segunda-feira, 15 de novembro de 2004

Alcobaça, que futuro?

Não tem futuro, diz a grande maioria dos Alcobacenses. Sim, estamos numa das regiões mais prósperas do país, com maior crescimento e índices de riqueza e nem por isso temos assistido a um crescimento similar ao das cidades vizinhas. Porquê? _ Por muitas razões, mas não vou entrar nesse campo pois não é esse o propósito deste post.
O passado já lá vai e é tempo de pensarmos no futuro e num crescimento sustentado e adaptado às novas realidades da região e do país. Apesar de tudo parecer perdido, existe ainda uma saída, que poderá estar bem próxima...
Em vez de nos lamentarmos por não termos captado investimentos e habitantes, poderemos e devemos reflectir sobre o que se tem passado e voltarmo-nos para dentro e tentar recuperar a confiança daqueles que nos são próximos e que fomos perdendo ao longo deste últimos anos. Falo dos mais de 60.000 Alcobacenses espalhados pelo concelho e que estão de costas voltadas para a sua capital concelhia. No passado, a grande maioria da população do concelho deslocava-se frequentemente à sua sede para fazerem as suas compras e tratarem dos seu assuntos pessoais. Com o passar dos tempos, esse hábito começou a mudar e a ser canalizado para as cidades vizinhas. O Sul virou-se para as Caldas e o Norte para a Marinha Grande e Leiria. Surgiu também o sentimento de desprezo por Alcobaça e o desgosto para com a cidade.
Na realidade fomos nós os culpados e não nos podemos queixar. Não evoluímos como os outros nas pequenas coisas que nos deveriam manter vivos e que eram da nossa responsabilidade. Falo em especial do comércio, que se mantém na mesma há décadas e não se tem adaptados aos sucessivos novos mercados e gostos da população. Sempre me lembro de ver as mesmas lojas em Alcobaça, a venderem mais ou menos o mesmo e sempre com o mesmo atendimento impessoal.
Como resultado, Alcobaça começou-se a restringir apenas à pequena cidade que conhecemos deixando todo o concelho de fora. Somos agora apenas e só uma pequena cidade, um pequeno meio e um pequeno mercado. É também como a "Pescadinha de rabo na boca", menos compradores, menos comércio, ainda menos compradores, etc..
Com esta atitude, fortalecemos ainda mais os mercados concorrentes, que souberam aproveitar as oportunidades ganhando assim mais e melhores investimentos.
E agora, que fazer? _ Bom, para invertermos esta tendência é necessário um grande investimento e um grande empenho por parte dos Alcobacenses. É provavelmente a única possibilidade e devemos pensar verdadeiramente nela.
A cidade de Alcobaça não vai crescer significativamente nos próximos anos, portanto devemos voltar a recuperar os consumidores que nos foram abandonando. Vamos olhar para além das nossas fronteiras, para os restantes Alcobacenses que vivem fora da cidade e recuperar o prestígio perdido e a confiança esquecida. O nosso mercado deve voltar a ser alargado a todo o concelho e a todos os nossos habitantes. Claro está que vai ser difícil, mas não é impossível e temos um sinal forte de que as pessoas não estão ainda a 100% de costas voltadas e que este sentimento poderá ser reversível. Os últimos grandes eventos realizados em Alcobaça foram um grande sucesso e contaram com a presença de grande parte da globalidade da população.

Que fazer, então?

1) Investir fortemente nos estabelecimentos comerciais existentes, efectuando grandes reformas e adaptando-se às novas realidades.
2) Abrir novos e modernos espaços, em especial algumas das novas lojas âncora( factor muito importante na captação de clientes, não só para as referidas lojas, como para todas as restantes ).
3) Fazer uma campanha de divulgação comercial por todo o concelho apresentando as novidades.
4) Organizar eventos culturais, em associação com as entidades governamentais.
5) Re-organizar todo o comércio Alcobacense( falarei mais tarde sobre isto num novo post ).
6) Ser paciente, acreditar e manter uma atitude positiva( falta muito a todos ).

Após tudo isto, acredito que Alcobaça vai poder voltar a ser o centro comercial de outros tempos( em que não éramos mais ), e recuperar o tempo perdido.
Para muitos, isto não passa de um cenário irreal, e mais uma vez peço que ponham os olhos em exemplos vindos de fora. Alcobaça é realmente uma pequena cidade mas está inserida num grande meio urbano. Somos na realidade poucos no seu centro mas no geral vivemos numa grande cidade. Só é preciso que nos mantenhamos unidos. Num dos meus últimos passeios pelo país, reparei que em cidades maiores que Alcobaça, como por exemplo Tomar e Abrantes não se vêm tantas pessoas nas ruas, não se vêm tantos veículos a circular, enfim, não se vê a movimentação que se vê em Alcobaça. Isto porque estas cidades podem ser grandes, mas estão inseridas em áreas bastantes desertas. Saindo dos limites destas cidades apenas se encontram áreas rurais e florestais e muito poucas habitações.
Vamos pensar em Alcobaça, no nosso grande concelho e grande "urbe" e no nosso futuro.

Sem comentários: