sexta-feira, 29 de agosto de 2008

SUNSET IT`S ALIVE

A Discoteca Sunset
Um espaço amplo com várias ambiências, que nos anos 80 fez furor e foi considerada uma das melhores discotecas do pais.
Muitas festas glamourosas aconteceram neste espaço e muitas figuras conceituadas da nossa praça por lá passaram e nos presentearam com bons momentos.
Até agora fechada só abrindo no carnaval...

Mas a SUNSET it´s Alive
Nós, somos desse tempo e dançamos, e divertimo-nos muito nesta Discoteca.
Quando lá passavamos ficavamos triste de vê-la sem vida.
Muitas vezes pensamos que se um dia podessemos...
Bom e foi o que aconteceu, sendo nós uma produtora de eventos, um dia pensamos melhor e decidimos...
Minha amiga disco tu vais renascer.....
Grande Festa de Abertura sob o lema

SUNSET it´s Alive

O conceito será abrir este espaço uma vez por mês com uma grande festa.
E como sozinhos não conseguimos fazer muita coisa e porque o objectivo é fazer reviver a noite de Alcobaça que em tempos foi poderosa convidamos 4 bares da região que nesse dia têm o seu espaço dentro da Sunset, sempre residentes, que prontamente aderiram sendo eles: O Maria’s, O Keitas Bar, O Alcopázio, estes de Alcobaça e um da Benedita: O Degrau.
Muitos outros espaços queriam aderir mas não sendo possível para já ficamos a contar com o seu apoio exclusivo.

Não se pretende que estas festas se fiquem só por música e dança e "copos".
Ao longo da noite, irão passar pela cabine vários Djs quer nacionais quer internacionais, resgatando os artistas da região, diferentes estilos de música, diferentes performances, shows de dança, animação lazer e muitas outras surpresas acontecerão ao longo das festas. O espectáculo estará sempre presente e será sempre de expontanea interatividade com o públco. As caras conhecidas também irão marcar presença.

Assim a aposta é aquecer as noites de Inverno que na maior parte das vezes nada a acontece. E na Sunset...tudo pode acontecer!!!

Os apoios têm surgido o que foi muito gratificante, e transformaram estas festas em Festas da ANTENA 3 que será a rádio oficial destes eventos, claro que as rádios locais também estarão presentes contando com a sua importante divulgação regional como a Rádio Cister e 94 Fm e ainda aguardamos algumas confirmações.

Contamos ainda com os patrocínios da, Bacardi, Eristoff, Red Bull, uma marca de Wiskey ainda não anunciada, Cerveja Cintra, Termas da Piedade Hotel, empresas locais, comerciantes locais, todos eles aderiram prontamente a este renascer da famosa discoteca dos anos 80, o que nós deixa particularmente orgulhosos e confiantes.
Agora, para que isto seja um grande reencontro, esperamos contar com o vosso apoio...


GRANDE FESTA DE ABERTURA
1ºacto


DJ´s Convidados:
Slimmy LIVE ACT
Mónica Seidl live
No Djs (Antena 3)
Pelota
Vahagn
Two Fingers


Show de abertura com Bailarinos
Show de Raios Lazer interiores e exteriores
Bailarinas electro porno


Zona Cota/VIP
Espaço reservado á musica dos anos 80 e para os que gostam de um pouco de calma poderao contar aqui com música ao vivo champagne e tapas.

Zona Fat
Zona onde se pode deliciar com algumas iguarias que iremos preparar ao longo da noite ou deleitar-se fumando um belo charuto.

Com isto tudo o que pode mesmo ter certo é uma noite muitooooooooo bem passada!

Organização: Produções Ilha da Fantasia
www.sunsetitsalive.pt.vu

IC9 a Caminho...

Na subconcessão Litoral Oeste
Oeste: Mota-Engil e Brisa passam para fase de negociações

Empreitada prevê troços com e sem portagem
Os consórcios liderados pela Mota Engil (Aenor) e pela Brisa (Aelo) passaram para a fase de negociações para a subconcessão Litoral Oeste. Estas duas propostas, abertas em Julho, propõem um pagamento médio anual que oscila entre os 8 e os 9,4 milhões de euros, revela esta quinta-feira o ministério de Mário Lino.

A partir de agora vai-se dar início à fase de negociações, «que culminará com a entrega, por estes concorrentes, da best and final offer e consequente adjudicação da concessão à proposta mais vantajosa», adianta em comunicado.

Esta subconcessão prevê a construção, aumento do número de vias, financiamento, exploração e conservação, com cobrança de portagem aos utentes dos lanços de auto-estrada da IC2 (variante à Batalha, com extensão aproximada de 12,5 km) e IC36 (Leiria Sul (IC2)/Leiria Nascente (COL), com 6,3km).

Sem portagem
Ao mesmo tempo prevê os lanços sem portagem da IC9 (Nazaré/Alcobaça/EN1, com cerca de 17km), EN8 (variante de Alcobaça, com 7,5km), EN242 (variante da Nazaré, com extensão aproximada de 5,7km), IC9 (EN1 Fátima, com cerca de 15km) e IC9 (Fátima (A1)/Ourém (Alburitel), com 22,2KM).

Esta subconcessão conta ainda com a operação, manutenção, aumento do número de vias, financiamento e exploração, sem cobrança de portagem, dos lanços COL (Cintura Oriente de Leiria, com extensão aproximada de 3,3km), VPL (Via de Penetração em Leiria, com cerca de 1,5km), IC9 (Alburitel/Carregueiros, com extensão aproximada de 5,4km), IC9 (Carregueiros/Tomar, com cerca de 8km) e EN1 (Nó do IC2 e Nó de S. Jorge (IC2), com 5km).

A Auto-Estradas XXI, o grupo Rodoviário Litoral Oeste também se candidatam com propostas a variarem entre os 8 e os 9,3 milhões de euros.

O Governo prevê concluir a empreitada até 30 de Junho de 2011.

In Agência Financeira

Câmara Admite Alargar em 2009 a Feira Medieval

A Câmara de Alcobaça admite alargar em 2009 a Feira Medieval a mais ruas de Aljubarrota, que este ano foi visitada por cerca de 30 mil pessoas.
Trata-se de uma ideia que os presidentes de Junta de São Vicente e Prazeres de Aljubarrota vêem com bons olhos.
Todavia, a decisão não vai ser tomada para já porque em cima da mesa a vereadora Alcina Gonçalves tem agora pela frente os Doces Conventuais e a Feira de São Simão, eventos que decorrerão este ano.
In Rádio Cister

13º Ciclo Internacional do Acordeão Alcobaça 2008 Repõe Espectáculo de Encerramento no Próximo Fim-de-Semana

Espectáculo de encerramento do 13º Ciclo Internacional do Acordeão Alcobaça 2008 vai ser reposto na noite do próximo sábado, 30 de Agosto, na Escadaria Principal do Mosteiro, às 21 e 30. Em palco estarão os seguintes artistas e agrupamentos: Nelson Conceição Trio, João Barradas, Marlon Valente, Tiago Pirralho, Sons da Eira e Francisco Peças, anunciando-se ainda fados com Hermâni Santos, Mónica Baptista e António Passão, os Hot Limousine e a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça, sob a direcção de Aníbal Freire. O espectáculo será de entrada livre, esperando-se agora muito mais sorte com o tempo e que o evento não volte a ter o azar de 27 de Julho, noite em que o mesmíssimo espectáculo de encerramento do 13º Ciclo Internacional do Acordeão Alcobaça 2008 se viu bruscamente impedido por uma brutal chuvada. É de ir e ouvir tudinho, de fio a pavio!
In Nas Faldas da Serra

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Ota Recebe 620 Milhões Para Compensar Perda do Aeroporto

O Governo vai investir mais de 620 milhões de euros nas autarquias da região Oeste para compensar a ida do novo aeroporto de Alcochete da Ota.

Segundo apurou o Diário Económico, estas são as principais medidas previstas no "Plano Compensatório" negociado nos últimos meses entre o Governo e a Associação de Municípios do Oeste e que deverá ser aprovado hoje na reunião de Conselho de Ministros. Um esforço financeiro que vai tocar a todos os ministérios.

Até ao final do ano, será decidido o local de construção do novo hospital Oeste Norte - que vai substituir as três unidades de Peniche, Alcobaça e Caldas da Rainha. O Estado vai investir 100 milhões de euros nesta obra. "Está previsto um hospital com cerca de 250 camas entre Alcobaça e Caldas da Rainha", confirma ao Diário Económico o presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo. António Branco.

A hipótese de um segundo hospital na zona fica em aberto. O Governo comprometeu-se a estudar e decidir, também até ao final do ano, tanto esta, como outra possibilidade: a de requalificar o actual hospital de Torres Vedras - o que deverá ser o mais provável.
In Jornal de Negócios

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

PS de Alcobaça Propõe Criação de Marca Turística

O líder da bancada do PS na Assembleia Municipal (AM) de Alcobaça, César Santos, vai propor, na próxima reunião magna, a elaboração de um Plano Estratégico Municipal para o Turismo, com a marca turística "Alcobaça". No documento, que irá ser apresentado na Assembleia Municipal, os socialistas entendem que a elaboração do programa deve contar com o contributo dos agentes públicos e privados com responsabilidades no concelho.
Segundo César Santos, a proposta surge numa altura em que as receitas do turismo estão a aumentar em termos nacionais, sobretudo no Oeste, e por ser vital planear a estratégia de Alcobaça, no sentido de potenciar o investimento privado e publico num desígnio colectivo.
"A construção de um concelho melhor, e que nos faça querer participar é uma tarefa sempre inacabada, que deve ser feita por todos os cidadãos e que a todos deverá envolver, neste combate para tornar Alcobaça um concelho com melhores condições de vida", defende o socialista.
César Santos considera "fundamental" elaborar um Programa Municipal de Turismo "sustentável" que defina as orientações estratégicas para "o turismo no concelho", numa lógica de turismo sustentável, integrado, planificado, "que estimule a qualidade e diferença" e que acompanhe as tendências turísticas e desafios da sociedade moderna.
"Este plano deve articular a política de turismo com a de ordenamento do território, conservação da natureza, desenvolvimento rural e protecção do património", realça o socialista.
No seguimento da implementação deste programa, o socialista defende que a criação "Marca turística Alcobaça", por ser uma zona com um "potencial turístico diversificado" ao nível do turismo tradicional e das novas formas de turismo.
In Diário de Leiria
________________________________________

A ideia não é má. Agora, o que fazer concretamente?!
Seriam boas algumas propostas e não apenas o blá, blá, blá...

Rabiscuits2008 - Mostra de Arte Experimental

Alcobaça, 19, 20 e 21 de Setembro


Perante o sucesso da edição anterior, o Rabiscuits 2008 tem uma vez mais a intenção de evoluir e apresentar obras nas mais diversificadas áreas da arte contemporânea e experimental.

Continua a existir uma necessidade constante de dar a conhecer a capacidade criativa de artistas, bem como a tentativa de sensibilização da população em relação à arte contemporânea e às novas formas de expressão artísticas, de forma a dar resposta a estas necessidades, continua a ser uma característica fundamental nesta mostra o facto de querer aproximar a arte contemporânea da população de forma a romper com o mito de ser um tipo de arte inacessível.

Com as mais variadas formas de expressão artísticas: Artes plásticas (Pintura, Escultura, Instalação e Vídeo); Artes performativas; Artes sonoras e Vídeo. Apresentadas sobre a forma de Mostras (Documentário e Curtas metragens), Exposições, Concertos e Workshops, pretende-se mais uma vez envolver instituições locais em prol dos novos valores de arte contemporânea e do desenvolvimento cultural da região de Alcobaça.

Mais Informação: http://rabiscuits.blogspot.com/

PROGRAMA

José Rocha Venceu Corrida de São Bernardo

José Rocha, do Maratona, venceu, no passado sábado, a Corrida de São Bernardo, em atletismo. Em segundo lugar ficou Jorge Pinto e a fechar o pódio, na 3ª posção, Hermano Pereira.
Segundo o vereador do desporto, da Câmara de Alcobaça, o sucesso desta primeira edição ficou garantido logo à partida através da inscrição de quase 4 centenas de atletas que percorreram os 10 quilómetros da prova através de cinco voltas a um circuito urbano de dois quilómetros de extensão.
Em 2009 voltará a Corrida de São Bernardo, embora a data da prova esteja dependente do calendário na próxima Volta a Portugal.
Mesmo que a data venha a ser "atirada" para fora do calendário da Feira de São Bernardo, José Vinagre espera que o sucesso de participação e de público se repita.
In Rádio Cister

Ginásio Apresenta Equipas de Futebol Formação e Escolas

Dia 1 de Setembro pelas 19:00h apresentação das Equipas de Futebol de Onze para a Época de 2008/2009 nas categorias de Iniciados,Juvenis e Juniores.
Dia 15 de Setembro pelas 18:30h apresentação das Equipas de Futebol de Sete/Escolas para a Época de 2008/2009
Entretanto estão tambêm já abertas as inscrições para a nova época na Secretaria do Clube
In Rádio Cister

AMA Pretende Instalar Loja no Mosteiro

A Associação Amigos do Mosteiro de Alcobaça (AMA) vai instalar uma loja de produtos comerciais no interior do monumento, património da Humanidade.
O projecto já foi entregue ao Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e, segundo José Eduardo, se for aprovado, terá por objectivo aproveitar a visita anual dos 250 mil turistas para gerar receitas destinadas à recuperação de espaços do Monumento.
A futura loja da AMA no Mosteiro vai vender artigos e produtos específicos de Alcobaça, nomeadamente loiças, chitas, artesanato e objectos em mármore, entre outros.
In Rádio Cister

Banda Alcobacense LOTO Nos Tops Com Disco Para Crianças

A música para crianças parece ser, cada vez mais, uma aposta ganha por parte dos músicos.
Agora são os Loto, uma banda alcobacense, que chegam aos tops nacionais com um trabalho discográfico para crianças.

O disco os Quatro Amiguinhos, (o cão Rafa, o sapo que toca tambor, a Ping guitarrista, e o Hindi que é o vocalista), é a estreia da banda na área da música para crianças, e surgiu depois do convite da produtora do Rucca e do Noddy.
O disco, composto por 10 temas, com um DVD e um CD de karoke, segue a linha pop da banda mas, agora, direccionado para crianças, um público que o músico João Tiago classifica de "exigente e que não hesita em manifestar o seu desagrado caso não goste do que está a ouvir".

Este trabalho obrigou o trio a vários dias de pesquisa, entre músicas portuguesas e estrangeiras para esta faixa etária, e a um contacto mais regular com crianças, para perceber o gosto dos mais novos. João Tiago diz que valeu a pena e pelo que se está a passar nos Tops, "foi uma aposta ganha". O trabalho dirige-se aos alunos do pré-escolar e do Primeiro Ciclo.
A aventura da banda por novos projectos começou em 2007, com a participação na banda sonora do filme Corrupção. Continuou, este ano, com o disco para crianças e promete continuar, em breve, com mais surpresas.

Para já, e com a tournée nacional encerrada em Sesimbra, a 14 de Agosto, a banda vira-se para Espanha, onde tem vários concertos entre Setembro e Outubro.
In Rádio Cister

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

1.ª Corrida de Atletismo de São Bernardo| SÁBADO | 23 DE AGOSTO | 16H30| Alcobaça

1 .ª Corrida de Atletismo de São Bernardo

É já este sábado, dia 23 de Agosto, pelas 16h30, que a cidade de Alcobaça recebe a 1ª Corrida de São Bernardo destinada a atletas federados e não federados e à população em geral (prémios monetários). Inserida no programa da Feira de São Bernardo, que decorre de 20 a 26 de Agosto, a Autarquia decidiu apostar numa modalidade que conquista cada vez mais adeptos - o atletismo.

A prova, que terá como ponto de partida e chegada a frente ao Mosteiro de Alcobaça, conta já com cerca de 400 inscritos, entre eles atletas portugueses e internacionais de nacionalidades: alemã, queniana e marroquina.


A PROVA
Juniores ( 1989 a 1990) - 6000 metros
Seniores ( 1974 a 1988) - 10.000 metros
Veteranos 1 - ( 1973 a 1929) - 10.000 metros
Veteranos 2 - ( 1968 a 1964) - 10.000 metros
Veteranos 3 - ( 1963 a 1959) - 10.000 metros
Veteranos 4 - (a partir de 1958) - 10.000 metros
Veteranos femininos - a partir de 35 anos

Contactos:
Pelouro do Desporto CMA
desporto@cm-alcobaca.pt
Tlf: 262 580 908
Fax: 262 580 905
Regulamento e Boletim de inscrições em http://cma/index.php?ID=7051

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Festa de S. Bernardo em Alcobaça - Brasil


Imagens da festa de São Bernardo de 2008

Estandarte de São Bernardo

São Bernardo e Nossa Senhora Aparecida

Vídeo: festa de São Bernardo

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Sérgio Carolino e o Seu Projecto 2Tubas & Friends Apresentam Novo CD Portuguese Massive Low Brass Society no Armazém das Artes


É verdade. O notável tubista alcobacense Sérgio Carolino vai voltar a actuar na sua cidade natal, na próxima quinta-feira, 21 de Agosto, às 21 e 30. Fá-lo-á integrando um dos seus mais recentes projectos, o 2Tubas & Friends, apresentando o seu novo CD Portuguese Massive Low Brass Society, que sucede ao excelente Agreements & Disagreements. O espectáculo realizar-se-á em Alcobaça, no Armazém das Artes, que apesar de estar encerrado para férias durante este mês de Agosto se disponibiliza a apresentar mais um concerto de grande nível ao público alcobacense. Tal como naqueles discos, o 2Tubas & Friends apresentar-se-á neste espectáculo com a sua formação original, integrando os tubistas Sérgio Carolino e Anne Jelle Visser e o baterista Michael Lauren. O cd promete ser absolutamente fantástico (como é hábito nos trabalhos do Sérgio!) e o espectáculo promete mesmo não lhe ficar nada atrás: é de ir!
In Nas Faldas da Serra

Mais Informação

Orquestra Típica e Coral de Alcobaça Actua em Espanha

A Orquestra Típica e Coral de Alcobaça vai registar nova internacionalização, no próximo sábado, 16 de Agosto, actuando em La Coruña, junto às piscinas da esplanada do Estádio Riazor, às 22 e 30. A dirigi-la estará mais uma vez o nosso bom amigo Aníbal Freire, aqui se desejando que tudo corra pelo melhor e que as vozes e a música de Alcobaça saiam novamente dignificadas no país vizinho. Um grande viva para a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça!
In Nas Faldas da Serra

1ª Corrida de Atletismo de São Bernardo Realiza-se no Próximo Sábado

Realiza-se no próximo sábado a 1ª Corrida de Atletismo de São Bernardo e para a qual já estão inscritas mais de 260 pessoas. As inscrições terminam esta quinta-feira.
Esta prova de estrada é a grande aposta do pelouro do Desporto da Câmara de Alcobaça, que pretende fomentar a modalidade no concelho ao longo dos próximos anos.
A prova será composta por 5 voltas a um circuito urbano de dois quilómetros, cuja partida e chegada se efectuará em frente ao Mosteiro de Alcobaça.
In Rádio Cister

Planta da Serra dos Candeeiros Controla Alzheimer

Pesquisadores portugueses concluíram que extratos de uma espécie autóctone de sálvia, muito presente nas serras de Aire e Candeeiros (localizadas entre os distritos de Santarém e Leiria, em Portugal), revelam um "enorme potencial" como terapia para melhorar capacidades cognitivas, funcionais e comportamentais em doentes com Alzheimer.

Falta agora transformar esses extratos em princípios ativos que possam ser usados pela indústria farmacêutica, adiantou ela.

Neste momento, a pesquisa demonstrou a ação dos extratos desta espécie de sálvia em duas enzimas que controlam a evolução da doença de Alzheimer, o que, segundo Jorge Justino, permitirá não curar, mas controlar o desenvolvimento da patologia.

Para os pesquisadores, o grande potencial da descoberta está no seu baixo custo, na atividade biológica relevante e na ausência de toxicidade, frisando que até o comum chá desta planta pode ser usado como terapia na doença de Alzheimer.

Jorge Justino afirmou que existem já no mercado alguns fármacos que inibem as duas enzimas envolvidas nas neurotransmissões cerebrais.

Contudo, os pesquisadores destacam a "necessidade urgente" da descoberta de novas substâncias "mais eficientes e menos caras que as usadas atualmente".

Os primeiros estudos nesta planta começaram em 1992, num projeto que há um ano, publicados os primeiros resultados, conseguiu o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e se encontra em fase de registro de patente.

A FCT apóia, durante três anos, o estudo da produção agronômica desta espécie de sálvia "com vista à avaliação dos seus constituintes para o potencial controle da doença de Alzheimer".

A ESAS, que tem a seu cargo o estudo da bioatividade dos compostos e a sua toxicidade, está procurando forma de plantar, em grandes quantidades, recorrendo também à micropropagação, a espécie de sálvia em estudo, adiantou Jorge Justino.

A extração, isolamento e síntese dos compostos da planta têm sido desenvolvidas pela equipe liderada por Amélia Rauter, que procura valorizar os componentes desta planta para outras patologias também do foro neurológico.

A sálvia, de que existem mais de 1.400 espécies, é uma das plantas aromáticas usadas pela medicina popular um pouco por todo o mundo, tendo sido já isolados, em algumas espécies, princípios ativos associados à atividade cardíaca e antibacterianos, e, noutras, com capacidades inseticidas e fungicidas.

A sálvia miltiorrhiza é ativa no combate às células cancerígenas dos pulmões e é usada pela medicina chinesa para tratar diversas patologias, incluindo a insônia, sendo ainda referido o seu contribuição para a diminuição do consumo de álcool.

Os extratos de sálvia fruticosa, hortensis e officinalis são conhecidos pela sua atividade anti-oxidante, tendo sido experimentalmente demonstrado que extratos desta última espécie revelam atividades anti-oxidantes, anti-inflamatórias e hipoglicêmicas e de aumento da capacidade de memorização, sendo usada pela medicina chinesa para tratamento da doença de Alzheimer", citam os pesquisadores.

Tendo em conta o conhecimento e a pesquisa já desenvolvida nesta área, a ESAS submeteu à aprovação da tutela a abertura, no próximo ano letivo, de um mestrado em "Plantas Medicinais com Aplicação Industrial", adiantou Jorge Justino à Lusa.

In Rádio Cister

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Estratégia de Futuro

Estamos em 2008, em pleno século XXI, num mundo globalizado, evoluído e de rápidas mudanças. Tudo, ou quase tudo mudou. A sociedade, as pessoas, os gostos, as cidades, as prioridades, os estilos, tudo está diferente comparativamente há algumas décadas atrás. Bom, tudo não, mas quase...
Fora destas alterações a que vamos assistindo continua a nossa sempre pobre política local. Não que também não tenha evoluído, e de certa forma até melhorou substancialmente, mas a cultura política, o modus operandi dos nossos políticos continua o mesmo.

Actualmente toda a política local é conduzida dentro do universo do curto prazo. Toda a obra, todas as medidas tomadas, as reestruturações e requalificações não têm como objectivo uma visibilidade e utilidade prolongada mas sim o efeito visual imediato, o simples efeito de colecta de votos. Os prazos regem-se pelas datas das próximas eleições e todo e qualquer objectivo é sempre condicionado pela conquista das tão importantes cruzinhas.

Ora é aqui que se comete o maior dos erros, não só porque obra feita com este objectivo não é obra bem feita, como também pelo facto de o eleitorado também ter evoluído e já saber melhor o que quer e como quer. É importante que a classe política se mentalize que o eleitor actual é mais crítico e sobretudo mais exigente e que valoriza mais a qualidade do que a quantidade e rapidez. A boa gestão autárquica pode ser premiada de forma ainda mais eficaz que o actual sistema do Faz -> Mostra -> Recolhe Votos.

Seguindo esta linha de raciocínio, há 3 medidas de extrema importância que poderão ser postas em prática e sem grandes custos. Tratam-se de questões organizacionais com impactos de longo prazo mas de grande visibilidade e influência no nosso futuro. A primeira dessas medidas tem a ver com a independência e autogestão dos serviços básicos.

Independência dos Serviços Básicos
Entende-se por Serviços Básicos todos aqueles serviços associados a tarefas rotineiras e permanentes, que devem ser independentes de quem ( a nível pessoal e partidário ) gere o município. São exemplos destes, os serviços de manutenção de equipamentos, estradas, limpeza, etc. São tarefas que deverão ser executadas quando necessário e não de acordo com a vontade ou opinião de quem quer que seja.
Assim sendo, deveriam ser criados mecanismos de forma a tornar estes serviços mais autónomos e mecanizados e a funcionarem de forma mais independente das forças de gestão globais. Isto, não esquecendo claro está, um bom controlo financeiro das operações.
A ideia é a de não termos uma cidade e um concelho com grandes alternâncias em termos de funcionamento destas tarefas chave, que devem funcionar na sua totalidade ao longo do tempo. As ruas devem estar sempre limpas, as estradas cuidadas e os equipamentos a funcionar, e não é benéfico que tenham fases de mau funcionamento.

A segunda das medidas prende-se com algo que na minha gíria pessoal trato como "Definitivismo".

Definitivismo
O "Definitivismo", segundo este meu conceito pessoal, é o acto de fazer, construir e implementar sempre a título definitivo. É claro que nada dura para sempre, mas se o fizermos para que dure o máximo de tempo possível poderemos tirar bastante rendimento. Se se vai construir/melhorar uma estrada, uma rua, um passeio, isso deverá ser feito o melhor possível para que dentro de poucos anos não sejam necessárias obras de beneficiação. Se nas estradas se mete um tapete novo e fazem novas marcações, mais vale investir um pouco mais e ficar bem feito do que ver a obra degradada dentro de um curto espaço de tempo. Actualmente, e se por exemplo o pavimento de uma estrada dura dez anos, o que constatamos é que no primeiro ano de vida temos uma via de grande qualidade, em termos de piso e marcações, no segundo ano já não tem marcações e no terceiro, o piso já apresenta irregularidades e deformações. De dez anos de tempo de vida, apenas um ano se pôde aproveitar no máximo do seu potencial. E isto pode ser aplicado em todas as obras e medidas tomadas.
Devem também ser criados mecanismos de protecção posterior à obra, de modo a evitar a sua degradação precoce. Um bom exemplo é o dos passeios, onde deverá ser impedido o estacionamento de veículos que acelera substancialmente a sua degradação.

A última das medidas está relacionada com o tão badalado tema do Planeamento e Organização do Território.

Planeamento e Organização do Território
Mesmo após a criação dos PDMs, uma tentativa quase que falhada de ordenamento do nosso desordenado território, continuou-se a construir muito e mal no nosso concelho. De facto o PDM nunca foi verdadeiramente terminado e foi sempre reajustado às vontades do momento.
Numa altura em que a discussão do PDM volta a ser referida, creio que é pertinente de uma vez por todas definirmos as linhas estratégicas que queremos para o ordenamento do município.
Este é o ponto mais sensível, aquele que gerará mais discussão e poderá levar mesmo a alguns conflitos. Mas é também ele o mais importante e onde é requerida mais coragem política. É obvio que nenhum presidente de câmara se pretende envolver directamente nesta discussão tão delicada e que afectará a sua imagem, ainda mais sabendo que a seguir poderá vir um "popularucho" que deite tudo a perder, mas é algo inevitável, e que lá está, a longo prazo trará os frutos.
O PDM terá de ser um plano bastante rígido e algo radical se o queremos funcional. Há que definir onde queremos viver, onde queremos as indústrias e a agricultura, isto tudo interligado com as zonas protegidas. O concelho de Alcobaça tem um enorme potencial agrícola. Por conseguinte há que dar algum ênfase a este aspecto e dedicar-lhe a maior fatia da nossa atenção. Num concelho agrícola, construções e campos não co-habitam. Uma agricultura rentável e capaz de responder às necessidades dos mercados actuais assenta em grande extensões de terrenos, que não podem estar intercalados com habitações. Sei que o que vou referir a seguir vai ferir susceptibilidades, mas de facto há que proibir a construção fora de tudo o que sejam aglomerados urbanos, e no nosso caso eu consideraria aglomerados urbanos apenas as capitais de freguesia juntamente com algumas excepções. Tudo o resto seria de eliminar a longo prazo. Ao menos, dentro de um ou dois séculos teríamos um bom ordenamento e não é positivo continuar a adiar esta decisão. Deste modo também aumentamos as nossas urbes e consequentemente a sua qualidade. Imaginemos a nossa Alcobaça a concentrar grande parte da população do concelho, conseguindo assim rentabilizar teatros, cinemas, equipamentos desportivos, transportes públicos e até dinamizar um comércio de nível bastante mais elevado. Poderíamos facilmente ter uma rede de televisão por cabo a cobrir a totalidade da população, Internet de alto débito, redes de abastecimento de água e saneamento mais eficazes, etc.
É certo que é um grande corte com muitas das raízes, mas daríamos um grande enfoque à nossa maior riqueza, a agricultura.
Não nos devemos esquecer do "despesismo" que foi a criação das redes de saneamento e abastecimento de água até aos lugares mais remotos que possuímos, e alguns ainda não foram contemplados. Revoltamo-nos com 180.000€ pagos a um mágico mas não nos importamos com somas bastante mais elevadas dispendidas porque meia dúzia de iluminados decidiram ir viver para os confins do isolamento...
Em termos de indústrias, possuímos já áreas industriais bem definidas e que devem ser respeitadas na íntegra. Nada de construções deste tipo fora destas zonas de acolhimento de empresas. A ALE Benedita a sul, ZI Casal da Areia no centro/norte e Pataias a norte ( com uma melhore definição da zona industrial ) serão suficientes para a nossa realidade industrial. Claro que cada capital de freguesia poderá também ter o seu pequeno pólo de apoio, mas numa vertente mais de retalho.

Relativamente a esta última medida, é seguramente a mais difícil de implementar e que terá uma aceitação mais difícil por parte da população. Não deixa de ser ainda assim a mais importante e com maior impacto na economia local a longo prazo. Estamos em 2008, em pleno século XXI. Já é tarde para começar a ordenar e não podemos permitir que seja tarde para corrigir os erros.

Luís Peças & "Concentus Duo" e Dança Flamenco

Concerto antecipado para o dia 28 de Setembro
Concerto na antiga Biblioteca do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, dia 28 de Setembro, pelas 21h.
Luís Peças, com o dueto de guitarra clássica "Concentus Duo", que dispensam apresentações, irão actuar neste nobre espaço infelizmente encerrado ao público.
Estas portas, vão, contudo, abrir-se para receber os artistas e proporcionar uma noite de luxo aos presentes.
Para completar ainda mais o espectáculo, e uma vez que se trata de um reportório de canções populares espanholas, dois bailarinos vão actuar durante algumas músicas.

http://luispecas.blogspot.com/

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Mosteiro de Cós Com Visitas Guiadas Até Janeiro 2009

VISITAS GUIADAS AO MOSTEIRO DE CÓS ATÉ JANEIRO 2009
O Mosteiro Cisterciense de Cós pode ser visitado até Janeiro de 2009. A reabertura do Mosteiro teve início a 12 de Maio, e esta é uma medida resultante de um esforço da Autarquia de Alcobaça e da Junta de Freguesia de Cós.


A entrada é gratuita, e o monumento vai estar aberto ao público de Segunda a Sexta, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Os interessados em visitar o monumento durante o fim-de-semana devem fazer uma marcação prévia (visitas para grupos com mais de oito pessoas), durante os dias úteis, para o número: 262 544155.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

X Torneio Internacional de Xadrez da Cela

No dia 5 de Outubro de 2008 - Domingo realiza-se a décima edição do Torneio Internacional da Cela. Um excelente torneio quer a nível competitivo quer em convívio entre os jogadores e organizadores.
Mais informações aqui.

ALJUBARROTA MEDIEVAL # 14 A 17 AGOSTO


A calçada tradicional da vila de Aljubarrota transforma-se numa passadeira vermelha de desfile de personagens vestidas a rigor medieval: camponeses, nobres, guerreiros, frades, representantes do povo, que dão vida ao século XIV pelo quinto ano consecutivo.

De 14 a 17 de Agosto, as ruas estreitas de Aljubarrota são sonorizadas por tambores e gaitas-de-foles e "inundadas" por malabaristas e jograis que animam o recinto da Feira Medieval de Aljubarrota.

TODOS OS DIAS

Acampamento Militar com Mostra de Armas, Largo da Padeira
Jogos Medievais (inscrição € 0,50):
Tiro com Arco, Acampamento Militar
Jogos Infantis: jogo do burro, malha, badminton medieval, guerra de puxões, Largo de Prazeres
I Festival de Xadrez Medieval de Aljubarrota
Rábulas Teatrais, 15h00, 17h00, 19h00, 21h00, Largo do Pelourinho
Tendas Vivas com sessões de informação sobre usos e costumes medievais às 16h00 e 18h00, Acampamento Militar
Oficina de "Gastronomia Medieval" com degustação (inscrição 1€) às 19h30, Acampamento Militar
Dança do Ventre na Tenda Árabe, Largo de S. Vicente
Animação com Músicos e Malabaristas
Largo do Pelourinho e de Prazeres: 14h, 16h, 18h, 20h, 22h
Largo de S. Vicente e da Padeira: 15h, 17h, 19h, 21h, 23h
Tavernas com Refeições Medievais no Largo de S. Vicente, Rua Direita, Praça do Pelourinho, Rua D. Nuno Álvares Pereira e Largo N. Sra. de Prazeres
Feira Medieval com artífices; feiticeiras e cartomantes; mouraria; armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, fogaças... E muito mais!
PROGRAMA

14 . AGOSTO, Quinta-feira
18h00 - Abertura Solene da Feira com Guarda de Honra e Parada Real com os peões e homens de armas
Actividades lúdicas - Ensino de Xadrez, Largo da Padeira
18h30 - Homenagem a Brites de Almeida e D. Nuno Álvares Pereira com deposição de Coroa de Flores junto das respectivas estátuas
22h00 - Torneio a Pé com Espectáculo de Fogo (entrada €3), Rua dos Pelomens
24h00 - Fechar da Feira com Guarda de Honra

15 . AGOSTO, Sexta-feira - Feriado
14h00 - Abertura da Feira com Guarda de Honra
I Torneio Aberto de Xadrez Medieval
15h00 - Solenidade da Assunção de N.ª Senhora com Eucaristia e Procissão
22h00 - Torneio a Cavalo (entrada €3), Rua dos Pelomens
24h00 - Fechar da Feira com Guarda de Honra

16 . AGOSTO, Sábado
14h00 - Abertura da Feira com Guarda de Honra
Actividades lúdicas - Ensino de Xadrez, Largo da Padeira
20h00 - CEIA MEDIEVAL
com comentário sobre a Alimentação na Idade Média (inscrição €25, tel. 262580810 até dia 14 /08),
Sala Nobre da Paróquia de Aljubarrota
22h00 - Demonstração de Tácticas de Combate na Batalha de Aljubarrota, Rua dos Pelomens
24h00 - Encerramento com Guarda de Honra

17 . AGOSTO, Domingo
14h00 - Abertura da Feira com Guarda de Honra
Actividades lúdicas - Ensino de Xadrez, Largo da Padeira
17h00 - Apanhar o Leitão Untado (a confirmar)
18h30 - Encenação de Casamento Medieval, Igreja de N. Sra. de Prazeres
21h00 - Concerto de Música Medieval (a confirmar), Igreja N. Sra. Prazeres
23h00 - Fechar da Feira com Guarda de Honra


ENTRADA LIVRE // PROGRAMA SUJEITO A ALTERAÇÕES
Organização: Câmara Municipal de Alcobaça e Juntas de Freguesia de Prazeres e São Vicente de Aljubarrota

Festas Pataias 2008

13 a 17 de Agosto

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

24º Aniversário do CCCela

Com Programa de Folclore, amanhã, sábado dia 09 de Agosto às 21h30 no Anfiteatro da Praça João de Deus Ramos em Alcobaça.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

As Granjas Cistercienses

Numa época de grande crescimento da actividade agrícola, os Monges de Cister, seguindo na íntegra a Regra de São Bento que ditava que deveriam viver do trabalho das suas próprias mãos, encontravam cada vez mais dificuldade em encontrar terrenos livres para a expansão das suas actividades. Os melhores e mais próximos terrenos começavam a ficar ocupados e tornava-se cada vez mais pertinente a conquista de terras remotas e de inferiores qualidades.
A conquista deste tipo de campos e a sua preparação para os fins que os monges pretendiam começou a ser chamada de "beneficiamento". Alvo de tal acção, estavam as terras localizadas em lugares remotos e ermos, zonas pantanosas e de mato que necessitavam de algum trabalho antes de estarem prontas para a agricultura.

Dada a significativa distância a que muitas destas terras se encontravam do mosteiro tornou-se imperativo que grupos de monges permanecessem no local pelo menos nas alturas de grande actividade. Foi assim que nasceram as Granjas Cisterciences. As granjas eram uma espécie de residências temporárias monásticas que albergavam os monges nos períodos de grande labuta.

Na nossa região ainda podemos encontrar algumas destas granjas, como a reconvertida Quinta do Campo em Valado de Frades e a Granja da Quinta da Serra na Benedita, esta última infelizmente em ruínas.

Foto de FreiGurita tirada em 1984

É precisamente por esse facto que escrevo este artigo, para chamar a atenção para o estado lastimoso em que se encontra a Granja Cisterciense da Quinta da Serra e por vermos mais um pouco do nosso rico património ruir de forma triste e inglória. Trata-se de um edifício bastante rico em termos de história e arquitectura e que poderia ser reutilizado para vários fins, muitos deles rentáveis. Será que nada se pode fazer?

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Luís Peças & "Concentus Duo" e Dança Flamenco

Concerto na antiga Biblioteca do Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, dia 28 de Setembro, pelas 21h.
Luís Peças, com o dueto de guitarra clássica "Concentus Duo", que dispensam apresentações, irão actuar neste nobre espaço infelizmente encerrado ao público.
Estas portas, vão, contudo, abrir-se para receber os artistas e proporcionar uma noite de luxo aos presentes.
Para completar ainda mais o espectáculo, e uma vez que se trata de um reportório de canções populares espanholas, dois bailarinos vão actuar durante algumas músicas.

http://luispecas.blogspot.com/

Feira de São Bernardo em Alcobaça | 20 a 26 de Agosto | Entrada Livre

Esta poderia ser mais uma feira popular entre muitas outras espalhadas pelo País, mas é caracterizada por ser a Feira que reúne as famílias habitantes das 18 Freguesias do Concelho, num espaço onde se pode desfrutar de animação cultural, actividades desportivas, radicais, actividades rurais como a vacada, a picaria, a equitação e a gincana, momentos musicais, e ainda uma zona de expositores onde as empresas da região têm a possibilidade de dar a conhecer a sua actividade económica e serviços. Sem esquecer a mostra de artesanato, que pinta com cores vivas o espaço.


Mais Informação

PROGRAMA

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Verão de São Martinho do Porto | Actividades até 30 de Agosto

Até 30 de Agosto, a Vila de São Martinho pode ser um dos destinos preferidos para as férias dos portugueses. Para este fim-de-semana, 9 e 10 de Agosto, a Praça Engenheiro Frederico Ulrich acolhe Baía Azul Summer Fest com um cartaz de luxo:
SUMMER JAZZ ORQUESTRA feat. RÃO KYAO (Dia 9)
SÉRGIO GODINHO (Dia 10).


Até dia 30 de Agosto, a vila conta com actividades desportivas como: Regatas (tradicional e windsurf), Workshop de Jumpers, com a "Jumpers Team" (16/08), 1ª Travessia da Baía a Nado (17/08), Torneios de Ténis e voleibol, a Festa da Praia do Salgado, o famoso e requintado Baile de Chitas, a Estafeta de Optimist, demonstração de Acrobacia Aérea, passeio de bicicletas "maçã de Alcobaça", e ainda o "Abraço à Baía".

Saiba tudo em http://www.alcobacasummernights.terradepaixao.net

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

FEIRA MEDIEVAL DE ALJUBARROTA | 14 a 17 de AGOSTO | ENTRADA LIVRE

VESTIR A RIGOR EM ALJUBARROTA MEDIEVAL
A calçada tradicional da vila de Aljubarrota transforma-se numa passadeira vermelha de desfile de personagens vestidas a rigor medieval: camponeses, nobres, guerreiros, frades, representantes do povo, que dão vida ao século XIV pelo quinto ano consecutivo.


De 14 a 17 de Agosto, as ruas estreitas de Aljubarrota são sonorizadas por tambores e gaitas-de-foles e "inundadas" por malabaristas e jograis que animam o recinto da Feira Medieval de Aljubarrota. Se decidir fazer uma visita a este magnífico encontro de tradições, poderá encontrar um leque de variadas actividades de animação de rua que não vai querer perder:

. Acampamento Militar com Mostra de Armas - Largo da Padeira
. Jogos Medievais (inscrição € 0,50):
Tiro com Arco, Acampamento Militar
Tenda de Jogos com Damas, Gamão e Dados, Largo de S. Vicente
Jogos Infantis: jogo do burro, malha, badminton medieval, subir ao mastro, jogo da bilha, mini-torneio a cavalo, guerra de puxões, Largo de Prazeres
. Torneio de Xadrez
. A história da Padeira de Aljubarrota contada às crianças - Largo do Pelourinho
. Rábulas Teatrais - 15h00, 17h00, 19h00, 21h00, Largo do Pelourinho
. Tendas Vivas com sessões de informação sobre usos e costumes medievais - Acampamento Militar
. Oficina de "Gastronomia Medieval" com degustação (inscrição 1€) - Acampamento Militar
. Dança do Ventre na Tenda Árabe - Largo de S. Vicente
. Animação com Músicos e Malabaristas Largo do Pelourinho e de Prazeres e Largo de S. Vicente e da Padeira
. Tavernas com Refeições Medievais no Largo de S. Vicente, Rua Direita, Praça do Pelourinho, Rua D. Nuno Álvares Pereira e Largo N. Sra. de Prazeres
. Feira Medieval com artífices; feiticeiras e cartomantes; mouraria; armas de madeira, grinaldas, cerâmica, tecelagem, bordados, calçado, pão da padeira, mel, licores, compotas, produtos hortícolas, fogaças... E muito mais!

Uma organização da Câmara Municipal de Alcobaça e Juntas de Freguesia de Prazeres e São Vicente de Aljubarrota.
A entrada é livre!

QUER SER FIGURANTE?
Se nunca participou ou fez parte de uma Feira com estas características, aqui está uma optima oportunidade para marcar presença, por exemplo, na encenação de Casamento Medieval no dia 17 de Agosto. O Município convida-o a visitar o espaço e a vestir-se com fatos épicos, basta contactar:

Pelouro da Cultura:
Edifício Paços do Concelho
Praça João de Deus Ramos 2461-501 Alcobaça
Tel. 262 580 857 Fax. 262 580 865
Email: cultura@cm-alcobaca.pt


O QUE SE COMEMORA A 14 DE AGOSTO?
A data histórica de 14 de Agosto, marca a vitória das tropas portuguesas comandadas por D. João de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, sobre o exército castelhano de D. Juan I de Castela, que se deu no campo de S. Jorge, entre as localidades de Leiria e Alcobaça.

Fonte: Gabinete de Informação e Relações Públicas da C.M.A.
girp@cm-alcobaca.pt | 262 580 843/61

Ai Não!!!

Gonçalves Sapinho satisfeito com as medidas compensatórias para o Oeste
O Presidente da Câmara de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, está satisfeito com as medidas compensatórias para o Oeste. As medidas foram recentemente aprovadas pelo Governo e destinam-se a compensar a região que ficou sem o investimento de vários milhões de euros no novo aeroporto.

O Ministro das Obras Públicas, Mário Lino, terá concordado com os projectos apresentados por Alcobaça para serem apoiados pelo Governo nos investimentos previstos até 2017.

Resta, neste momento, assinar um documento que vai traduzir as medidas acordadas, entre as quais o IC2, IC9, a Variante Externa de Alcobaça, Linha Ferroviária do Oeste e a Quinta da Serra, para onde está prevista a instalação da Área de Localização Empresarial da Benedita (ALEB).

No final do mês de Agosto ou início de Setembro haverá uma sessão pública de apresentação dos projectos.

Ao todo, os projectos aprovados envolvem 2.100 milhões de euros de investimentos dos quais 1.400 milhões serão da iniciativa do Governo e 660 milhões de origem municipal.

In Rádio Cister
________________________________________

Qualquer um ficaria contente por ser recompensado por lhe terem tirado algo que nunca foi seu...

Ciência Viva No Verão Passa Por Alcobaça

Projecto Ciência Viva no Verão passa por Alcobaça.

Teresa Coelho Expõe Percursos em Alcobaça

Entre 2 e 14 de Agosto está patente em Alcobaça, na Galeria do Posto de Turismo, a exposição Percursos, da artista de representação visual turquelense Teresa Coelho, que expõe pintura a acrílico sobre tela. Merece uma visita, já!
In Nas Faldas da Serra

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

É a Iniciativa!

(...)
Uma investigadora portuguesa ganhou o mais alto galardão europeu para a investigação científica. Dois irmãos criaram uma empresa de investigação e apresentaram esta semana o computador portátil Magalhães, criado para crianças em idade escolar e que poderá vir a ser exportado para o mundo inteiro. Um português criou, há um ano, a Star Tracker, uma rede de relacionamento e contactos sociais que reúne talentos portugueses dispersos por 144 países do mundo num total de 15.000 emigrados ou descendentes de emigrantes lusos que exercem funções de destaque nos países de acolhimento. É outra raça de portugueses: os que não ficaram sentados à espera do subsídio, do favor, da 'cunha'. Aqueles que um dia poderão dizer "eu fiz isto e isto pelo meu país". Se houvesse muitos mais assim, seríamos, seguramente, um país diferente e bem melhor.
Miguel Sousa Tavares - Pobres e mal-agradecidos
In Expresso

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

BAÍA AZUL SUMMER FEST em São Martinho do Porto » 02.03.09.10 ENTRADA LIVRE

A praia de São Martinho do Porto vai receber a primeira edição do Baía Azul Summer Fest, que decorre nos dias 2, 3, 9 e 10 de Agosto, com entrada livre. O cartaz do evento conta com nomes de luxo da música portuguesa e não só: Sérgio Godinho, Toumani Diabate Symmetric Orchestra, Deolinda, Rabih Abou Khalil com Ricardo Ribeiro e ainda a Summer Jazz Orchestra com o convidado especial Rão Kyao são os nomes escolhidos para animar as noites de Agosto.

O compositor libanês Rabih Abou-Khalik vai associar-se ao fadista português Ricardo Ribeiro num encontro inédito, onde o fado se mistura com jazz, música árabe e música clássica europeia, especialidades do libanês. Toumani Diabate, músico do Mali, mistura o flamenco com os blues e o jazz.

Os Deolinda, por sua vez, são um grupo português de fado, mas sem guitarra . A música tradicional portuguesa torna-se dançável através deste grupo, onde a fadista, ao contrário das fadistas convencionais, se veste com roupas garridas e alegres. Sérgio Godinho apresenta o espectáculo baseado no disco gravado em Maio de 2007, na sala lisboeta que dá título ao álbum - "Nove e Meia no Maria Matos".

Programa
02.Agosto
22h00
Rabih Abou-Khalil feat. Ricardo Ribeiro
(Líbano/ Portugal)

23h30
Deolinda (Portugal)

03.Agosto
22h00
Toumani Diabate & The Symmetric Orchestra
(Mali)

09.Agosto
22h00
Summer Jazz Orchestra feat. Rão Kyao (Portugal)

10.Agosto
22h00
Sérgio Godinho (Portugal)

O Turismo e os Erros Fatais

Já aqui falei há algum tempo sobre os recentes investimentos feitos no concelho em termos turísticos e os cuidados a ter para que a nossa imagem não seja abalada e descredibilizada. O Turismo não é para ser entregue ao "Pato Bravo" dada a sua importância e os riscos que se correm.

Descobri recentemente um site de venda de apartamentos em S. Martinho do Porto dedicado exclusivamente ao mercado britânico. O site refere apartamentos de várias tipologias junto a um campo de golfe. Como sabemos, o golfe não foi autorizado e poderá nunca vir a ser. É também feita uma descrição dourada da zona, em especial como um óptimo local de veraneio onde as temperaturas no Verão são de 35ºC ou mais. Bom, S. Martinho do Porto é uma praia conhecida pelo seu clima temperado e onde na maioria das vezes os dias de Verão terminam com uma fresca neblina.

O problema aqui é que se está a vender "gato por lebre". Vende-se um produto de uma forma que o comprador mais tarde vai constatar que não é bem como tal. O turista não gosta de ser enganado e as notícias sobre estas má experiências correm a uma velocidade muito maior do que as boas. Não podemos e não devemos entrar nestes esquemas. No final vamos todos ficar a perder!

O Mesmo Se Aplica às Cerâmicas...

A Revolução do Têxtil
Foi o primeiro sector da economia a sofrer o embate da abertura de mercados. Muito por culpa da mão-de-obra barata em que assentava a sua competitividade. O que sucedeu a seguir é conhecido: falências em massa, aceleradas pela abertura dos mercados às importações da China e Índia. Não tardou que aparecessem as habituais carpideiras a sugerir que não havia lugar para o têxtil.

A experiência recente mostra que não é assim. Veja-se o aparecimento de empresas cujo modelo de negócio não assenta na mão-de-obra barata mas no valor acrescentado (com inovação à mistura). Quem visitar a cintura industrial têxtil constata que, no meio dos destroços fumegantes de empresas que não se adaptaram à mudança, estão a nascer unidades empresariais de ponta. Com capacidade para competir com os melhores. Como as empresas que fornecem equipamentos de ponta aos atletas, de várias nacionalidades, presentes nos Jogos Olímpicos (v.g. a Petratex, cujo fato de banho está a fazer cair recordes do mundo na natação). Empresas que já não se limitam a fabricar, mas a inovar. E a patentear as inovações, verbo até há pouco inexistente no dicionário da gestão portuguesa.

O que se está a passar na indústria têxtil é a confirmação de que não há sectores condenados. Há empresas bem e mal geridas. Cortesia da abertura dos mercados, que obrigaram os empresários a usar a cabeça, em vez do proteccionismo, para sobreviver.
Camilo Lourenço
In Jornal de Negócios