sexta-feira, 19 de junho de 2009

Quercus Reconhece Qualidade de Ouro a 20 Praias do Oeste

Alcobaça, Caldas da Rainha, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras são os concelhos que integram a lista das praias com Qualidade de Ouro em 2009.

A associação ambientalista Quercus distinguiu duas dezenas de praias da região Oeste onde nos últimos cinco anos (entre 2004 e 2008, inclusive) a água foi classificada como boa pelo Instituto da Água e que na última época balnear tiveram sempre bons resultados nas análises regulares.

No concelho das Caldas a única praia distinguida pela associação ambiental foi a zona da Aberta, na Foz do Arelho, enquanto que em Alcobaça foram distinguidas cinco (Água de Madeiros, Légua, Pedra do Ouro e Polvoeira).

Em Peniche, Baleal Norte, Consolação, Cova da Alfarroba e Gamboa também integram esta lista, que reconhece ainda a qualidade das praias de Paimogo, Peralta e Porto Dinheiro, no concelho da Lourinhã.

No Oeste falta apenas referir as praias distinguidas no concelho de Torres Vedras - Azul, Formosa, Mirante (Santa Cruz), Navio, Pisão (Santa Cruz), Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.

Estas 20 praias integram uma lista de 227 zonas balneares distinguidas pela Quercus em 2009 (de 533 praias existentes no país). De fora ficam as zonas balneares com menos de cinco anos, aquelas onde só recentemente se resolveram problemas de poluição e as praias onde na época balnear 2008 as análises tenham sido aceitáveis ou más.

De acordo com a associação, os bons resultados constantes permitem uma maior fiabilidade no que diz respeito à qualidade da água. Em comparação com a época baldear do ano passado, os portugueses podem contar em 2009 com mais 27 praias Qualidade de Ouro.

In Expresso

Sem comentários: