Beckford, no livro "Alcobaça e Batalha".

Esta Mostra pretende manter Alcobaça numa dimensão internacional, como pólo de defesa da autenticidade das artes culinárias, pois são ainda bastantes os doces de origem conventual que figuram no receituário português e expostos nesta Mostra, onde o visitante poderá ainda "aguçar o paladar" com Licores Conventuais.


Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt 262 580 843/61

Sem comentários: