domingo, 7 de novembro de 2004

Tomar como exemplo...

Recentemente visitei a bonita cidade de Tomar e fiquei bastante surpreendido e agradado com o que encontrei. Não visitava a cidade há largos anos e são muitas as diferenças que se podem encontrar.
Tomar é uma cidade muito semelhante a Alcobaça embora bastante diferente em termos de aproveitamento dos espaços. É uma cidade que vive de um monumento principal e que concentra grande parte da sua actividade no centro histórico. Desde sempre, e ao contrário de Alcobaça, a cidade soube viver em harmonia com o Rio fazendo um grande aproveitamento da zona ribeirinha para áreas de lazer. São vários os pequenos diques e comportas que mantêm as águas no maior e muito bonito parque da cidade.



A zona histórica é constituída por típicas ruas estreitas e pela principal praça da cidade, a Praça da República, de onde se admira o grande Convento de Cristo ao cimo do monte. É uma praça sem trânsito automóvel, à semelhança da principal rua comercial, a Rua Serpa Pinto, e das principais ruas do centro. É precisamente este ponto que gostaria de salientar. Todo o centro histórico está fechado ao trânsito e não é por isso que não está presente uma actividade comercial forte. Encontra-se muita gente nas ruas, vêem-se os restaurantes e cafés cheios e há uma animação muito agradável. A cidade é das pessoas e as pessoas gozam a cidade, sem polémicas fúteis e espírito destrutivo.



É também muito significativo o número de turistas que passeiam um pouco por toda a cidade e isso constata-se também na capacidade hoteleira. É notável o esforço e investimento na área turística.
Na área da cultura, assisti a um concerto extraordinário em plena Praça da República pela Sociedade Filarmónica local Gualdim Pais. Uma aposta muito bem feita nos grupos locais. Confesso que fiquei com uma vontade enorme de assistir a um concerto do género nas escadarias do nosso lindo Mosteiro, interpretado por exemplo pela S. F. da Vestiaria.



Não é propósito deste artigo dizer que somos inferiores e que os outros são melhores, mas sim demonstrar e até mesmo sugerir como poderemos ser melhores em Alcobaça. Por vezes alguma modéstia não faz mal a ninguém e os nossos vizinhos podem-nos mesmo ensinar alguma coisa, assim como nós também teremos sempre algo para lhes ensinar.
Gostaria também de focar que muito do que se pretende para Alcobaça já está implementado noutras cidades e que os resultados são óptimos. Era bom que os grandes e maus críticos visitassem também essas cidades( onde têm muito para aprender ) para verem os resultados e não se limitassem a falar e a destabilizar sem razão de causa. Viagem Alcobacenses! Aprendam porque o mundo é mais do que o vosso pequeno meio e tem muito para vos mostrar e ensinar.

Sem comentários: