segunda-feira, 22 de novembro de 2004

menosAlcobaça

Há alguns meses foi criado um Movimento com o intuito de trabalhar para o desenvolvimento de Alcobaça no campo económico, cultural, artístico, desportivo, ambiental e social; propor alternativas para a redução dos prejuízos emergentes; e projectar Alcobaça como centro de influência económica e social, regional e centro de irradiação cultural e artística nacional e internacional. Foi denominado "Mais Alcobaça", nome esse no qual se encaixou "Movimento de Apoio à Integração e Sinergia de Alcobaça".
Desde cedo que questionei se não seria mais um movimento igual a tantos outros que foram criados apenas para dar algum protagonismo a alguns e que desapareceram de seguida sem que se tenha notado o seu trabalho. Prontamente me responderam que não, que o actual projecto era para vingar e que as pessoas apenas queriam o melhor para Alcobaça. Apoiei e acreditei.
Começaram por reclamar a inserção de Alcobaça na Área Metropolitana de Leiria e empenharam-se vivamente nessa luta, organizando eventos e grandes debates sobre o assunto. Alcobaça foi para a Com. Urb. do Oeste e toda a actividade se esmoreceu. Dois ou três temas mais foram discutidos e pronto... Esgotaram-se as baterias.


De resto, apenas a actividade do blogue do movimento se tem mantido e muito bem através do Sr. António Caldeira(único resistente), mas até mesmo essa está a acabar.
Infelizmente isto é o espelho da personalidade de grande parte dos Alcobacenses, que criticam, criticam, mas quando chega a sua vez não fazem melhor. Querem protagonismo barato, sem esforço e esquecem-se do restante.
Alcobaça precisava de um movimento deste género, mais próximo da população e que reivindicasse os seu desejos. Um grupo unido que defendesse Alcobaça e as suas gentes e gostasse verdadeiramente da sua terra. Não tem sido possível, infelizmente e este é mais um exemplo...

Sem comentários: