quinta-feira, 18 de junho de 2009

Câmara de Alcobaça Apresenta Variante de S. Martinho do Porto ao Governo

A Câmara Municipal de Alcobaça apresentou a nova rede viária de São Martinho do Porto e o projecto de Requalificação da praia da Légua, em Pataias, ao Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão.

A construção de uma variante, localizada entre a entrada sul da vila balnear e a rotunda, junto ao parque de campismo, terá, pelo meio, um viaduto que irá atravessar a linha ferroviária, composta por 4 faixas e ciclovia, é o grande objectivo do actual executivo camarário.

O objectivo é, adiantaram os autarcas, «retirar o trânsito do centro urbano da vila e fechar a marginal à circulação automóvel durante alguns períodos do ano».
O projecto prevê, também, a construção de uma avenida paralela à marginal que, para além de libertar principal artéria da vila do fluxo de trânsito, irá ainda criar espaços de estacionamento.

Quanto à requalificação prevista para a praia da Légua, em Pataias, o vereador do ambiente da Câmara Municipal de Alcobaça, Hermínio Rodrigues, explicou que esta «pretende melhorar os acessos ao areal, construir apoios de praia e criar espaços verdes».
«A intervenção, semelhante às que aconteceram em São Martinho do Porto e Paredes de Vitória, foi elaborada em parceria com a CCDR e terá a comparticipação do QREN», acrescentou o vereador.

O acesso de mais este projecto aos fundos comunitários foi sublinhado pelo presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Gonçalves Sapinho, ao afirmar que a autarquia fez, no momento próprio, o «trabalho de casa, que permite agora poder-se avançar para o lançamento dos procedimentos que permitirão iniciar a obra».

O autarca referiu que em «12 anos o seu executivo já fez mais obras nas praias do norte do concelho do que as que se realizaram nos últimos 1.200 anos».

O Secretário de Estado, João Ferrão, deslocou-se ao concelho de Alcobaça, para a inauguração oficial das Habitações Sociais da Maiorga, que já estão em uso e que tinham sido, recentemente, inauguradas numa cerimónia mais "caseira", com a presença dos autarcas locais e a entrega das chaves às oito famílias contempladas.

In Rádio Cister

Sem comentários: