quinta-feira, 11 de novembro de 2004

Proprietários obrigados a recuperar prédios degradados

Os proprietários de prédios degradados na zona mais antiga da cidade de Ourém vão ser obrigados a recuperar os edifícios. A Câmara Municipal está a notificar os responsáveis pelos imóveis, dando-lhes um prazo para avançar com as obras. Em causa estão cerca de duas dezenas de prédios, localizados nas praças da República, Mouzinho de Albuquerque e Agostinho Albano de Almeida, onde recentemente terminaram as obras do Urbcom.
O presidente da Câmara, David Catarino, explica que o objectivo do município "é recuperar a envolvência das praças", onde foram investidos "muitos milhares de euros" na beneficiação do espaço público. "O trabalho de embelezamento da zona só ficará completo com a recuperação dos prédios", afirma o autarca, manifestando-se satisfeito com a adesão dos proprietários.
Segundo o edil, vários particulares já avançaram com obras "sem precisarem de notificações". Um comportamento que David Catarino atribui ao investimento efectuado nas praças e ruas envolventes. "A obra feita funciona como factor motivador para que as pessoas se empenhem na beneficiação dos seu edifícios", sustenta.
A deliberação da Câmara para notificar os proprietários foi tomada depois de vistorias feitas pelos serviços técnicos da autarquia, que identificaram 18 prédios a necessitarem de obras, sobretudo ao nível das fachadas. Agora, os proprietários têm 90 dias para procederem de acordo com o resultado das inspecções. Caso contrário, o município toma posse administrativa e procede à execução das obras, a expensas dos proprietários. Mas David Catarino mostra-se confiante que não será necessário recorrer a essa medida, frisando que as pessoas estão "bastante receptivas à reabilitação".
In "Região de Leiria"

Bom, parece que é possível... É só aplicar o mesmo em Alcobaça!

Sem comentários: