quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005

C.M. Alcobaça tem “luz verde” para criar empresa municipal

O executivo da câmara de Alcobaça deu "luz verde", ao ter aprovado recentemente um documento, meramente intencional, para a eventual criação da empresa municipal, Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), e os membros da Assembleia Municipal concordaram com a inscrição da rubrica no Plano Plurianual de Investimento (PPI) para 2005.
A vontade da autarquia em criar a empresa municipal - cujo objectivo é conseguir fundos comunitários para serem aplicadas nas zonas históricas e zonas críticas do concelho e evitar o agravamento do endividamento do município -, surgiu na sequência da lei publicada o ano passado do Diário da República, que permita a criação das SRU, e de uma reunião realizada recentemente entre o executivo camarário, e o presidente do Instituto Nacional da Habitação (INH), onde foram explicados todos os pormenores acerca da sociedade e dos fins a que se destina.
«Os senhores vereadores fizeram as perguntas que quiseram, foram-lhes dadas as respostas adequadas e possíveis, e, numa reunião o executivo aprovou o documento, que não passa apenas de uma intenção», referiu o presidente do município, Gonçalves Sapinho, salientando que não «existem certezas» quanto à concretização do projecto.
Como o PPI da câmara para 2005 já tinha sido aprovado no ano passado, e não existia nenhuma rubrica destinada a este tipo de projectos, o assunto foi discutido e aprovado na Assembleia Municipal (AM) de segunda-feira. Se de futuro a autarquia decidir avançar com o processo poderá fazê-lo, embora não esteja definido o valor do investimento. Aliás, qualquer município que tenha intenções de criar empresas municipais ou apoiar instituições de carácter social e/ou desportivas, as verbas têm de estar incluídas no PPI.
In "Diário de Leiria"

Aguardo com espectativa os resultados e espero que sejam muito produtivos para o município.

Sem comentários: